O universo dos games cresce ano após ano. Seja na beleza dos gráficos, na complexidade dos comandos, ou na profundidade da história, os jogos ficam cada vez mais imersivos, surpreendentes e realistas. Tudo isso só é possível graças aos avanços da transformação digital. Com motores (Engine) cada vez mais potentes, as possibilidades dos games se tornam praticamente infinitas.

Um desses motores, que tem grande destaque, é o Unreal Engine. Esse kit de desenvolvimento feito pela Epic Games, permitiu gráficos de ponta na criação de títulos dos mais diversos gêneros. Utilizada por empresas como a Capcom, Activion, Sega, Eletronic Arts e Square Enix, essa Engine está por trás de uma enorme variedade de jogos. Por isso, neste texto vamos explicar como funciona e quais os principais jogos feitos na Unreal. E se você deseja criar seus próprios jogos nesta poderosa Engine, o Curso PlayGame 6.0 da SAGA é o lugar certo para iniciar neste mercado.

O que é a Unreal Engine?

Antes de listarmos os principais jogos feitos na Unreal Engine, vale a pena explicar um pouco melhor, afinal de contas, do que se trata esse motor de jogos. Pois bem, a Unreal Engine é, basicamente, um gerador de gráficos criado pela Epic Games e utilizado pelos maiores desenvolvedores de games há mais de duas décadas.

Essa ferramenta foi criada para agilizar o processo de desenvolvimento. De maneira geral, ela é formada por mecanismos que permitem aos criadores acessar e implementar diversos elementos em seus jogos (sintetizar gráficos realistas, calcular a física do mundo fictício, gerar áudio fidedigno, etc). O sucesso da Unreal é tamanho que mais do que jogos, ela também vem sendo utilizada em algumas produções cinematográficas que precisam de gráficos realistas.

Quais vantagens a Unreal fornece aos desenvolvedores?

A importância da Unreal Engine, e de motores de jogos como um todo, está principalmente na facilidade que trazem para o desenvolvimento dos games. Simplificando as ações necessárias para implementar questões técnicas, os motores encurtam o tempo de desenvolvimento, diminuindo custos e permitindo aos programadores focarem na criação e aprimoramento dos títulos, sem precisar criar tudo do zero.

De forma simples, imagine que você está criando um jogo de plataforma, algo parecido com o Super Mário, por exemplo. Uma das principais mecânicas do game é a capacidade de perceber colisões entre o personagem e os inimigos, plataformas, etc. Sem um motor de jogos, o programador teria que criar do zero cada uma das situações. Com um motor, como o Unreal, basta ao programador refinar a sistemática, focando no conceito do game, pois o sistema básico já estará pronto.

Quais jogos foram feitos na Engine Unreal?

Como dissemos, a Engine Unreal tem sido utilizada no mercado dos games há mais de duas décadas. Isso significa que, ainda que você não saiba, é bem provável que já tenha jogado alguns dos jogos desenvolvidos a partir desse motor. Para deixar isso mais claro, elaboramos uma lista com alguns dos principais títulos criados com base na Unreal. Acompanhe!

1. Batman: Arkham Asylum (Xbox 360, Playstation 3, PC)

O game que coloca o Homem-Morcego no centro de um hospício, para além de um enredo intrigante, apresenta um belíssimo gráfico. Mesmo recheado com inúmeros brutamontes cheios de anabolizantes, ao longo do jogo também nos deparamos com um Coringa magricelo e uma linda e sedutora Arlequina.

Demonstrando toda a versatilidade dos jogos feitos na Unreal Engine, nesse game encontramos belos gráficos nos mais diferentes cenários. Além de personagens musculosos, sensuais e magros, também encontramos ambientes bem estruturados, que variam dos mais estreitos, como corredores apertados, até uma vasta e bela ilha para ser explorada.

2. Mass Effect (Xbox 360, PC)

A humanidade ameaçada, alienígenas e naves interestelares. Se a Unreal começou voltada para jogos de tiro em primeira pessoa, com Mass Effect a BioWare demonstrou que o motor também poderia funcionar muito bem para RPGs de ação com temática espacial. Cheio de estruturas metálicas e planetas com as mais diversas paisagens, o game apresenta gráficos brilhantes e vivos, além de surpreender na hora de representar as expressões faciais dos personagens.

3. Bioshock (Xbox 360, Pc, Playstation 3)

Nem toda desenvolvedora aceita o desafio de utilizar gráficos bastante coloridos para criar um jogo com o intuito de assustar as pessoas. Para fazer isso, é necessário uma direção artística e ferramentas excepcionais. Foi na Unreal Engine 3 que a Irrational Games encontrou a base para realizar essa tarefa árdua. Com ambientação no fundo do mar, tendo a água como protagonista do cenário, Bioshock é um dos títulos mais belos de sua geração.

4. Fortnite (Xbox One, PS5, PC, Android, iOS)

Você provavelmente já jogou Fortnite, o jogo multijogador online desenvolvido pela Epic Games. Se atualmente o título já conta com gráficos bonitos que permitem imersão em todo seu universo de ação, a perspectiva para o futuro é que isso fique ainda melhor. Em maio deste ano, a empresa afirmou que haverá uma transição da Unreal Engine 4 para a Unreal Engine 5, o que trará uma série de melhorias gráficas e de desempenho no game design do jogo.

5. Valorant (PC)

Valorant é mais um dos jogos de grande sucesso desenvolvidos com base na Unreal Engine. Criado pela mesma desenvolvedora de League of Legends (a Riot Games), o jogo tem gráficos bonitos, luminosos e personagens divertidos. Ganhando o coração de milhares de players, o FPS Tático 5×5 permite aos jogadores traçar as melhores estratégias para plantar e desarmar a Spike. Em um cenário cheio de cor, vida, desafios e habilidades especiais de cada personagem, fica clara a versatilidade e potencial que a Unreal permite aos desenvolvedores.

Os jogos feitos na Unreal Engine são belos e versáteis em termos gráficos. Marcante em vários aspectos, essa tecnologia está presente também nas novas gerações. Inúmeros jogos, de franquias renomadas confirmaram que utilizarão a Unreal Engine 5 em seus desenvolvimentos. Por isso, aprender a desenvolver jogos na Unreal Engine é um prato cheio para quem deseja se destacar nesse mercado!

Ah! E se você quiser ter a sua 1ª experiência criando um jogo na Unreal Engine, inscreva-se na Oficina Gratuita de Games da SAGA. Tenha o seu primeiro certificado nesta área!

Você conhecia esse grande potencial e presença da Unreal no universo dos jogos? Para saber mais sobre como funciona o desenvolvimento de games e como fazer parte desse mercado, siga a gente nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube e Twitter!

Pin It on Pinterest

Share This