Texto produzido em parceria com a Comunidade Rock Content

Animação 2D já foi uma técnica cara, que só se trabalhava em grandes empresas de cinema e publicidade. Mas, com a tecnologia, a disponibilidade de tutoriais, capacitações e cursos gratuitos, a técnica se tornou acessível e hoje é possível animar de casa e criar uma carreira de sucesso por conta própria!

Quando você assiste àquela nova série animada da Marvel ou da DC, ou o anime que o Twitter inteiro não para de comentar, sempre vem aquela dúvida na cabeça: será que é difícil trabalhar com animação 2D?

A verdade é que a área, que antes era limitada a projetos artísticos, explodiu em um grande mercado para quem se interessa por design, tecnologia e fazer o próprio sucesso.

Quem sabe essa pode ser a sua profissão no futuro? Para entender melhor o que é e como se tornar um profissional da animação, respondemos a todas as suas perguntas neste post. Confira!

O que faz um profissional de animação 2D?

A técnica de animação em desenho já é bem antiga. Existe desde que as pessoas descobriram que exibir várias imagens em sequência cria no nosso cérebro uma ilusão de movimento — é a mesma ideia que originou o cinema!

Mas, por muito tempo, essa técnica era difícil, cara e demorada de se fazer. Trabalhar com animação era para poucos e só dava para ter uma carreira nas grandes produções como as da Disney ou de empresas de publicidade para TV.

Só que a tecnologia mudou muito esse cenário. Hoje, computadores e tablets permitem que uma pessoa sozinha faça grandes peças, para entretenimento ou para propaganda. A gente vai falar mais sobre isso, mas, primeiro, veja os tipos de animação 2D mais usados hoje em dia.

Animação tradicional

A técnica tradicional para animar é praticamente a mesma desde 1900 e, mesmo assim, se transformou muito nos últimos anos.

Nesse modelo, você desenha quadro a quadro a ação de um personagem ou de uma cena e depois os exibe em sequência, a uma velocidade rápida o suficiente para que nosso cérebro veja o movimento — animações tradicionais variam entre 12 e 24 quadros por segundo (FPS).

Animação vetorial

Se você pensou que fazer 24 desenhos para cada segundo de animação é muito demorado, é porque é mesmo! Por isso, até algumas décadas atrás, a técnica era feita apenas por empresas com muitos animadores.

Mas a tecnologia ajuda muito hoje em dia. Com programas especializados, quem anima pode criar momentos chave da cena e o computador calcula e executa o movimento entre uma pose e outra.

A técnica é chamada de motion tween, ou interpolação de movimento. Um exemplo muito famoso desse modelo é o desenho South Park.

Motion graphics

Motion graphics é uma das técnicas de animação 2D mais populares para trabalhar no mercado. É o mesmo conceito de interpolação da animação vetorial, mas, em vez de narrativas e cenas, você anima elementos gráficos que expõem informação.

Pense, por exemplo, em um gráfico animado na TV, como o lettering em que aparece o nome de um entrevistado ou a vinheta da Netflix antes de começar um filme.

O motion graphics é usado para chamar a atenção, informar e guiar o olhar do espectador. É uma área totalmente ligada ao design gráfico.

Qual é a formação necessária?

Existem poucos cursos universitários voltados exclusivamente para animação no Brasil. Se esse é o caminho que você pensa em seguir, a melhor dica é dar uma olhada nos currículos de cursos como Belas Artes, Design ou Cinema e ver se a disciplina faz parte da grade.

Acontece que, embora seja excelente, não é necessário ter um diploma de ensino superior para trabalhar com animação 2D. As habilidades principais que você precisa são persistência e vontade de aprender, mesmo que seja por conta própria.

Os softwares que você vai usar fazem muita diferença também. Existem opções que vão desde licença grátis até planos de assinatura para programas específicos em cada técnica.

Embora também não seja fundamental a princípio, em algum momento, animadores precisam investir em equipamento. Um computador bom para edição de gráficos e uma mesa digitalizadora são ferramentas importantes para seu futuro.

