O Photoshop é, certamente, um dos principais programas para quem trabalha com produção de conteúdo envolvendo imagens. Conhecida a nível mundial, a ferramenta oferece inúmeras opções de edição e tratamento dos materiais. Por isso, está na lista das grandes aliadas de profissionais da área criativa.

Porém, tudo tem um começo, e os primeiros passos podem ser um pouco complicados, em especial, caso você não tenha experiência prévia. Aprender Photoshop não costuma apresentar muita dificuldade, sobretudo quando a pessoa é curiosa, ligada à tecnologia e tem vontade de desenvolver novas habilidades.

Ainda assim, determinadas dicas têm capacidade de facilitar bastante esse processo de aprendizado. Ao longo do post, trazemos algumas delas. Portanto, se você nutre interesse pelo assunto, continue conosco por aqui e faça boa leitura!

Conheça a interface

Qualquer software exige um bom domínio da sua anatomia para que o usuário consiga tirar o máximo proveito dos recursos disponíveis. A interface do Photoshop é baseada em barras laterais, aglutinando as ferramentas e deixando o espaço central para a visualização da imagem.

Há diversos painéis no layout, que desempenham o papel de guias. Não importa o objetivo específico da edição: essa tela pode ser considerada o espaço de trabalho. No topo dela, figura o menu, com abas básicas de ”arquivo”, ”edição” e ”imagem”. Abaixo, aparece a barra de opções, mostrando tudo o que funciona no programa, de acordo com as especificidades do projeto a ser trabalhado.

No tópico a seguir, você entende mais a fundo!

Entenda as funcionalidades

Se a intenção é fazer o redimensionamento de uma imagem, é possível, por exemplo, selecionar o modo dessa aplicação, além do tamanho desejado. Os recursos à disposição facilitam a vida de quem pretende aprender Photoshop, pois o software preza pela objetividade na interface.

As abas ”cor”, ”camadas” e ”propriedades” costumam dizer respeito ao que as próprias definições já deixam claro, evidenciando essa simplicidade do programa. A guia ”ferramentas” serve para unir elementos considerados úteis no retoque de imagens ou no desenvolvimento de novas ilustrações.

Essa intuitividade também está presente nas abas de ”retoque” e ”pintura”. Ambas entregam excelentes resultados para a eliminação de imperfeições ou mudanças de tonalidade na foto. De quebra, ainda garantem a possibilidade de elaborar imagens diferentes e colorir somente uma parcela do material.

Não podemos deixar de mencionar a famosa ”varinha mágica”, alternativa que remove o fundo de imagens, tornando-o transparente. A opção ”borracha” segue a mesma linha, mas exigindo uma capacidade maior do usuário no trabalho manual. É possível editar os níveis de tolerância desse corte, otimizando o processo.

Isso tudo sem falar da sobreposição e organização de camadas. A partir dessa funcionalidade, o usuário consegue trabalhar na manipulação de efeitos cromáticos e artísticos, como se estivesse sobrepondo imagens, texturas, textos etc.

Assista a tutoriais no YouTube

Vídeos online representam ótimos meios para aprender Photoshop. Hoje em dia, o YouTube armazena conteúdos incríveis, práticos e de muito valor para quem busca conhecimento em plataformas digitais, como é o caso.

O melhor de tudo é que não existem limitações: com tantos materiais à disposição, você consegue realizar pesquisas bem mais assertivas. Ou seja, dá para encontrar vídeos sanando a sua dúvida específica do momento, acrescentando um conhecimento único ao processo de aprendizagem e à experiência com o Photoshop.

Existem tutoriais para iniciantes ou para mais avançados. Isso sem falar nas diferentes versões do software, que, por vezes, se distinguem em detalhes. Você também pode procurar pela determinada ação que pretende fazer no programa, como uma remoção de fundo, uma alteração de cores, um efeito degradê etc.

Abra uma imagem e comece a editar

Fato mesmo é que, apesar de todas as dicas e dos conhecimentos teóricos, o que eleva a qualidade do usuário quando ele deseja aprender Photoshop é a mão na massa. Ainda que não tenha tanta noção como gostaria, abra uma imagem e dê início ao processo de edição!

Isso ajuda você a se soltar e identificar potencialidades pelas quais pode criar gosto dentro do software. Para começar, basta ir a ”arquivo” e depois ”novo”, dando vida a um documento em branco. Se quiser, também é possível usar alguma imagem já armazenada no computador.

Caso opte pela criação de um arquivo do zero, a aba pop-up que aparece na tela cumpre um papel bem interessante para o seu objetivo. Afinal de contas, é nela que você insere dados relevantes, como o tamanho da imagem. Vale lembrar-se de que, visando a obter materiais de qualidade alta, o ideal é usar cerca de 300 pixels por polegada.

Faça um curso de Photoshop

Conforme a gente conferiu até aqui no post, muitos conhecimentos borbulham na internet, e podemos tirar um enorme proveito deles. Mesmo assim, para dar um passo à frente, se a sua intenção é seguir carreira na área criativa, um curso conceituado de Photoshop garante um impacto considerável.

Desde fundamentos básicos até metodologias mais avançadas de composição de imagens, cenários, pinturas digitais e finalizações para animação, um curso entrega bastante valor ao aluno. Dinamismo e praticidade figuram como diferenciais, estimulando o aprendizado constante, a partir da maior capacidade de explorar o programa.

Algumas das técnicas aprofundadas em um curso são, em especial, as seguintes:

  • domínio da interface;
  • canal e correção de cores;
  • composição;
  • manipulação e retoque;
  • manipulação de cenários;
  • finalização.

Uma vez finalizado o curso, você ganha um acréscimo importante no currículo para atuar em vários segmentos, especialmente os relacionados ao mercado de games, publicidade, mídias sociais, apresentações, entre outros. Trata-se de um belo atrativo em um universo cada vez mais dependente de comunicações fluídas, em que as imagens transmitem ideias.

No fim das contas, aprender Photoshop não é lá tão difícil assim! Basta que você seja uma pessoa criativa e atenta. Seguindo as dicas do post e mantendo a persistência, sua capacidade técnica no programa só tende a crescer. No post, conferimos os principais pilares: interface, funcionalidades, busca por conhecimento e iniciativa própria. Se você conseguir fazer o investimento em um curso específico de Photoshop, melhor ainda. Portanto, não deixe para depois e veja a sua carreira ser alavancada!

E já que falamos sobre o assunto, temos um convite para você: que tal fazer uma Oficina Gratuita da SAGA de Photoshop, Criação de Games ou Animação? Inscreva-se agora e comece a sua jornada no mercado criativo!

Pin It on Pinterest

Share This