Você conhece alguém que considera ser muito criativo? Sabe como é, né? São aquelas pessoas que têm uma saída para quase tudo, conseguem imaginar as mais diversas situações e sabem se divertir como ninguém, sempre inventando uma coisa nova para fazer.

O que poucas pessoas sabem é que todos nós podemos ser assim! Afinal, a criatividade não é uma habilidade inata do ser humano. Ou seja: ela não nasce com a gente, como um dom, mas precisa ser constantemente desenvolvida e trabalhada ao longo das nossas vidas.

Então, que tal aproveitar o período de recesso para desenvolver essa capacidade? Pensando nisso, separamos algumas ótimas alternativas de atividades de férias para que você possa trabalhar a sua criatividade e se tornar uma pessoa muito mais capacitada no que se propor a fazer! Vamos lá?

Comece a desenhar

Uma ótima alternativa para estimular a sua criatividade durante as férias é começar a desenhar. Essa atividade promove o desenvolvimento da plasticidade cerebral, melhorando competências como a memorização e a imaginação.

Por isso, que tal começar a treinar? Há muitos cursos disponíveis na internet e, claro, presencialmente. Você pode escolher a opção que mais combina com a sua rotina e, assim, obter todos os benefícios dessa prática. Lembrando que também é possível acompanhar aulas gratuitas pelo YouTube!

Antes de começar, no entanto, monte o seu kit com alguns itens básicos. Bons exemplos são papéis com uma gramatura mais alta e textura encorpada, borrachas “limpa tipos”, lápis macios de diferentes tamanhos de grafites, esfuminho e outros.

Inscreva-se em um Oficina Gratuita SAGA

Agora, vamos a uma dica muito empolgante. Você sabia que é possível investir em cursos gratuitos ao longo das suas férias? Essa é uma oportunidade e tanto para ver se você realmente gosta daquele assunto antes de fazer um investimento financeiro no tema.

Há oficinas sobre os mais diversos temas, sejam eles ligados à criatividade ou não. E a boa notícia é que elas podem ser feitas em parceria com escolas conceituadas no Brasil e no mundo, como é o caso da SAGA que oferece Oficinas Gratuitas certificadas nos formatos presencial e online. Conheça as opções.

Oficina Gratuita de Introdução ao Photoshop

Se você nunca utilizou e tem vontade de começar a aprender este poderoso software do mercado criativo, para editar imagens, criar composições e montagens iradas, essa é a Oficina perfeita para você. Nela, você vai conhecer as ferramentas essenciais do Photoshop e aprender ao vivo com professores técnicas e fundamentos para utilizar o programa.

Oficina Gratuita de Introdução aos Games

Uma experiência perfeita para quem ama games ao ponto de querer trabalhar na criação dos seus próprios jogos ou na produção de grandes estúdios. Na Oficina Gratuita de Games da SAGA você aprende a compor e criar comandos de um personagem de um jogo na Unreal Engine, o motor de jogos mais moderno do mundo e utilizado na criação de jogos como Valorant, Leagues of Legends e muitos outros.

Oficina Gratuita de Introdução à Animação

Se o seu negócio é vídeo e criação de animações, esta oficina gratuita e certificada é a sua cara. O ponto de partida perfeito para iniciar seus estudos criando animações no Adobe After Effects e quem sabe iniciar uma carreira de sucesso no mercado do audiovisual.

Oficina Gratuita de Férias: Homem-Aranha

Oficina de Pintura Digital Gratuita – Homem Aranha from SAGA on Vimeo.

Que tal aprender um pouco sobre Pintura Digital no Photoshop criando o seu próprio Homem-Aranha? Então chega junto nessa Oficina Gratuita de Férias que está rolando presencialmente em uma unidade saga perto de você. É só fazer a sua inscrição que o time da SAGA entrará em contato com você para agendar a sua aula.

Leia bastante

Outra dica imprescindível para quem quer estimular a criatividade é, sem dúvidas, desenvolver o hábito da leitura. Com os livros, viajamos para locais completamente novos, desvendamos mistérios e conhecemos novas culturas. Essa é uma ótima ferramenta para trabalhar a imaginação.

A leitura também é fundamental para o dia a dia, seja na escola ou trabalho. Ao longo de nossa vida acadêmica e profissional, teremos um grande volume de palavras para ler e é importante trabalhar isso o quanto antes.

A criatividade não é a única habilidade desenvolvida pelos leitores. Esse hábito também desenvolve competências como a empatia, a observação, a comunicação e muito mais. E, claro, todas elas fazem com que você fique ainda mais criativo a longo prazo.

Faça cursos online

Outra ótima notícia é que você não precisa nem sair de casa para se qualificar durante as suas férias. Os cursos online são uma alternativa incrível para o aprendizado, permitindo que você organize a sua rotina de estudos de acordo com as suas preferências e necessidades. Gosta de estudar à noite? Não tem problema! É mais produtivo ao longo do dia? Ótimo também!

E é claro que a SAGA não ia ficar de fora dessa, não é? Nós oferecemos as chamadas flash classes, cursos rápidos e 100% gratuitos sobre fundamentos artísticos, criação de personagens e pintura digital.

Novamente, é muito fácil participar. Tudo o que você precisa fazer é se inscrever e, logo em seguida, conferir a sua caixa de entrada no e-mail cadastrado. Lá, terá acesso à aula em um link enviado pela gente. E não se preocupe: se ele não chegar, confira a aba de SPAM. É bem provável que esteja por lá, tá bom?

Utilize a internet como fonte de conhecimento

Por fim, uma dica que pode parecer simples, mas que foge à muita gente: utilize a internet como fonte de aprendizado e conhecimento criativo nas suas férias! Há muitas ferramentas disponíveis para quem quer aprender e não quer fazer qualquer tipo de investimento no momento.

Além do YouTube, que tem vários canais muito bacanas para quem quer dar os primeiros passos em assuntos criativos como a arte em geral, a edição, o desenho ou a fotografia, há plataformas como o Instagram e o TikTok, que fornecem conteúdos bem legais para quem está começando.

Você pode conferir o TikTok da SAGA e entender sobre o que estamos falando! Lá, passamos um montão de dicas para quem ama games, arte e animação. O que está esperando para conferir e seguir a gente nessa rede social?

Gostou de conhecer essas atividades de férias para estimular a sua criatividade? Se você deseja seguir carreira em alguma área que exija essa habilidade, esse tipo de estratégia será muito útil para a sua qualificação profissional. Não deixe de investir em você!

Além das opções mencionadas ao longo do texto, a SAGA oferece cursos regulares ao longo de todo o ano. Eles são mais específicos e qualificam realmente os alunos para o mercado de trabalho em áreas criativas, como arte digital, criação de games e animações. Conheça todos os cursos da SAGA clicando aqui!

Pin It on Pinterest

Share This