Do primeiro quadrinho publicado em 1959 ao Filme “Turma da Mônica: Laços”, que estreia em 2019, confira os 60 anos desta SAGA.

Maurício de Sousa já virou um sinônimo de quadrinho nacional. Mas quem conhece um pouco mais a MSP, ou Maurício de Sousa produções, sabe que, além dos gibis e almanaques, o criador de tantos personagens sempre teve um olho atento às plataformas nas quais poderia lançar conteúdo.

60 anos depois de publicar sua primeira tirinha, a marca conta também com jogos de videogame, brinquedos, discos, desenhos animados para TV, cinema e home vídeo, canal no Youtube, e se prepara para lançar neste ano o primeiro longa-metragem live-action, inspirado na turma do bairro do Limoeiro, “Turma da Mônica: Laços”, que tem seu roteiro adaptado de, vejam só, outra aposta inusitada do grupo, a Graphic MSP, voltada para o público que cresceu lendo os gibis e agora consome Graphic Novels.

Confira a nossa entrevista com Maurício de Souza para o SAGA Entrevista:

 

A SAGA da Turma da Mônica

Sabia que nem sempre a Turma foi da Mônica, e que o grupo de personagens nem sempre teve o nome de “Turma da Mônica? A personagem só foi criada em 1963, após Maurício de Souza receber algumas queixas de que as tirinhas possuíam apenas personagens do sexo masculino. Antes disso, as primeiras tirinhas traziam apenas Bidu e Franjinha, sendo posteriormente criados o Cebolinha, Piteco, Astronauta, Horácio, Penadinho, Zezinho, Hiroshi e Raposão.

Com a criação de Mônica, inspirada na filha de Maurício, as tirinhas conquistaram um sucesso ainda maior, e sete anos depois, em 1970, surgia a primeira revistinha, que ainda era intitulada de “Mônica e sua turma”. De lá para cá, o número de revistinhas se multiplicou exponencialmente, conquistando gerações de crianças do Brasil e também de outros países.

Em outubro de 2012, chegava às bancas uma aposta ousada da Maurício de Sousa Produções: o selo Graphic MSP, trazendo histórias e ilustrações de nomes de destaque dos quadrinhos nacionais, com um tom mais adulto aos personagens de Maurício de Souza e com o formato de Graphic Novel.

Um dos volumes desta série foi “Turma da Mônica – Laços”, escrito por Vitor e Lu Cafaggi, publicado em junho de 2013. A trama gira em torno do sumiço de Floquinho, cão de Cebolinha, e se passa como uma aventura no estilo “Goonies”, retratando toda a nostalgia dos melhores momentos dos filmes da “Sessão da Tarde”.

Elenco do filme, “Turma da Mônica – Laços”.

Dos quadrinhos às telonas

A aposta deu certo e, além de render outros 20 números – dos quais dois são continuações de “Laços” (Lições e Lembranças), foi anunciado em dezembro de 2015 que a história ganharia as telonas no formato live-action, contando com a direção de Daniel Rezende, montador do premiado “Cidade de Deus”, que debutaria na direção com o aclamado pela Crítica “Bingo – O Rei das Manhãs” dois anos mais tarde.

Confira abaixo o trailer do Filme “Turma da Mônica – Laços” que estreia dia 27 de junho de 2019.

 

Quer ser um artista também?

Praticamente todo fã já se perguntou como seria poder fazer seus próprios quadrinhos ou contar suas próprias histórias. Assim como antigamente era necessário o domínio de algumas técnicas, hoje também é preciso saber utilizar algumas ferramentas para que isso ocorra.

No curso START,  oferecido pela SAGA, os alunos aprendem a utilizar as ferramentas de design digital, usadas pelas maiores empresas e profissionais do ramo. Além disso, descobrem o mundo da produção de games e da edição de vídeos, tornando-se artistas digitais completos.

Gostou da ideia de transformar o hobby em carreira? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e apresente essa ideia aos seus amigos!

Pin It on Pinterest

Share This