AS 7 PRINCIPAIS PROFISSÕES NA ÁREA DE GAMES

Curtir jogos, estar por dentro dos lançamentos, jogar no PC e em vários consoles são boas maneiras de começar a entender de games. Se a coisa fica séria, você pode querer viver disso e tentar carreira numa das profissões na área de games.

Facilidade com códigos de programação, criatividade, habilidade com matemática (nem tudo é curtição, né?), gostar de lidar com pessoas e saber se comunicar são apenas alguns dos requisitos da maioria das funções.

Tudo isso faz sentido para você mas não faz ideia de qual dessas áreas seguir? Veja abaixo algumas das profissões mais comuns na área. Quem sabe uma delas não é pra você?

Crédito da imagem: Site dart-creations

Crédito da imagem: Sitedart-creations

GAME DESIGNER

O game designer é o profissional que dá a visão mais geral e conceitual do jogo. É ele quem concebe o projeto inicial, centraliza as ideias dos envolvidos e se encarrega de que as partes que são criadas por equipes separadas funcionem juntas na prática.
Se você quiser se tornar um designer de games, terá que entender um pouco de cada parte do desenvolvimento de jogos. Vá se preparando porque a responsabilidade é grande, hein!

Crédito da imagem: Site Noizers.com

Crédito da imagem: SiteNoizers.com

PROGRAMADOR

Os engenheiros de software são os profissionais responsáveis pela programação dos jogos. Uma das tecnologias mais utilizada por eles é a Engine UNREAL 4, uma suíte profissional de desenvolvimento em alta qualidade de games, a preferida dos grandes estúdios. Eles são responsáveis por desenvolver a funcionalidade do game, transformando o projeto do designer no jogo propriamente dito.

O programador usa códigos muito complexos para que tudo que você vê na tela aconteça. Cada pequeno movimento precisa de uma boa dose de fórmulas. Um simples bug na ação de um personagem pode significar um erro nesses códigos e uma revisão é necessária. Parece mágica, mas é tudo feito com lógica e matemática!

Crédito da imagem: Business Insider

Crédito da imagem:Business Insider

TESTER

É o profissional que vai testar tudo que está sendo feito, se certificando de que esteja tudo dentro das normas técnicas da jogabilidade, sons, gráficos e funcionalidades durante o desenvolvimento do game.

Esse profissional passa o dia jogando e procurando erros nos jogos, para que o seu novo jogo favorito funcione perfeitamente e faça sentido da primeira vez que você jogá-lo. Aposto que essa foi a área pela qual você mais interessou, certo?

Crédito da imagem: Site Glogster.com

Crédito da imagem: SiteGlogster.com

ANIMADOR

Dentre as profissões na área de games, a função do animador é a responsável por dar vida a personagens e objetos desenhados pelos artistas técnicos, criando uma sequência — toda feita com técnicas digitais de captura de movimento. A demanda pelo animador de games aumentou muito no mercado brasileiro nos últimos tempos.

Todas as etapas do seu trabalho são realizadas em conjunto com programadores e testers, sempre buscando deixar tudo o mais próximo da realidade possível.

Personagem 3D feito pelo aluno SAGA Micael Miranda.

DESIGNER DE PERSONAGEM E CENÁRIO

designer de personagem e cenário é muito importante para que o game crie formas. É ele quem vai pensar na anatomia, na estilização, na criação de acessórios e também, escolher a melhor paleta de cores para o game.

Para criar um cenário incrível, tudo começa na paleta de cores escolhida, que precisa ter uma relação estreita com a temática do game. Em seguida, o desenvolvimento dos gráficos utilizando técnicas realistas é vital.

Crédito da imagem: Yongs.devianart

Crédito da imagem:Yongs.devianart

LEVEL DESIGNER

O level designer é o profissional responsável pela criação dos mapas ou fases. Na parte artística, é preciso pensar nos aspectos visuais e sensoriais do mapa, não somente a posição dos elementos, mas também a credibilidade nos efeitos sonoros.

Já na parte de programação do mapa, é preciso criar uma dinâmica para que a reação dos personagens seja o mais realista possível, fazendo com que interajam e reajam aos elementos presentes no cenário.

Satoru Iwata. Crédito da imagem: Site Retrofutureman

Satoru Iwata. Crédito da imagem: SiteRetro Future Man

PRODUTOR-EXECUTIVO

Quem coordena toda essa equipe, pensa nas despesas e põe o projeto embaixo do braço e tenta vender para um grande estúdio? Você acertou: é o produtor-executivo. Embora trabalhe fora da criação do jogo, esse profissional é indispensável!

Aqui, demos uma pequena amostra, mas além desses, há uma série de outros profissionais envolvidos, responsáveis por controle de qualidade, gerir comunidades, videomakers, publicitários, produtores, profissionais de modelagem 2D e 3D, marketing, assessores de imprensa, ilustradores, entre tantos outros.

Viu como são muitas as possibilidades de profissões na área de games? Conte pra gente nos comentários aqui embaixo o que mais gostou!

Pin It on Pinterest

Share This