Unir uma paixão pessoal e ter a possibilidade de trabalhar em uma área que não para de crescer no Brasil e no mundo parece a profissão dos sonhos, não é mesmo? E para muitos, isso é uma realidade: a possibilidade de ser um jogador profissional de e-Sports.

Com o crescimento da área (que tem uma aceleração de crescimento muito maior do que a média da economia mundial), cada vez mais temos pessoas entrando nessa área, buscando uma oportunidade de criar uma carreira de sucesso. Por isso, se é esse o seu intuito, vamos trazer dicas imperdíveis para que você possa começar a planejar sua carreira. Saiba mais a seguir!

O crescimento dos e-Sports no Brasil e no mundo

Mas afinal, por que hoje tantas pessoas querem entrar na área de e-Sports, seja no Brasil ou em todo o mundo? Simples: porque essa é uma área que está expandindo absurdamente, gerando um crescimento financeiro maior do que a economia mundial!

Segundo projeção realizada pela Juniper Research, até 2025, esse mercado poderá movimentar mais de US$ 3,5 bilhões. Ou seja, a tendência é que, até por questões financeiras, esse mercado se mantenha aquecido, pois movimenta a economia.

O Brasil tem uma tradição de ter um alto crescimento no mercado de e-Sports. Desde 2016 os dados crescem exponencialmente, principalmente, pelas suas fortes raízes no mundo dos games.

Além disso, os e-Sports ganham maior espaço, principalmente, com a redução do preconceito sobre o tema. Afinal, sabemos que até poucos anos, a visão sobre eles era extremamente estereotipado e, assim, mas com o boom dos e-Sports, isso ganhou uma outra dimensão.

Com isso, a área também ganha maior visibilidade: para ter noção, a final do campeonato de Free Fire de 2021, teve 6 milhões de espectadores. Isso mostra como os e-Sports estão sendo cada vez mais uma tendência não só para os atletas, mas que captam cada vez mais apaixonados para acompanharem as partidas.

A pandemia, também, auxiliou para o crescimento dos e-Sports. Afinal, passando mais tempo em casa, muitas pessoas viram a oportunidade de transformarem um hobby em algo potente para se tornar uma carreira de sucesso.

E, além disso, nesse período, as audiências de streaming dispararam. Com isso, tornou-se ainda mais fácil alavancar seu nome para atrair a atenção de profissionais que recrutam jogadores profissionais para os times para campeonatos de e-Sports.

Como se tornar um jogador profissional de e-Sports

Você tem interesse de se tornar um jogador profissional de e-Sports e não sabe por onde começar? Então confira a seguir algumas dicas imperdíveis que vão construir esse caminho para o sucesso.

Acompanhe os torneios

Em primeiro lugar, acompanhar os torneios é uma forma de entender como os profissionais atuam no dia a dia, de que forma a área tem evoluído e, também, conhecer quais são as principais estratégias que adotam durante as partidas, seja de forma individual ou com os times.

Outro ponto importante é, caso você possa comparecer nos torneios de forma presencial, poderá aproveitar também para conhecer os próprios jogadores e, também, conhecer outras pessoas interessadas em começar nessa área e ampliar as suas chances de encontrar grandes parcerias para potencializar suas chances de tornar-se conhecido nessa área.

Acompanhe os principais jogadores

Toda carreira é formada, também, de admiração e inspiração em outras pessoas que estão já na posição que desejamos alcançar. Quando miramos nelas, conseguimos identificar de que forma é possível, por exemplo, criar nossa própria trajetória de sucesso para alcançar o resultado esperado.

O mesmo vale quando falamos de jogadores de e-Sports profissionais. Quando você acompanha o dia a dia dos jogadores já consagrados, consegue identificar o que você precisa fazer para chegar nesse objetivo. Isso vale, também, por exemplo, como forma de conhecer a história dessas pessoas.

Essa inspiração pode ser muito importante, por exemplo, quando você desanima da carreira de jogador profissional de e-Sports. Isso porque a história de muitos dos principais nomes atuais também são permeadas de uma série de dificuldades que fizeram parte da biografia daquelas pessoas e que, de alguma forma, ajudaram ou foram superadas. Ou seja, é uma fonte, também, de acolhimento e inspiração.