Mas é sempre bom lembrar: a ferramenta não faz o artista! O principal é a vontade de crescer com as próprias pernas e trabalhar muito para isso.

Como se especializar em animação 2D?

Já que a formação para animadores depende do que eles buscam, algumas dicas são fundamentais para quem quer ter sucesso na área. Veja quais são!

Faça cursos

Mesmo que você não parta para a formação tradicional, fazer cursos online  e até Oficinas Gratuitas faz muita diferença na hora de aprender e se atualizar.

É preciso ir além dos tutoriais do YouTube, mas não é só ir atrás de certificado. Um animador de sucesso gosta de aprender e tem disciplina para adquirir esse conhecimento.

Copie quem você admira

Uma coisa que a gente sempre precisa falar, e que gera um pouco de estranheza em quem está começando, é que não há nenhuma vergonha em copiar neste momento.

Pegue seus desenhos favoritos, estilos que você acha interessante, cores e movimentos que gosta e tente fazer igual. Procure entender como aquilo foi feito e aprenda com quem você admira.

Descubra seu próprio estilo

Usar o que gosta como referência é um passo incrível para quem está começando. Mas lembre que uma hora você vai ter que partir daí para encontrar seu próprio estilo.

O diferencial de quem anima está em seu toque pessoal e único para o desenho e para o movimento. Uma dica legal é pegar o máximo de referências diferentes que você curte, conhecê-las melhor e misturar todas em uma coisa nova, só sua.

Construa seu portfólio

Nessa área, muitas vezes o portfólio de animação 2D vale bem mais que o currículo. Afinal, empresas e clientes não querem saber tanto sobre o seu histórico, mas sim o que você sabe fazer na prática.

Por isso, comece o quanto antes a montar seu portfólio. Trabalhos de faculdade e de cursos online serão o que você mais terá para mostrar no início, junto com projetos pessoais que servem para explorar novas técnicas e novas habilidades.

Seja profissional

É natural que a gente crie uma visão dos animadores como artistas que levam seu tempo e buscam inspirações antes de começar a trabalhar, mas não é assim que funciona no mercado.

Quem trabalha com animação precisa ralar muito, lidar com a expectativa dos clientes, aceitar feedbacks e, principalmente, entregar no prazo. Não adianta ter a animação perfeita se ela não fica pronta a tempo para mostrar em um evento ou na campanha de publicidade da marca.

Quais são as tendências da carreira e as áreas de atuação mais promissoras?

Muita gente começa na carreira com o sonho de trabalhar em animações de cinema ou televisão. Quem não quer fazer parte de um desenho que passa no Cartoon Network ou entra para a Netflix?

Mas esse ainda é um mercado restrito, e não é onde estão as maiores oportunidades. Por isso, o caminho de design gráfico com motion graphics é o mais promissor.

Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos, dá para ver que, em 2019, mais da metade dos profissionais viram a demanda pelo seu trabalho aumentar. Melhor ainda, dois terços dos entrevistados afirmaram que seus ganhos aumentaram no período.

Seja trabalhando por conta própria ou em agências, a tendência do mercado para a publicidade só vem aumentando com uso de ferramentas como Illustrator e After Effects — inclusive como apoio na criação de vídeos para YouTube e propaganda.

É possível ser freelancer de animação 2D?

Falamos ali sobre trabalhar por conta própria, não é verdade? É porque um caminho muito comum nos últimos anos tem sido os profissionais criarem suas próprias carreiras e, no futuro, seus próprios estúdios de animação.

É uma forma de começar rápido no mercado de trabalho e ganhar experiência em todas as habilidades que você vai precisar: como animar bem, mas também como entender um briefing, como tratar clientes, como se planejar para seguir prazos, como gerenciar seu dinheiro e assim por diante.

Ser freelancer é uma aula prática a cada dia e uma forma incrível de crescer rápido na sua carreira de animação 2D. Busque os melhores cursos, estude quem você admira e comece a traçar seu futuro!

Quer saber mais sobre o caminho do motion graphics? Vem ver um post especial sobre a especialização de motion designer para quem está iniciando na carreira!

Pin It on Pinterest

Share This