Como iniciar na carreira de animador 2D? Essa pode até não ser uma pergunta que passe na cabeça de muitos que se aventuram pelos caminhos do designer ou outras profissões do gênero, mas entender sobre esse tipo de animação é fundamental para quem quer ter sucesso no mercado.

Mesmo aqueles que trabalham apenas com 3D, em que os processos de construção são muito diferentes e até um pouco mais complexos, muitos dos conceitos estão relacionados. Por isso, é muito importante estar por dentro dos fundamentos, inclusive, os meios de se iniciar a carreira.

Até porque, em termos de trabalho, a animação 2D ainda tem muitas oportunidades. Tanto para televisão quanto para a publicidade, já que muitas empresas ainda utilizam animações para divulgar seus produtos e serviços.

Pensando nisso, nós, da Escola Saga, resolvemos juntar os principais passos para você começar essa carreira e o melhor: liberamos uma Oficina Gratuita de Animação para você ter o seu 1º certificado nesta área. Inscreva-se agora e continue sua leitura para saber quais são os 6 passos para ser um animador 2D. Confira!

6 Passos para iniciar a carreira como animador 2D

O caminho para ser um animador 2D não é muito diferente de diversos parâmetros relacionados à arte de uma forma geral. Porém, é claro que existem algumas especificações em relação aos tipos de ferramentas utilizadas e técnicas. As dicas que resolvemos colocar aqui abrangem de uma maneira mais ampla como alguém pode começar. Continue!

 

1. Conheça o mercado e as possibilidades de atuação

Como primeiro passo para qualquer profissão, é fundamental conhecer o mercado. Nesse aspecto, não é só entender o que é preciso para se tornar um profissional, mas também saber quais são as possibilidades de atuação e existem muitas. Por exemplo:

  • colorista: esse profissional é responsável por colocar as cores no projeto. Noções de luz e sombra, efeitos que cada cor pode gerar são conhecimentos importantes para área;
  • direção: encarregado da coordenação do projeto e também de sua execução. O diretor é o que gerenciará o quê e como cada pessoa deve fazer sua parte do produto;
  • editor: geralmente esse profissional cuida para finalizar o projeto. Ele é responsável por retirar partes, colocar em ordem as animações, entre outros;
  • efeitos visuais: aqui, o animador é incumbido de adicionar os efeitos visuais do projeto.

Entre outros.

2. Domine os softwares essenciais para a área

Se, antigamente, a única maneira de conseguir trabalhar com animação 2D era conhecendo as principais técnicas para se criar e colorir desenhos de forma manual, hoje em dia, muitas mudanças surgiram. Com a digitalização como regra, muitos processos que antes levavam horas ou tinham uma execução muito complicada se tornaram mais simples. Principalmente com a chegada de ferramentas específicas para design, ilustração, pós-produção e edição.

A própria Adobe fez seu nome com softwares específicos para arte digital e edição de vídeo. After Effects, Adobe Animate e Illustrator são só alguns exemplos e devem ser do conhecimento de qualquer um que queira entrar nesse ramo. Não só estudá-los, mas se atualizar quanto às novas versões e funcionalidades.

3. Faça cursos de capacitação

Quando se trata de trabalhar com animação, existe uma dúvida sobre como se profissionalizar. Claro que há graduações, mas também existem cursos livres e isso pode ser um problema na hora de escolher por onde começar. Ambos são interessantes e podem fornecer uma base para entrar no mercado.

Por exemplo, no bacharelado, provavelmente você encontrará diversos nomes — design de animação, cinema de animação etc. É uma boa alternativa, mas saiba que há bastante teoria e pode não ser muito interessante para alguém que quer focar mais nos processos práticos, principalmente, atualizados da animação.

O que já é bem diferente de procurar por um curso de animação 2D. Aqui, o foco é em aprender como criar uma animação, quais são os conceitos de ilustração vetorial, composição final etc., além de lidar com as ferramentas, como o Adobe After Effects.

4. Aprenda com outros projetos

No processo de capacitação, você terá a oportunidade de conhecer muitos outros trabalhos de animadores. Essa é uma fase interessante para que você defina o seu estilo e, também, para poder se inspirar em outros trabalhos e aperfeiçoar as suas próprias habilidades. Isso é um passo essencial para definir quem você é e para fornecer determinados conhecimentos práticos sobre animação.

Um exercício interessante nessa parte é escolher as animações que você gosta e observar quais são os elementos que fazem ela ser tão genial para você. Analise tudo: o time, os detalhes, como foi trabalhada a expressão dos personagens e qualquer outro detalhe que identificar. Além disso, não deixe de acompanhar os trabalhos de seus animadores favoritos constantemente.

5. Monte um bom portfólio

À medida que for construindo sua carreira e fazendo trabalhos, mesmo que não sejam oficiais, será interessante aproveitar as suas habilidades para construir o seu portfólio. A ideia aqui é sempre produzir animações, nesse sentido, aproveite para fazer estilos diferentes, testar técnicas, caso tenha aprendido algo novo, crie um projeto.

Como falamos, não deixe que o fato de você não ser um profissional ainda impedir de desenvolver animações e colocá-las no seu portfólio. Esse é um passo fundamental porque é uma maneira de mostrar quem você é como profissional e também o que pode fazer.

6. Construa um networking forte

Por fim, assim que você conseguir alguns trabalhos e entrar em contato com pessoas do ramo, procure construir a sua rede de contatos. Essa é uma parte importante para ter oportunidades no mercado de trabalho e de ter chances de participar de projetos.

Vá a eventos específicos, conheça estúdios, produtoras e artistas. Não se esqueça de usar a internet para entrar em grupos especializados nas redes sociais e procure sempre manter o contato e ser ativo. Dessa forma, você consegue construir o seu networking.

Ao longo deste texto, acompanhamos as principais dicas para saber como iniciar uma carreira de animador 2D. Destacamos a importância de conhecer esse mercado, fazer pesquisas sobre técnicas, ferramentas e investir em cursos de capacitação.

Especialmente, por procurar aqueles que foquem em fornecer um equilíbrio entre os fundamentos e as partes práticas. Como é o caso do nosso curso de ilustração vetorial e animação 2D. Aqui, você vai encontrar desde ensinamentos sobre as principais ferramentas como Adobe After Effects, até como criar em loop e desenvolver gifs, conceitos da ilustração digital e muitos outros.

Ficou interessado? Então, conheça mais sobre o nosso curso e se torne um profissional da área! 

Pin It on Pinterest

Share This