Todo computador voltado para games precisa de certos cuidados. Afinal, os novos jogos exigem cada vez mais desempenho, tanto do hardware quanto do software. Ainda assim, é comum que surjam dúvidas sobre como deixá-lo em boas condições para jogar.

Não se preocupe! Não há grande segredo. Mostraremos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a melhorar o desempenho dos jogos no PC que você usa. Confira!

 

1. Limpe o hardware

Assim como qualquer equipamento eletrônico, o PC precisa de uma limpeza periódica. Caso contrário, ele pode sofrer com mau contato ou aquecer demais, prejudicando o funcionamento do processador. Para não sofrer com isso, basta eliminar a sujeira.

Se você usa um computador de gabinete (ou desktop), abra a tampa para ter acesso aos componentes eletrônicos. Limpe as ventoinhas do processador do chipset e da placa de vídeo com um pincel ou pano seco. Retire também a sujeira acumulada nos componentes e na placa mãe, com cuidado para não desconectar nenhum fio.

Ar comprimido pode ser bastante útil para retirar a poeira da fonte, mas tome cuidado para não aproximá-lo demais dos fios. E não se esqueça do teclado e do mouse! Além de causar mau contato, a poeira pode prejudicar a sua própria saúde, já que colocamos as mãos no rosto o tempo todo.

No caso de notebooks, tome bastante cuidado ao desencaixar as peças para não desconectar os cabos internamente.

 

2. Deixe o HD mais leve

Evite a todo custo ocupar todo o espaço do HD e do SSD. Seu PC precisa de espaço para focar no desempenho dos jogos! O ideal é manter, no mínimo, 20% ou 30% dos drives disponíveis.

Clique com o botão direito sobre cada drive — por exemplo, o C: — e selecione o menu Propriedades para verificar o espaço disponível. Utilize um HD externo ou um servidor em nuvem para guardar arquivos que não estão relacionados aos jogos.

 

Imagem:Tecla TI

3. Faça uma desfragmentação do disco

Na prática, desfragmentar o disco é como fazer uma verdadeira faxina, pois faz com que o PC encontre os arquivos que precisa com mais facilidade. Em um jogo online, por exemplo, finalize aplicações que pesam na conexão, como o Skype ou o Spotify.

Para desfragmentar, feche todos os programas abertos. Em seguida, abra o menu “Iniciar” e pesquise por “Desfragmentador”. Abra essa aplicação e clique na opção “Analisar disco”.

O computador mostrará a porcentagem de fragmentação dos arquivos. Apenas se ele indicar mais de 20% vale a pena realizar a ação. Clique em “Desfragmentar”, mas esteja ciente de que o processo demora um pouco.

 

 

4. Invista em uma placa de vídeo

A placa de vídeo tem um funcionamento bastante similar ao do processador. Entretanto, ela foca especificamente nas informações relacionadas à tela, que ocupa boa parte da capacidade de processamento do PC.

Sua maior vantagem é que ela exige um investimento bem mais baixo do que um processador novo. Além disso, ela melhora o desempenho de uma parte fundamental do jogo: a renderização de imagens — em outras palavras, do gráfico dos jogos.

O retorno sobre o investimento é garantido. Não é à toa que gamers profissionais investem muito em placas de vídeo poderosas.

Ter essas dicas em mente é a melhor maneira de garantir bom desempenho para jogos no PC. Coloque-as em prática e veja você mesmo o resultado!

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos gamers nas redes sociais!

Pin It on Pinterest

Share This