Quem é louco por estimular a própria criatividade sabe do poder de ferramentas de edição de imagem. Seja para pôsteres, seja para capas de livros, seja para jogos ou outras finalidades, o Photoshop sempre desponta como a plataforma ideal quando se pensa em desenvolver artes incríveis e atraentes.

Criado em 1987, o programa se moldou até os dias atuais. Com o passar do tempo, diversos truques foram ganhando espaço e se você pretende seguir carreira na indústria criativa, precisa dominá-los. Assim, será possível se tornar um profissional mais capacitado e flexível na produção dos conteúdos.

Quer conferir sete das principais dicas para mexer no Photoshop com maestria? Então, basta continuar com a gente na leitura do post e descobrir!

1. Aprenda a usar a Varinha Mágica

Um dos recursos mais famosos, úteis e ricos do Photoshop é, sem dúvida alguma, o da Varinha Mágica. Em especial, essa ferramenta desempenha uma função bastante relevante quando o fundo da imagem trabalhada carrega uma coloração sólida, com maior monotonia — um céu azul sem nuvens, por exemplo.

A Varinha Mágica ainda entrega ótimos resultados na mudança de fundos e na alteração de grandes blocos coloridos. E, para facilitar, o uso é bem simples: ao encontrá-la no painel de recursos, apenas clique na região da imagem que quer selecionar.

Em seguida, basta ter certeza de que a alternativa ”adicionar à seleção” foi ativada, na barra localizada no topo da página. Depois, é só modificar as tonalidades desejadas conforme o seu gosto.

2. Mude o contraste

Fazer combinações envolvendo o contraste dos elementos integrantes da arte pode criar resultados muito atraentes e únicos. Esse é um truque do Photoshop que você consegue aplicar ao encontrar o menu denominado ”curvas”, precisamente clicando na opção de ”nova camada de ajuste de curvas”.

Assim, o programa abre uma nova camada ajustável de contraste. A partir daí, o editor promove as alterações que julgar necessárias, no já citado menu de curvas. Também é possível mapear toda a matriz da imagem e, baseando-se na nova camada, controlar o impacto dessas ações nas camadas inferiores.

A aba ”multiplicação”, por exemplo, cumpre um papel valioso para a aplicação de filtros no material, modificando os níveis de impacto das edições anteriores nas camadas que vêm um patamar abaixo.

3. Ajuste a cor

O Photoshop acrescenta recursos mais avançados do que boa parte dos programas de edição utilizados hoje em dia. Nesse sentido, vai além da mera possibilidade de modificar a maneira de disposição dos ícones da interface.

O programa da Adobe permite que você altere todas as tonalidades inseridas na interface. Para tanto, basta ir até ”editar”, no menu superior, e clicar em ”preferências”, antes de ir para a aba ”geral”. Uma vez aberta a aba, opte por ”interface” e, então, selecione as cores de seu gosto.

As trocas só acontecem, de fato, no momento em que o software é aberto novamente, ou seja, indica-se o salvamento do projeto antes de fechá-lo, evitando a desagradável sensação de tempo perdido, sem falar no retrabalho.

4. Inove nas fontes

Um dos elementos mais importantes de um pôster, de uma capa de livro, de um game ou de outra produção visual é certamente a fonte. Afinal de contas, ela fala por si só, mudando por completo a ideia transmitida na arte.

Para usar o Photoshop com maestria, então, você deve conhecer boas fontes e saber como combiná-las ao restante do material. Existem sites especializados no tema que, no portfólio de alternativas, classificam as fontes em diferentes categorias, facilitando o trabalho de seleção.

Nesse sentido, vale a pena testar bastante. E, para ver como a fonte fica na prática, faça o download e, depois, vá até a pasta ”fontes”, no painel de controle do seu computador. Ao adicionar lá o arquivo da fonte, sempre descompactado, ela já estará no seu Photoshop.

5. Utilize o desfoque

Pequenos ruídos podem, dependendo do estilo da imagem, estragar a arte. É por isso que o efeito de desfoque representa uma alternativa tão valiosa para os editores que usam os recursos do Photoshop.

Ao remover rugas ou eliminar uma ou outra linha fina, a ferramenta garante retoques magníficos ao conteúdo final. Ela ainda permite a suavização de imperfeições, fazendo-as desaparecer.

De qualquer modo, existe uma máxima que não deve ser desrespeitada: preze pela suavidade em cada movimento, evitando exageros capazes de causar o efeito contrário no material.

6. Edite o tamanho dos ícones

Se você tem alguma experiência com o Photoshop, talvez já tenha julgado a prévia das camadas como pequena demais. Mas isso é normal e, inclusive, gerou uma modificação na diagramação do layout por parte da própria Adobe.

A versão CS6, por exemplo, torna possível a realização de ajustes dos tamanhos de exibição dos ícones na interface. Basta ir até o menu lateral que se localiza na parte de cima da aba ”camadas”.

Então, clique em ”opções de painel” e, na janela que se abre, promova as transformações desejadas nas medidas das imagens que aparecem. Ainda existe a alternativa de ajustar outras informações disponíveis na camada, aumentando a flexibilidade.

7. Tire proveito do Laço Magnético

Bem visível no painel de recursos do Photoshop, o Laço Magnético traça e delineia a exata região da imagem que o editor pretende ajustar. Assim, é possível separá-la do resto da arte, facilitando a execução de uma série de ações.

A ferramenta identifica arestas de objetos e, a partir daí, opera com maior eficiência caso exista um alto contraste entre o item e o fundo, de preferência, apresentando arestas claras e definidas. Dá para, por exemplo, separar um ícone do fundo ao qual ele pertencia antes da edição.

Pressione ”laço” até que surja o menu, e então encontre a opção ”Laço Magnético”, famosa pelo ímã no seu ícone. Posicionando o mouse na aresta que se deseja modificar, é só clicar, soltar e contornar as arestas, como se estivesse recortando algo com uma tesoura.

Agora que conhece sete dos principais truques para ser um mestre do Photoshop, você está mais capacitado para dar os passos seguintes na carreira. Que tal, então, se inscrever em uma Oficina Gratuita de Photoshop na SAGA? Essa pode ser uma excelente oportunidade para você iniciar uma carreira como artista digital.

Pin It on Pinterest

Share This