O mercado de games ano após ano só cresce e se expande diante das novas possibilidades criadas pelo acesso e pela transformação digital. A facilidade em acessar vários dispositivos para jogar faz com que a indústria crie novos jogos, nichos e consequentemente mais fãs. Fortalecendo ainda mais este segmento. Mas qual é o papel das engines nesse cenário?

Já imaginou se toda vez que alguém quisesse construir um jogo novo, precisasse criar todos os elementos do zero? Você acha que o mercado estaria tão aquecido e popular? O tempo e os investimentos para fazer um game seriam muito maiores, tirando muita da liberdade que os profissionais que atuam hoje no mercado têm. A boa notícia é que existem motores gráficos que aceleram esse fluxo de trabalho.

Um dos principais é o Unreal Engine, desenvolvido ainda em 1998, quando o mercado de games estava longe do tamanho que tem atualmente. Mas como é o seu funcionamento na prática e o impacto dessas inovações no segmento? Continue a leitura deste artigo para entender tudo sobre o assunto!

E se você deseja entrar para o mercado de criação de games, então precisa conhecer o PlayGame 6.0 SAGA. O curso de criação de jogos mais completo do Brasil que te proporciona uma experiência única na Unreal Engine para você entrar com tudo neste mercado. Confira no vídeo abaixo e trabalhe com o que você ama!

Qual é o tamanho do mercado de games atualmente?

Antes de mais nada, é preciso conhecer mais sobre o cenário atual dos games no Brasil e no mundo. No contexto global, os números não poderiam ser melhores: apenas em novembro de 2020 foram movimentados mais de 11 bilhões de dólares, um recorde para o segmento que representou um crescimento de 15% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Mas não se trata de um crescimento momentâneo, a tendência é que o mercado cresça cada vez mais. De acordo com informações da consultoria Newzoo, pode se esperar também um aumento no longo prazo: ao final de 2023, a expectativa é de um faturamento na casa dos 200 bilhões de dólares em todo o mundo. Não restam dúvidas de que o mercado é um dos principais atualmente, certo?

E a boa notícia é que não é diferente quando falamos de cenário de games no Brasil. Para se ter uma ideia, o total de transações financeiras realizadas em 2020 em plataformas de jogos são 140% maiores do que ao longo de 2019, segundo dados da Visa. De acordo com a HyperX, os equipamentos e acessórios que ajudam os gamers, como teclados, mouses e headsets, também aumentaram suas vendas em 50% no país.

Todos esses números contribuem para o fortalecimento do mercado como um todo no país: a expectativa segundo a Newzoo é de que o segmento de games no Brasil movimente 2,3 bilhões de dólares em 2021. Caso esse número seja atingido, representaria um aumento de 5,1% em relação a 2020, consolidando de uma vez o setor de games no país.

Mas qual é o papel das engines nesse crescimento?

Os números no Brasil e no mundo são excelentes, mas qual é o papel das engines para estimular esse crescimento no setor? É muito simples: elas são motores gráficos que permitem o desenvolvimento de diferentes mecanismos dentro de um jogo, como texturas, personagens, iluminação e os próprios movimentos, facilitando inclusive o trabalho com a programação do game.

São elas que permitem que um criador já tenha uma base de modelagem lógica do game, garantindo que ele tenha mais tempo para se preocupar com outras questões ao longo do desenvolvimento do seu jogo. As engines, portanto, funcionam basicamente como ferramentas iniciais para o criador tirar todas as suas ideias do papel e começar a construir um jogo de alta qualidade.

Ao longo do seu processo criativo, com a engine facilitando as etapas iniciais, os desenvolvedores podem se concentrar na criação de outros elementos que vão fazer parte do cenário do seu jogo, como a caracterização dos personagens, os objetos, os cenários, os desafios e muito mais. Além disso, é uma maneira muito eficiente de reduzir os bugs quando o game estiver em sua versão final.

Tudo isso só é possível porque a empresa responsável pela engine possibilita que os seus parceiros tenham acesso ao código interno da ferramenta. A partir disso, o desenvolvedor só precisa se preocupar na construção dos outros elementos e componentes do game, já que a modelagem básica do jogo já está definida graças ao motor gráfico escolhido.

O que é a Unreal Engine e a Unreal 5?

A Unreal Engine é um dos motores gráficos mais populares do segmento de games e foi desenvolvido em 1998, pela Epic Games. Essa engine surgiu para o jogo de tiro em primeira pessoa, o Unreal, mas foi se desenvolvendo ao longo dos anos, adicionando novos elementos que possibilitam uma série de criações para quem deseja atuar no mercado de jogos.

Antes em 2D, limitando as movimentações dos personagens, a Unreal Engine já oferece códigos em 3D para os seus parceiros. Outra característica relevante da engine é a sua portabilidade, ou seja, a facilidade em conseguir criar um game para as mais diferentes plataformas, como desktop, smartphones e consoles. E os detalhes técnicos da engine são cada vez mais desenvolvidos, possibilitando a criação de games ainda mais surpreendentes.

O próximo desenvolvimento realizado pela Epic Games será o Unreal Engine 5, que permitirá que os desenvolvedores de games possam construir experiências cada vez mais próximas da realidade. Além da liberdade e flexibilidade que os motores da Epic costumam proporcionar, a Unreal 5 aumenta a possibilidade de proporcionar uma verdadeira visão cinematográfica para os jogadores.

Com o segmento de games se estabelecendo no Brasil e no mundo, atuar na área pode representar uma série de oportunidades para quem ainda está decidindo qual carreira seguir. Mas para ter sucesso no setor, não basta ter paixão e interesse pelos jogos, é preciso estudar e se preparar, para dominar detalhes técnicos, como as engines, para se tornar um profissional mais capacitado.

Gostou de conhecer mais sobre o mercado de games no Brasil e como as engines são fundamentais para esse crescimento? O que acha de começar a colocar a mão na massa e produzir os seus jogos? Então inicie o seu aprendizado em criação de jogos, entre para a maior comunidade criativa do Brasil e tenha o seu 1º certificado com as oficinas gratuitas da Saga!

Não perca esta oportunidade e acompanhe todas as novidades do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Share This