O ano era o longínquo 1894, ainda no século XIX, quando uma pequena tirinha intitulada The Yellow Kid, na revista Truth, de Nova York, foi o Big Bang das histórias em quadrinhos. Desde então, essa forma de expressão artística passou por diversas transformações e virou paixão de muita gente ao redor do mundo.

Tanto que, mais de 120 anos depois, ainda é bastante comum encontrar interessados em saber como fazer uma história em quadrinhos. As incríveis maneiras de comunicação expostas nas HQs marcaram inúmeras crianças e adultos, e apostamos que esse é o seu caso!

Cabrum, tic-tac! Continue conosco no texto e confira a origem e o desenvolvimento desse estilo de obra. E, de quebra, veja quatro dicas para se aventurar nesse universo fantástico!

Você também se amarra em Arte Digital? Que tal fazer uma Oficina Gratuita de Photoshop na SAGA?

Surgimento das histórias em quadrinhos

Já falamos sobre The Yellow Kid, primeira HQ de todos os tempos, segundo consta nos registros. Seu criador, Richard Outcalt, começou a fazer sucesso meses depois da publicação inicial na revista, em especial, a partir do espaço dado pelo então famoso jornal New York World.

O enredo abordava o dia a dia de uma criança que vivia na periferia de Nova York, trajando sempre uma camisola amarela, muito maior que seu corpo pedia. A comunicação era baseada em gírias e outros elementos coloquiais, dando luz a temas sociais importantes, como o racismo.

Com o passar do tempo, as histórias em quadrinhos só ganharam força a nível mundial. Quem não conhece, por exemplo, a Mafalda? Criada em 1964, pelo grande cartunista argentino Quino, a garota se transformou em um sucesso para a eternidade. Carismática, ela impacta por seu pensamento crítico e humanista sobre a sociedade, mesmo com apenas seis anos.

Mafalda se tornou um símbolo nacional argentino em outros lugares, virando famosa até no continente europeu. Isso prova o poder das HQs que, é claro, também chegaram com tudo ao Brasil. Nos primeiros anos do século XX, Renato de Castro publicou O Tico-Tico, na revista O Malho.

Já na década de 60, Ziraldo e a histórica Turma do Pererê trouxeram as cores aos gibis, com personagens criados a partir dos principais traços da cultura brasileira. Nos anos 70, Maurício de Sousa lançou A Turma da Mônica, pavimentando de vez um caminho já em evolução há muito tempo.

4 passos para saber como fazer uma história em quadrinhos

Se você é curioso, criativo, gosta de ler e detesta o tédio, já reúne as condições para poder criar uma rica HQ. Sério! Já pensou em desenvolver uma obra capaz de entrar no mesmo rol das que citamos no tópico anterior?

A seguir, listamos quatro dicas valiosas para que você entenda melhor o processo de criação de uma história em quadrinhos. Confira!

1. Comece com designs simples

 

Aqui, partimos da regra de que menos é mais. Afinal de contas, Goku e Naruto, por exemplo, sempre tiveram layouts bastante simplificados. Por que você, iniciante, faria diferente? Não se trata de incapacidade, mas, sim, de definir prioridades.

A vontade de criar uma história cheia de personagens e cenários bem-trabalhados pode até ser tentadora, mas é importante manter os pés no chão e elaborar designs simples. Isso facilita o processo de desenho e faz com que você consiga padronizar os quadrinhos, aproximando-os da realidade.

A seguir veja algumas boas dicas para desenhar!

Estude as formas básicas

Se você não tem nenhuma experiência com desenho, uma das formas de começar é pelas formas básicas. Isso porque boa parte das figuras que conhecemos se originam de algum tipo de desenho geométrico. Exemplo, um caderno, ele é baseado em um retângulo, um copo é semelhante à forma de um cilindro e assim por diante.

Isso é uma técnica utilizada por muitos desenhistas no momento do esboço, antes de adicionar os detalhes e fazer correções. Ela pode te ajudar a conseguir desenhar sua história.

Use referências

Não pense que profissionais desenham tudo do nada. Algumas coisas podem até ser feitas dessa maneira, mas só depois de muitos anos de experiência. Sendo assim, a referência é a base para que muitos consigam fazer suas obras. Poses, objetos, cenários, entre outros elementos são gerados por meio de modelos.

