A digitalização da sociedade produziu uma série de novos comportamentos, muitos deles controversos. Os benefícios dos jogos eletrônicos, por exemplo, é um assunto cada vez mais discutido, despertando o interesse de cientistas e pesquisadores.

Para os pais, o consumo exagerado dos videogames tem sido uma das principais preocupações das últimas décadas. Mas é, sim, possível falar de vantagens que apenas esses jogos proporcionam às crianças e adolescentes.

Neste artigo, você vai conhecer os principais benefícios dos games e como o consumo estratégico pode ser produtivo para o desenvolvimento dos jovens — inclusive para fazer parte desse mercado. Confira!

Quais são os principais benefícios dos jogos eletrônicos?

É verdade que o consumo exagerado de jogos eletrônicos pode ser prejudicial à saúde. Mas o mesmo também vale para quase tudo. Por outro lado, é possível — e até vantajoso — aproveitar os estímulos dos games para o desenvolvimento de certas habilidades.

Afinal, jogos eletrônicos são interativos e demandam dos jogadores competências diversas capazes estimular áreas específicas do cérebro. A seguir, descubra alguns dos pontos positivos de, estrategicamente, garantir às crianças e adolescentes acesso aos games!

Potencializa o desenvolvimento cognitivo, motor e espacial

É muito comum ver crianças aprendendo idiomas por meio de jogos eletrônicos, o que revela o potencial pedagógico dos games. Além disso, alguns jogos estimulam competências cognitivas específicas, refinando o raciocínio lógico, a memória e a resolução de conflitos.

A ordem dos comandos também exige do jogador habilidades motoras sensíveis. E como a maioria dos games simula espaços tridimensionais, os jogos também podem ser excelentes para potencializar a inteligência espacial e noções de grandeza.

Promove interações sociais

Outro benefício dos jogos eletrônicos é o estímulo a interações sociais, especialmente no caso dos jogos online. Quando acompanhado de maneira saudável, videogames podem fortalecer amizades e até alimentar o senso de comunidade.

Afinal, além de significar um interesse em comum entre crianças e adolescentes, alguns grupos e desenvolvedores organizam encontros, eventos e campeonatos para os fãs. Frequentemente, essa é uma oportunidade de conhecer pessoas e criar laços que podem durar por toda a vida.

Apresenta carreiras profissionais

Finalmente, outra vantagem é a descoberta de atividades profissionais que os jogos eletrônicos proporcionam. Diversos games têm dinâmicas que dão pistas às crianças e adolescentes de qual pode ser sua vocação.

O estilo de alguns jogos pode ser muito sugestivo, inspirando futuros cientistas, engenheiros, matemáticos etc. Mas de todas as profissões, sem dúvidas os jogos eletrônicos contribuem muito para a formação de animadores, designers, programadores e desenvolvedores de jogos.

A Escola SAGA, por exemplo, há 20 anos transforma alunos em profissionais no segmento. E todos eles foram inspirados pelo seu próprio contato com videogames.

Como você viu neste artigo, apesar de ser importante cuidar do consumo, os jogos eletrônicos oferecem benefícios muito interessantes aos jovens. Por isso, vale a pena acompanhar para garantir que esse hábito seja o mais proveitoso possível.

Que tal agora conhecer uma oportunidade que pode abrir as portas de uma carreira muito promissora aos seus filhos? Então entre em contato conosco e descubra como a Escola SAGA pode introduzir seus filhos ao universo da tecnologia e desenvolvimento de games!

Pin It on Pinterest

Share This