Você sabe como baixar novos brushes e texturas para Photoshop? Quem trabalha com esse tipo de ferramenta não abre mão de novos elementos que podem fazer toda diferença em suas imagens. O problema é que muitos desses efeitos são pagos e custam caro.

Mas, temos uma notícia maravilhosa para você hoje. Sabia que existem portais que fornecem brushes e texturas gratuitamente? É claro que muitos também possuem pacotes pagos. Mas, as versões gratuitas já podem te atender muito bem.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo. Nele, listaremos os principais sites para fazer o download desses itens. Acompanhe!

Adobe Brushes

Um exemplo clássico — e talvez o mais conhecido — é o Adobe Brushes. Ele oferece a opção de mais de 10 mil pincéis com diversas formas e tipos para serem usados em seus projetos de edição de imagem. Entre eles, encontramos brushes pagos e gratuitos.

Esse site é bem interessante porque ele é desenvolvido pela própria empresa que criou o Photoshop. Ou seja, a Adobe. Logo, você pode ficar tranquilo quanto a possíveis problemas de compatibilidade. Dificilmente eles acontecerão.

Outro ponto de destaque desse site é o fato de os pincéis gratuitos terem códigos abertos. Dessa forma, é possível trocar licenças entre os usuários. Assim, se você tiver um pincel que não usa mais pode combinar trocas com seus amigos.

A exibição dos pincéis é feita por ordem de popularidade, inseridos recentemente ou favoritados pelo próprio usuário. Assim, eles também são apresentados por meio de uma arte ilustrativa, porém, sem detalhes das formas. Os arquivos baixados gratuitamente são compatíveis com o Windows e Mac OS.

Tá curtindo o conteúdo e quer aprender a criar em alto nível no Photoshop? Então conheça o Curso de Pintura Digital da Escola SAGA. Entre para a maior comunidade criativa do Brasil!

My Photoshop Brushes

O My Photoshop Brushes é outro site que pode ser utilizado para baixar pincéis e usar no editor de imagem. Ele tem cerca de 1.000 itens de diferentes categorias. Eles são distribuídos entre os mais populares e os que foram adicionados recentemente.

O diferencial desse site fica por conta da exibição. Eles colocam os pinceis com uma arte ilustrativa com as diferentes formas que compõe o pacote. Assim, fica mais fácil escolher um entre as centenas que estão disponíveis.

Além disso, ao selecionar um pincel você já terá a informação se ele é gratuito ou pago. A criação dos pincéis desse site começaram em 2007. Por isso, ao longo dos anos eles já acumularam tantas opções. Sendo uma ótima oportunidade para você que busca efeitos gratuitos.

A coleção do My Photoshop Brushes também inclui tintas, respingos, ornamentos, nuvens e muitos outros efeitos para serem utilizados no editor. Tudo para deixar suas imagens cada vez mais profissionais e bonitas. Dessa forma, surpreendendo seus clientes.

Brush King

Outro site muito interessante para quem procura brushes gratuitos para Photoshop é o Brush King ou “Rei do Pincel”. Esse é um portal que tem alguns benefícios muito interessantes. O primeiro deles é que você pode pesquisar os itens por meio de palavras-chave.

Outra vantagem bem legal é que o site organiza os pincéis de acordo com a categoria de cada um deles. O que facilita em muito na hora de encontrar um item em específico. Por fim, outro benefício muito bacana é que você não precisa fazer nenhum tipo de cadastro.

Ou seja, basta procurar o pincel desejado, abrir a visualização prévia e clicar para fazer o download. Pronto, seu brush estará pronto para uso.

SketchUP Texture Club

Na nossa lista de sites para baixar efeitos gratuitos para Photoshop também têm texturas. Um exemplo interessante é o SketchUP Texture Clube. Esse é um portal em que você pode fazer o cadastro e ter acesso a vários elementos para download gratuito. Assim como outros sites, ele têm itens gratuitos e pagos.

Como o nosso foco são nas texturas grátis vamos dar atenção a ela. Quem pensa que essas texturas são de baixa qualidade por não serem cobradas está muito enganado. Nessa opção também tem muitas opções super legais.

A grande diferença, é que na versão free só é possível baixa 15 texturas por dia. O que vamos combinar, não é nada mal. Quanto à resolução das imagens, elas podem ser de aproximadamente 1000px.

Mas, se você realmente gostar do site e desejar se cadastrar para ter a versão completa eles disponibilizam o download de 50 texturas por dia. Para complementar, a maioria das imagens é acompanhada com mapas de reflexo bump, displacement etc. O valor gira em torno dos R$ 85,00 mensais. Alterando bastante de acordo com a cotação do Euro.

Pausa para um presente! Você não sabe nada de Photoshop e tem vontade de começar a criar neste que é um dos softwares de criação mais utilizados do mundo? Então faça grátis a Oficina Gratuita de Photoshop SAGA!

SW Texture

Se você está procurando um site que tem 100% do seu acervo de texturas totalmente gratuitos o SW Texture é a melhor opção. Além do grande acervo de texturas, elas são disponibilizada em alta qualidade e você nem precisa fazer cadastro para baixar. Bem legal não é mesmo?

A única coisa que você deve analisar é sobre um aviso que aparece no site referente a utilização ou exibição das texturas na internet sem dar os devidos créditos ao site. Ou seja, você pode utilizar livremente, mas a publicação ou venda das imagens deve dar os devidos créditos ao site.

Texture

O Texture tem um sistema de download parecido com o SketchUP Texture Club. Com ele também é possível baixar itens com qualidade igualmente incrível. Nesse caso, é preciso fazer o cadastro no site e escolher entre o plano pago e gratuito.

A diferença está no modo como o download funciona. O site trabalha com um sistema de créditos. O cliente que opta pelo plano gratuito recebe 15 créditos no dia para utilizr no site. Assim, pode baixar a mesma quantidade de texturas com resoluções médias ou baixas. Ela varia em torno de 1000px 1000px.

Se caso você opte pelos planos de assinatura pagos o site disponibilizará mais créditos. Dependendo da sua necessidade por novos efeitos.

Por fim, podemos concluir que baixar texturas e brushes para photoshop gratuitamente é fundamental para quem trabalha com edição de imagem. Dessa forma, você pode deixar suas edições mais profissionais, ganhando mais clientes satisfeitos com seu trabalho.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário logo abaixo. Nos conte sobre sua experiência com esses e outros sites que também disponibilizam esses efeitos para download.

Pin It on Pinterest

Share This