Então, para que você possa fazer a sua história em quadrinhos bem-feita, procure referências. Vá ao Pinterest, Google imagens ou qualquer outro banco de imagens e utilize esses recursos para encontrar as poses que precisa.

Utilize os materiais que você tiver

Sabemos que pensar no material pode ser um grande impeditivo para começar. Por isso, o conselho é não deixar de começar só porque você não tem o papel x ou a lapiseira y. Esses detalhes têm a sua importância, contudo, eles não são o principal para desenvolver suas habilidades.

O fundamental são as suas ideias e sua vontade para começar. Por isso, utilize o que você tiver para iniciar, mesmo se for uma caneta esferográfica. Com o tempo, você poderá investir em materiais próprios.

2. Defina os personagens

Criatividade é tudo: qualquer coisa pode virar um personagem de HQ. E a relevância dessa etapa é alta, já que os personagens são os responsáveis pelas vidas da história e por desenvolver vínculos com os leitores.

Traços de personalidade, gostos, estilo de se vestir e hábitos diários figuram entre os elementos que definem um personagem. Quanto maior a profundidade dada a cada um, maior é a chance da criação de uma proximidade com quem lê. Ou seja, evite lançar vários personagens sem a devida atenção a detalhes assim.

Deve existir um nível de hierarquia entre eles, deixando claro ao leitor o papel de cada um na trama. Veja algumas dicas para criar os seus.

Descreva a sua origem

Para desenvolver um personagem consistente é interessante que ele tenha uma origem. Mesmo que você não vá colocar essa informação na história, isso ajudará a criar alguém mais real, então, desenvolva esse elemento.

Para ajudar, responda algumas perguntas, como, de onde ele é? Quem são os seus familiares? E assim por diante.

Adicione características atípicas

Não se preocupe, não é para você criar um personagem todo diferente, cheio de manias e jeitos estranhos. Claro que pode fazer assim, no entanto, neste tópico, a ideia é que você coloque características que o diferencie dos outros e que, principalmente, altere de alguma forma a história, gerando conflitos.

Defina um propósito

O propósito é quase um guia, mais do que isso, ele é o objetivo do seu personagem, logo, é muito importante para a história. Por exemplo, em comédias românticas o objetivo é conquistar um amor, já em uma história de detetive, é pegar o assassino. Assim como a sinopse, não se atenha aos detalhes, o propósito deve ser simples e direto.

3. Pense em um roteiro

Se já há vidas na história, é hora de elaborar o roteiro. Considerando o estilo da obra, as características dos personagens e o seu objetivo como produtor, pense em tramas envolventes e que entreguem algo interessante ao leitor.

É importante evitar rodeios, indo sempre direto ao ponto e criando pequenas indefinições ao longo dos quadrinhos, por exemplo. Antes de começar a escrever, desenvolva uma lógica capaz de guiar as decisões dos personagens e as respectivas consequências deles.

A partir daí, o leitor vai se envolvendo na história e criando gosto, mas isso também depende de alguns aspectos que mencionaremos a seguir.

Comece pela pesquisa

Um dos primeiros passos para desenvolver o seu roteiro é o que chamamos de pesquisa de conteúdo. Nessa etapa, você vai buscar entender mais sobre os elementos que farão parte da sua história. Por exemplo, se é um quadrinho policial, aqui, você pesquisará informações sobre como funciona um departamento de polícia, quais são os armamentos permitidos etc.

Procure ser bem-organizado no registro dessas informações, pois você terá que consultá-las ao longo do processo de produção de sua HQ.

Faça a sinopse

A sinopse funciona como um mapa, ela é o resumo da história que será feita no roteiro, portanto, deve conter a ideia principal. Atenção para o tamanho, ela não deve ser grande, no máximo 500 caracteres. Lembre-se que é um conteúdo simplificado para servir como base para quando você escrever o roteiro — por sinal, é ele que deve ter todos os detalhes necessários.

Por fim, não se prenda tanto quando estiver escrevendo, ponha as ideias que vierem à cabeça e depois edite conforme forem fazendo sentido para a história.

