A animação 2D está, há muito tempo, fazendo parte das nossas experiências audiovisuais. Seja nos desenhos clássicos, seja em HQs ou em jogos, o 2D é uma técnica fundamental para trazer ideias à vida. Já imaginou o que seria de grandes estúdios, como a Disney e Ghibli, sem esse tipo de animação?

Contudo, conforme os anos e com o aparecimento de novas tecnologias, o 2D já não é o padrão quando pensamos em animação. Neste texto, vamos falar um pouco sobre os seus fundamentos e as suas principais diferenças. E se você já pensa em trabalhar nessa área, aqui vai um presente: Uma Oficina Gratuita e Certificada de Animação 2D pra você! Boa leitura!

O que é animação 2D?

Presente em diversos desenhos, a animação 2D se caracteriza por sua estrutura bidimensional. Isto é, seus personagens e objetos são estruturados em um espaço plano, de forma que eles só possuem altura e largura.

Essa é uma espécie de animação pioneira quando pensamos em desenhos animados e outras produções gráficas. Para se ter uma ideia, ela existe desde o século XIX e foi fundamental para que grandes estúdios, como a Disney, pudessem formar o seu império. Ao longo das décadas, sua forma de produção passou por diferentes processos, incluindo a transformação digital. Contudo, no começo, era feita pela junção de vários quadros desenhados e postos em sequência.

Sabe aquele experimento em que desenham um boneco fazendo vários movimentos em diferentes papéis e, depois, passam as folhas rapidamente para dar a sensação de movimento? Trata-se do mesmo princípio. Curiosamente, para fazer um segundo, eram necessárias 24 imagens.

Como funciona na prática?

Bem, o processo de se criar uma animação 2D necessita de três passos fundamentais: pré-produção, produção e pós-produção. Vamos entender mais sobre cada uma das etapas, a seguir.

Pré-produção

A pré-produção é onde se desenvolve todos os detalhes da história. É aqui que são criados os personagens, o enredo, o roteiro e o storyboard, além de definir detalhes mais técnicos, como cores, planos de fundo e narração. Dá para perceber que é um processo bastante importante, já que todas as diretrizes da animação estão nessa parte. Logo, o roteiro deve ser bem desenvolvido para que os animadores tenham todos os detalhes das ações. O storyboard também, já que ele será a referência para a sequência das cenas.

Em relação aos personagens, as características precisam ser específicas, como cores, tipo físico e cabelos. Por fim, não se pode esquecer dos cenários, uma parte importante da composição da história.

Produção

Agora, tudo o que foi planejado e desenvolvido começa a criar vida. As cenas passam a ser produzidas com tudo aquilo que foi determinado durante a pré-produção. Nesse processo, inicia a colorização dos fundos e dos personagens, o processamento das animações e a limpeza dos excessos de traços. Nessa fase, são utilizados softwares específicos, tanto para a coloração quanto para a montagem das cenas.

Para que os animadores não fiquem perdidos na hora de desenvolver o projeto, é comum que seja utilizada uma planilha com instruções. Ela é dividida em: ação, tempo, diálogos, música, camadas, fundo e perspectiva.

Pós-produção

A última fase é a pós-produção, onde são definidos os últimos detalhes, como os efeitos sonoros, e colocadas as vozes dos personagens. Com tudo pronto, a animação é enviada à renderização para ser exportada.

Quais são as diferenças da animação 2D para 3D?

Por volta da década de 2000, começamos a ver uma migração maior em relação à animação 3D. Isso se deve, principalmente, ao impacto que desenhos como Toy Story tiveram nos anos 1990. Aos poucos, alguns estúdios adotaram essa tecnologia, assim como a nova geração de consoles que mudaram de 16 bits para o 3D.

Um dos primeiros impactos, ao comparar uma animação 2D com uma de 3D, é o seu visual. A primeira possui gráficos muito mais simples, sem nenhuma profundidade. Não é isso o que acontece com o 3D: além de possuir largura e altura em suas figuras, ele também apresenta profundidade, portanto uma riqueza de detalhes maior. No 3D, é possível visualizar com mais precisão as texturas e as diferenças de tons de cores, além de proporcionar muito mais ângulos.

Exemplos de animações em 2D

Aqui, resolvemos selecionar uma lista de animações que são feitas em 2D. Você, provavelmente, já deve ter assistido a alguma delas. Confira!

  • A branca de neve e os setes anões (Disney);
  • O Rei Leão – versão de 1994 (Disney);
  • Fantasia (Disney);
  • Your Name (CoMix Wave Films);
  • A Viagem de Chihiro (Studio Ghibli);
  •  Mulan – versão de 1998 (Disney);
  • entre outras.

Como fazer animação em 2D?

Já deu para entender que, quando o assunto é animação 2D, definir os detalhes, antes de começar a colocar a mão na massa, é fundamental. Aliás, essa é uma dica crucial para fazer um bom trabalho. Nesse ponto, determinar as características dos personagens, desenvolver um enredo, pensar nos cenários devem já estar preparados.

Também, é importante um conhecimento básico de desenho. Você não precisa ser um Leonardo Da Vinci, colocando todos os detalhes do corpo humano. Mas é importante ter uma boa capacidade de desenhar expressões faciais e, também, utilizar a linguagem corporal como ferramenta.

É justamente pela necessidade desse tipo de conhecimento que destacamos a importância de fazer um curso de especialização para trabalhar com 2D. Essa é a melhor maneira de saber não só os macetes, mas também como operar softwares, aprendendo a criar um personagem, o processo de colorização, como animar, entre outros detalhes.

Até aqui, apresentamos os principais aspectos da animação 2D. Um tipo de técnica de produção gráfica utilizada por diversos estúdios para desenvolver suas obras. Vimos como essa é uma espécie de animação bidimensional que, ao contrário do 3D, só possui largura e altura.

Contudo, isso não significa que seus processos de produção sejam simples. Para se criar uma animação dessas, é necessário muito planejamento, definição de detalhes e narrativa, além de um bom conhecimento para desenvolver personagens e cenários.

Esperamos que este texto tenha esclarecido o que é uma animação 2D e como ela é feita. Quer começar a fazer as suas próprias animações? Inscreva-se em uma Oficina Gratuita de Animação 2D da SAGA ou então, conheça o nosso curso de especialização em 2D!

Pin It on Pinterest

Share This