O ensino a distância (EAD) não para de ganhar espaço no Brasil. Segundo censo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alunos matriculados nessa modalidade já representavam mais de 20% do total considerando apenas cursos superiores.

Grande responsável pela afirmação do EAD, a tecnologia ajuda a conciliar estudo e trabalho, além de evidenciar uma série de outros benefícios da educação a distância. Hoje é fácil encontrar opções de qualidade para Graduação, Pós-Graduação e Especialização, por exemplo, desde áreas da saúde até a de jogos digitais e computação gráfica.

A ausência de horários fixos, aliada à possibilidade de assistir aos conteúdos de qualquer lugar com conexão à internet, faz com que o ensino a distância traga, conforme veremos no post, muitas vantagens. Continue conosco e faça boa leitura dos cinco benefícios listados, principalmente se você pretende trilhar carreira no mercado de games e design digital!

1. Rotina online

Trabalhar com games é trabalhar para o mundo: acostume-se. Como freelancer ou como produtor de games, você certamente vai experimentar uma rotina de trabalho remoto. Se deseja continuar trilhando um caminho nesse mercado, o estudo a distância também é natural.

Diante desse cenário, o conceito de outsourcing não para de ganhar força. Antes de mais nada, vamos explicá-lo: outsourcing é, basicamente em uma tradução livre, ”fonte de fora”. Como você deve imaginar, trata-se de algo bastante parecido a uma terceirização.

As empresas contratam pessoas de fora dela para a realização de tarefas que em geral não são feitas no ambiente corporativo. A intenção é reduzir riscos, aumentar a eficiência e diminuir despesas, sem perder o controle dos processos. Para quem atua no mercado de games e está se ambientando à rotina online, o estudo a distância é complementar.

Essa questão ainda diz respeito à oportunidade de escolher a melhor hora e o melhor lugar para assimilar a fundo o que está sendo visto em aula. Assim, evita-se as famosas batalhas contra o sono, comuns na modalidade presencial, não é verdade?

Em casa, viajando, no ônibus, no avião, de férias ou antes de dormir, você precisa apenas de uma tela capaz de reproduzir o material e pronto! Para um bom programador ou desenvolvedor de games, aliás, esse poder de adaptação é primordial.

2. Economia

Conhecimento exige investimento e, por mais que jamais signifique um desperdício quando bem aproveitado, conseguir a redução dos valores pagos é uma enorme vantagem, certo? Pois saiba que os cursos EAD podem custar até metade do preço dos presenciais, em média.

Os motivos são vários, e todos bastante claros. Ao oferecer a opção de aulas a distância, a instituição gasta menos com a manutenção de ambientes físicos, pois não é preciso receber os estudantes. Pela inexistência de uma quantidade mínima de integrantes em turmas, a mensalidade também diminui.

Como consequência, o custo com a mão de obra cai, já que os materiais são preparados de uma só vez e depois basta atualizá-los quando necessário. Na computação gráfica, por exemplo, os alunos usam os próprios programas e praticam em casa, barateando o processo.

Isso tudo sem falar na economia financeira ligada aos deslocamentos ao local das aulas, envolvendo transporte e alimentação. A literatura virtual vem ganhando espaço no âmbito acadêmico, facilitando ainda o acesso a conteúdos de valor sobre as disciplinas abordadas.

3. Flexibilidade

Em um mundo repleto de hábitos sociais cada vez mais dinâmicos, o tempo virou um ativo supervalioso. No Brasil, muitos estudantes dividem essa atividade com o trabalho, enquanto vários outros nem sequer têm essa oportunidade, precisando optar pela renda financeira.

Entre os principais benefícios da educação a distância, portanto, figura a flexibilidade de tempo e espaço para conferir os conteúdos disponibilizados. Mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, você consegue, por exemplo, assistir às aulas de maneira relaxada em frente ao computador.

Vale enfatizar que, no segmento da computação gráfica e dos jogos digitais, é muito importante ter a liberdade de agir por conta própria para colocar os conhecimentos em prática. A flexibilidade nesse sentido pode desempenhar um papel-chave.

O setor criativo quer flexibilidade na comunicação, nas ideias e no tempo. Quando aprender mais sobre desenvolvimento de jogos, cada dia você sentirá mais prazer em se aprofundar nesse universo. Poder escolher seus horários para fazer as tarefas de um curso é fundamental, mas lembre-se de que liberdade também exige disciplina.

4. Qualidade de ensino

Talvez você já tenha lido ou ouvido a respeito de uma suposta desvalorização do diploma oriundo de cursos a distância. Quem sabe até sobre a qualidade das aulas EAD. No entanto, não se esqueça de que o projeto pedagógico desenvolvido é igual aos cursos presenciais e o Ministério da Educação (MEC) está sempre avaliando o nível da modalidade a distância.

A perspectiva e o rigor não mudam em relação ao modelo tradicional, independentemente da área ou das características específicas do curso. A necessidade de atenção ao escolher uma instituição continua valendo, mas, depois de uma boa pesquisa a respeito, não há com o que se preocupar no âmbito da qualidade.

Todos os materiais disponibilizados em aulas online passam por revisões frequentes e detalhadas, fazendo com que o aluno do ensino a distância acesse o que há de melhor, da maneira mais didática possível. Para acompanhar todos os conteúdos sem se perder ou se atrasar, aliás, é fundamental ter disciplina: flexibilidade e facilidade não são sinônimos.

Após a conclusão do curso, fique tranquilo: seja no mercado de games, de computação gráfica ou qualquer outro, o seu diploma carregará o mesmo valor de um originado da modalidade de ensino presencial. Afinal de contas, a mutação está no DNA do modelo de ensino online, garantindo atualização constante.

5. Network digital

A participação ativa dos estudantes durante a apresentação dos conteúdos facilita a fixação do que está sendo debatido. Se antes o professor apenas falava enquanto os alunos absorviam de uma forma um pouco mais passiva, agora esse cenário mudou, entregando maior protagonismo a todos.

Basicamente todas as plataformas de EAD têm opções de contato e interação, incentivando o diálogo entre tutores, coordenadores e alunos. São chats, fóruns e seminários online que, quando bem utilizados, aumentam bastante a força de transmissão da mensagem e geram debates valiosos para o estímulo ao conhecimento.

A decisão de um estudo online é característica de quem sabe onde quer chegar. Se você é assim, vai encontrar pares nas aulas digitais, fóruns e comunidades que cercam o mundo de desenvolvimento de games. Naturalmente essa rede é um suporte inigualável, eliminando as barreiras do distanciamento físico e conectando pessoas de qualquer lugar.

Conforme a gente observou, os benefícios da educação a distância são inúmeros. Eles vão além desses cinco, pois ainda é possível citar questões como a otimização do tempo, o desenvolvimento de habilidades e a obrigação de ser responsável, por exemplo. Nas nossas telas, portanto, está disponível e devidamente afirmada mais uma opção de aprendizado.

Pioneira no ensino de desenvolvimento de jogos e referência nacional em cursos de computação gráfica como arte digital, a Escola SAGA é a maior rede do segmento no Brasil. Temos uma série de diferenciais para ajudar você a dar um salto na carreira!

Curtiu o post? Então, se é louco pelo mercado de games e computação gráfica, além de criativo e apaixonado por tecnologia, aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco para conhecer nossos cursos!

Pin It on Pinterest

Share This