Escolha um jogo e se especialize nele

Mesmo que tenhamos alguns jogadores que atuam profissionalmente em torneios de mais de um jogo, é importante que você comece se especializando em um deles. A partir disso é possível treinar determinadas habilidades que estão relacionadas com aquela dinâmica e, assim, ter maiores chances de sucesso.

Contudo, no início, teste bastante. Você pode gostar mais de um determinado jogo, mas ter maior afinidade e maior desempenho em outro. Por isso, teste. Permita-se expandir suas possibilidades de atuação e, assim, encontrar o e-Sport no qual terá maiores chances de sucesso em sua carreira.

Lembre-se, assim, de que o sucesso vem, também, de treino. Seu desempenho pode ser melhorado de acordo com que você consegue treinar possibilidades de atuação e dinâmicas nos jogos eletrônicos escolhidos.

Mas afinal, quais são hoje os principais jogos que ganham espaço no universo dos torneios de e-Sport? Confira a seguir os principais deles:

  • League of Legends;
  • Dota 2;
  • CS: Go;
  • World of Warcraft;
  • StarCraft;
  • Team Fortress 2;
  • HearthStone;
  • Free Fire;
  • Rocket League, entre outros.

Cuidado com os equipamentos

Você já deve ter visto que os profissionais de e-Sports investem pesado nos equipamentos mais modernos e eficientes. Isso vale, em primeiro lugar, porque faça uma analogia com outras áreas. Por exemplo, um desenhista precisa ter as melhores canetas e equipamentos de edição para trabalhar, pois isso pode, de alguma forma, impactar na qualidade do trabalho. É possível fazer bons trabalhos com uma caneta de qualidade inferior? Sim, mas torna-se muito mais fácil quando você tem, por exemplo, um item ergonômico e com ponta de qualidade para trabalhar.

O mesmo vale para os jogadores de e-Sport. Para que o game rode adequadamente, é fundamental que seu dispositivo tenha as configurações que permitam a fluidez em potência máxima. Lembre-se que é importante não só o game a rodar de forma tranquila, mas também permitir a transmissão, já que isso será fundamental para colocar seu nome no mercado.

Mas não vale apenas para os dispositivos eletrônicos (como seu PC e acessórios). Também é preciso pensar em como manter a sua qualidade de vida no dia a dia, como ter equipamentos ergonômicos (cadeira, teclado, mouse, mesa) e, também, treinar o seu corpo para lidar com o número de horas em que ficará sentado no dia a dia, para evitar dores causadas por enfraquecimento muscular.

Mantenha os treinos

Como falamos, como toda profissão, o desempenho melhora de acordo com seu treino e especialização. Quanto mais você se dedicar, menos erros cometerá, ganhará maior agilidade e poderá ter maiores chances de destacar-se com uma habilidade específica exigida nas dinâmicas dos games.

Isso auxiliará você a tornar-se um grande especialista naquele jogo específico e em determinadas estratégias (o que, inclusive, pode abrir portas para que você possa conhecer outros jogos semelhantes e também ter sucesso neles).

Lembre-se, também, que tal como um esporte, o treino deve ser feito com responsabilidade e seriedade. Estabeleça horários, metodologias, leve isso com disciplina. Lembre-se: agora você está se propondo a ser um atleta, os treinos precisam ter regularidades parecidas.

Durante os treinos, é fundamental também contar com pessoas que tenham o mesmo nível que você. No início, isso será essencial para que consiga desenvolver suas habilidades. Quando estiver mais seguro, comece partidas com jogadores de alto nível, o que auxiliará a potencializar a sua evolução.

Tradicionalmente, muitos profissionais de e-Sports tem, normalmente, rotinas entre 9 a 10 horas de jogo, podendo alcançar até 12h por dia de treinos. Contudo, não é simplesmente “jogando”, mas encontrando pontos especiais de atenção e articulando pontos que podem ser seu ponto fraco.

Hoje temos, inclusive, a figura do treinador de e-Sports. Se você quiser investir na sua profissionalização, pode ser interessante contar com este tipo de auxílio para melhorar seu desempenho. Ele será responsável por identificar os pontos falhos que você precisa desenvolver e, assim, ajudar a ter um treino mais qualificado e com foco para potencializar seus pontos fortes.

