Quem atua ou pretende atuar na área de design sabe a importância da tipografia no desenvolvimento de um projeto. Ela tem uma função especial na comunicação visual ao transmitir uma mensagem para as pessoas. Com um número maior de opções, é possível criar artes mais originais. Por causa disso, baixar fontes da internet é praticamente uma atividade comum na rotina desses profissionais.

Mesmo para aqueles que ainda não atuam profissionalmente, mas criam projetos gráficos com a intenção de montar um portfólio, existe a necessidade de conhecer novas fontes. Portanto, é bastante válido descobrir as melhores páginas na internet para achar as tipografias que combinam mais com a proposta de um determinado trabalho.

Neste breve guia, selecionamos seis sites em que você pode fazer download de diferentes tipos de fontes produzidas por designers importantes. E o melhor de tudo, elas são disponibilizadas gratuitamente. Sem dúvidas, logo essas páginas vão conquistar espaço na sua barra de favoritos. Pronto para conhecer um pouco mais do mundo da tipografia?

1. Google Fonts

O Google Fonts é uma plataforma de uma das gigantes da internet em que é possível selecionar e baixar fontes bem facilmente. Ela tem um vasto acervo com uma ampla diversidade de modelos disponíveis gratuitamente. Porém, os usuários vão encontrar web fontes que são tipografias licenciadas apenas para uso na internet, como em sites, blogs e páginas não comerciais.

Com uma breve pesquisa, o usuário encontrará fontes bem conhecidas de quem está sempre visitando diversos sites da web. A Ubuntu, criada pelo designer Dalton Maag, e a Josefin Sans, desenvolvida por Santiago Orozco, são ótimos exemplos. Elas são bem aplicadas em sites corporativos por transmitir seriedade, ao mesmo tempo em que ajudam as páginas a carregar mais rapidamente.

Embora seja disponibilizado somente na língua inglesa, o serviço é bastante intuitivo. A ferramenta do Google ainda permite fazer testes mexendo no tamanho da fonte ou aplicando recursos como negrito e itálico, por exemplo. Segundo o próprio site, sua missão é fazer a internet mais bonita, rápida e aberta por meio de ótimas tipografias voltadas para o ambiente digital.

2. Da Font

Um dos sites referência para quem costuma baixar fontes de forma gratuita, o Da Font apresenta diferentes tipografias que podem ser utilizadas tanto online quanto em programas do desktop, como o Adobe Photoshop e o Microsoft Word. Elas estão separadas por temas, como Fantasia, Estrangeira, Básica e até mesmo Gótica.

Lá estão disponíveis fontes famosas e utilizadas em diferentes ocasiões. Entre elas está Geraldine, a criação manuscrita com linhas finas do estúdio Geranium Space, que é bastante utilizada em projetos relacionados à moda e à feminilidade. Já a divertida Spring Holiday é uma opção perfeita para títulos, que foi desenvolvida pelo designer Muammar Khalid.

O site ainda oferece um FAQ em português que esclarece diversas dúvidas dos usuários, como a instalação das fontes em diferentes sistemas operacionais como Windows, Linux e Apple. Além de ser muito simples de usar e confiável, a pessoa pode escolher fazer uma doação para os autores das fontes como agradecimento.

3. Pixelify

Formada por uma comunidade de designers gráficos espalhados pelo mundo inteiro, o Pixelify é outra opção para encontrar tipos de fontes diferentes e com alta qualidade. Fundada pelo finlandês Mats-Peter Forss, a plataforma compartilha diferentes modelos de fontes, mas as fontes manuscritas são a sua maior especialidade.

Explorando o site, é possível baixar fontes bem elaboradas e modernas como Wirepop, desenvolvida pelo estúdio Frog Phic, que pode ser utilizada para criar identidades visuais e até mesmo para artes de casamentos. Com uma personalidade mais forte, a Ristica, criação do designer Holis Majid, é muito bem empregada em artes voltadas para o público jovem.

Todas as fontes são disponibilizadas gratuitamente, porém, a única exigência dos administradores é que os criadores sejam creditados pelos usuários. Uma forma simples de colaborar com a divulgação dos trabalhos dos envolvidos e contribuir com o crescimento dessa comunidade colaborativa.

4. Pixel Surplus

Diferente dos sites citados anteriormente, o Pixel Surplus é uma página que vende produtos e serviços para designers, como templates e gráficos. Mas, por ser uma plataforma colaborativa, ela disponibiliza muitos conteúdos gratuitos. Entre eles, há diversas fontes de excelente qualidade que se encaixam bem com trabalhos publicitários e criativos.

Nesse site, encontramos fontes como a Elephant Outline, desenvolvida por Vladimir Fedotov, que se adapta perfeitamente a projetos com propostas mais rústicas e sérias, como academias de boxe. Enquanto a Rockstar, criada por Efe Gürsoy, é mais elaborada e apresenta um formato manuscrito que combina bastante com decorações modernas e joviais.

Exemplos como esses são encontrados na área Freebies, espaço em que o Pixel Surplus oferece periodicamente novos modelos de tipografias. Por isso, a sugestão é acompanhar a página de perto para sempre ter oportunidade de baixar fontes criativas, muito bem desenvolvidas e, até mesmo, inéditas.

Outros sites para baixar fontes

Nesta lista, já citamos as quatro principais páginas para encontrar fontes incríveis em diferentes formatos. Porém, ainda vale citar brevemente mais dois sites com conteúdos bastante ricos para download de tipografias.

O primeiro, é o brasileiro Só Fontes, que disponibiliza mais de 25 mil fontes para download gratuitamente. Seu diferencial é ser focado nos modelos True Type, que são facilmente adaptáveis a diferentes tamanhos e recomendadas para impressão com qualidade. Lá é possível encontrar desde as tipografias mais simples até as mais elaboradas e com desenhos.

Oferecendo mais de 30 mil tipos de True Types, o Net Fontes é outro espaço para pesquisar diferentes fontes. A página divide o material em diversas categorias e subcategorias com temas específicos. Entre elas, está a Holiday, em que são agrupadas tipografias referentes a importantes datas, como Páscoa, Halloween e Natal.

Com essas seis opções de sites para baixar fontes de forma gratuita, certamente vai ser muito mais simples encontrar a tipografia certa para elaborar um projeto ou aumentar o seu portfólio. Depois é só exercitar a criatividade para apresentar um excelente produto final.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e não perca as novidades sobre design e outros temas relacionados!

Pin It on Pinterest

Share This