Use a estrutura de três atos

Contar uma história não é um processo simples, aliás, para contar uma boa trama é necessário ter técnica. Uma das mais famosas e antigas — porque foi criada pelo filósofo grego Aristóteles — é a estrutura de três atos. Ela consiste em dividir uma história em três partes, cada uma representando um ato e sendo responsável pela progressão da história.

  • ato 1: aqui é a apresentação, o protagonista é apresentado, suas características, contradições, como é o mundo dele normalmente. Nessa parte também acontece um fato que muda completamente essa realidade;
  • ato 2: chamado de confrontação, é agora que conhecemos o protagonista, o fato que mudou seu mundo deve despertar um desejo. Sendo assim, ele corre atrás dessa mudança, mas enfrentará obstáculos;
  • ato 3: a resolução, tudo o que aconteceu tanto no ato 1 quanto o 2 levará até aqui, ao clímax, o ponto alto dramático. Aqui, ocorre o confronto final — seja com um inimigo ou com seus problemas de maneira geral.

4. Finalize a história

 

Um enredo curto com um final bem-fundamentado é muito melhor que uma trama gigante, cheia de idas e vindas, sem conclusão. Finalizar a história consiste na peça-chave para saber como fazer HQs.

Afinal de contas, é o arremate dos eventos que justifica a atenção dada ao começo e ao meio deles.

Ferramentas de criação úteis

Talhas, requadros, balões, recordatórios, onomatopeias: esses típicos elementos de construção de histórias em quadrinhos desempenham papel fundamental para que o leitor se sinta envolvido e goste do enredo.

É importante, então, saber usar algumas das principais ferramentas disponíveis para produzir os efeitos de HQs. Entre elas, estão:

  • GoAnimate — ótimo para criar montagens de animações, esse site disponibiliza cenários, objetos já prontos e até mesmo personagens;
  • Pencil — o programa permite a produção de desenhos feitos à mão, como cartoons, e entrega boa qualidade no desenvolvimento de animações em 2D;
  • Pixton — personagens, expressões e cenários são os pontos fortes dessa plataforma, que oferece uma sala de reunião virtual, caso haja uma equipe, e opções avaliativas;
  • ReadWriteThink — vários templates estão disponíveis, com o usuário podendo adicionar personagens, balões e textos aos quadrinhos, além de imprimir a história no final;
  • Create Your Own Comic — para finalizar a lista, uma ferramenta específica da Marvel, baseada em personagens históricos, como Homem Aranha, Hulk e outros.

Tornando a sua história em quadrinhos uma animação

Já imaginou ver a sua história como uma animação com movimentos e diálogos? Pois é, é possível fazer isso e, hoje em dia, é mais fácil do que parece. Você vai precisar fazer algumas adaptações, mas o processo é muito simples. Vamos entender melhor a seguir:

  • tenha um roteiro: bem, se você já fez um roteiro para a sua história em quadrinhos, pode utilizá-lo para criar a sua animação. Os princípios são os mesmos.
  • desenvolva a arte conceitual: essa é a parte que define o estilo da animação, dos personagens e dos cenários. Novamente, você pode usar o que fez na sua HQ.
  • faça o storyboarding: essa é outra parte importante para uma animação, geralmente, é feita do zero, a partir das instruções que estão no roteiro. Contudo, você pode usar sua própria HQ como uma espécie de storyboarding, servindo como guia para a produção da animação.
  • digitalize os quadros para o computador: o ideal é que você utilize um software, como o Adobe Animate. Também é interessante ter uma mesa digitalizadora, pois você a utilizará para fazer os desenhos diretamente no programa. Agora é hora de produzir realmente, produzir cada quadro, colorir, colocar trilha sonora e outros detalhes para contar a sua história.

Conforme observamos, saber como fazer uma história em quadrinhos não é nada de outro planeta. Conhecendo a essência do modelo, você só precisa de disciplina para seguir os passos e, é claro, acrescentar sua dose de criatividade para produzir uma trama marcante e com alto potencial de sucesso!

Para continuar conferindo informações relevantes, aproveite a visita ao blog para entender o que é Rigging e como isso ajuda na criação de personagens!

Pin It on Pinterest

Share This