Divulgue suas partidas

Se nas “profissões tradicionais” temos a demanda por sermos vistos para conseguir melhores oportunidades de trabalho, isso vale também para quem deseja atuar de forma profissional com e-Sports. Para conseguir ser chamado por grandes times e ser reconhecido como um bom gamer profissional, é fundamental divulgar suas partidas.

Para isso conte com as plataformas tradicionais de streaming. Algumas delas são:

  • Twitch;
  • Steam;
  • Google Stadia;
  • GeForce Now;
  • xCloud;
  • PlayStation Now;
  • YouTube.

Faça amizades com outros jogadores profissionais

Você já deve ter percebido que a maior parte dos jogadores profissionais de e-Sports nunca estão sozinhos, não é mesmo? Nesse universo, é muito comum ter o apoio de amigos da área que vão ajudá-lo a ter maior visibilidade na área.

Isso vale, principalmente, para que você possa desenvolver suas habilidades como jogador profissional e abrir portas. Afinal, esses amigos podem indicar seu nome para participar de times e, assim, ter maiores chances de começar sua carreira profissional o quanto antes.

Entre em um time de e-Sports

Chegou a um ponto no qual é possível potencializar sua participação em partidas oficiais? Então é a hora de elevar o nível e prospectar sua carreira de jogador profissional entrando em um time de e-Sports. Lembra-se que falamos sobre divulgar suas partidas? Pois é, elas servirão, neste momento, como um portfólio para ter maiores chances de sucesso.

Alguns times possuem maior tradição em determinados games. Por isso, lembra-se que falamos sobre se especializar em um determinado jogo? Isso poderá ser a sua chance de obter melhores resultados nessa prospecção.

Toda a trajetória que trouxemos até aqui auxiliará você neste ponto. Vamos trazer um exemplo prático. Se você especializou-se em League of Legends (um dos maiores e-Sports atualmente), provavelmente tem horas de partidas que estão presentes em sua conta nos sites de streaming de jogos, mostrando sua consistência como jogador.

Fique atento às oportunidades

Com a expansão dos e-Sports, tanto as produtoras quanto organizadores de eventos estão sempre criando novas oportunidades para trazer novos nomes para a área. Muitos deles, inclusive, são feitos justamente para revelar nomes para entrar em times profissionais.

Por isso, estar atento, principalmente, para esses eventos específicos, é fundamental para poder aproveitá-las melhor. Além disso, nesses momentos, é possível chamar atenção de potenciais investidores e patrocinadores para sua carreira, começando a tornar, de fato, suas atividades ainda mais profissionais.

Por mais que as transmissões possam torná-lo mais conhecido, são as participações nos eventos que fazem com que você possa ser reconhecido, de fato, como um jogador profissional mesmo. Ou seja, a participação nos eventos podem ser o verdadeiro ponto de virada em sua carreira!

Conheça as principais oportunidades para quem é apaixonado por e-Sports

As principais oportunidades atualmente atuam em duas frentes: participar de campeonatos consolidados e que possuem espaço para quem está chegando agora, chamando atenção de profissionais que querem novos talentos para os times (é o caso, por exemplo, de LoL, CS, Dota, Free Fire, entre outros); ou então começar a conhecer novos jogos e que, portanto, tenham menos concorrentes de novos atletas para chamar a atenção para esses novos campeonatos.

Essa é a principal forma de garantir maior visibilidade para quem é apaixonado por e-Sports. As principais competições que temos hoje no Brasil são:

  • CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends);
  • MSI (Mid-Season Invitational – League of Legends_;
  • CS:GO;
  • Worlds (World Champhionship de League of Legends);
  • LBFF (Liga Brasileira de Free Fire);
  • VCT Brazil (Valorante Challengers Brazil);
  • Wild Tour Brasil (Wild Rift).

Mas, como falamos, é importante considerar que temos novos e-Sports sendo lançados e, portanto, pode ser muito interessante entrar nessas brechas para destacar-se e tornar-se um grande profissional de e-Sports. Por isso, esperamos que essas dicas tenham ajudado você neste processo e possa buscar a realização dos seus sonhos nessa área.

E aí, o que acha de se tornar um jogador profissional de e-Sports? Conhece outros amigos e colegas que tenham interesse em atuar nessa área? Então compartilhe este post imperdível em suas redes sociais e leve-o para quem também tem interesse na área.

Pin It on Pinterest

Share This