Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar alguma pessoa com acesso à informação que nunca tenha jogado ou ao menos conheça o clássico Pac-Man. Seu primeiro jogo, lançado em 1980, é um dos mais jogados da história e uma referência da cultura pop nos dias atuais.

Por isso, separamos aqui algumas curiosidades sobre o Pac-Man, seja para relembrar os tempos de infância ou para saber um pouco mais sobre esse

verdadeiro mito dos videogames. Vale a pena conferir:

Toru Iwatani (da foto) teve a ideia para o personagem enquanto comia uma fatia de pizza! Imagem:Financial Times

 

1. O início de tudo

O primeiro jogo foi desenvolvido para a empresa Namco pelo japonês Toru Iwatani, que também chegou a desenvolver outros jogos, embora nenhum tenha atingido o mesmo sucesso do Pac-Man.

 

Cena da série “Pac-man e as aventuras fantasmagóricas”. Imagem:cartoonbrew

 

2. Nas telinhas e nas telonas

No ano de 1982, os estúdios Hanna-Barbera transformaram o jogo em desenho animado e Pac-Man foi parar na televisão, mas a série teve apenas 2 temporadas. Porém, em 2013 o personagem voltou à TV em Pac-Man e as Aventuras Fantasmagóricas. Já nos cinemas, ele foi um dos protagonistas do filme Pixels em 2015, além de ter recebido referências em outros filmes voltados ao público gamer, como Scott Pilgrim contra o mundo (2010) e Detona Ralph (2012).

 

Tem gente que acha que “Puck-man” era um nome melhor. Imagem:Satoshi Matrix

 

3. Mudanças no nome

Quando foi criado, o personagem recebeu o nome de Pakkuman. Já no ocidente, o nome foi adaptado para Puck-Man, já que ele se parecia com um disco de hóquei (puck). Porém, esse nome foi alterado quando os desenvolvedores perceberam que vândalos poderiam facilmente alterar  os nomes nos fliperamas. Já no Brasil, o personagem ganhou o apelido de Come-Come.

 

4. Pac-Man virou música

Em dezembro de 1981 a dupla Buckner & Garcia lançou a música “Pac-Man Fever”, que alcançou o 9º lugar nas paradas de sucesso da Billboard. O single vendeu mais de 2,5 milhões de cópias.

A Ms.Pacman surgiu após os desenvolvedores perceberem que o game teve muito sucesso com o público feminino. Imagem:Playstation Store

 

5. Continuações

Em 1981 foi lançado o título Ms. Pac-Man, uma versão feminina que é esposa do personagem. Logo depois foi a vez do Pac-Man Jr., que usava um boné com hélice. Já em 1994, a Namco lançou Pac-Man 2: The New Adventures para Super Nintendo e Mega Drive.

Mais recentemente, em 2010, foi lançado Pac-Man Championship Edition DX, uma releitura multicolorida e competitiva do jogo clássico com versões para fliperamas, celulares e PC.

Pacman teve 7 milhões de cópias vendidas no Atari 2600. Imagem:abc13

 

6. Fenômeno de vendas

Pac-Man foi o jogo mais vendido para o console Atari 2600. Com mais de 7 milhões de cópias vendidas, supera com tranquilidade o segundo colocado: Pitfall. Já o game Ms. Pac-Man foi o 12º jogo mais vendido para Mega Drive. Na era dos smartphones, o Come-come também fez um baita sucesso, com mais de 30 milhões de jogos vendidos nos Estados Unidos.

O recordista (Billy Mitchel) foi interpretado pelo Peter Dinklage no filme “Pixels”! Imagem:Flicks And The City Clips

 

7. Recorde de pontos

O norte-americano Billy Mitchell é o recordista mundial de Pac-Man. Billy conseguiu obter 3.333.360 pontos em 256 fases (o máximo do jogo) após jogar por mais de 6 horas sem perder uma vida sequer.

Pacman no jogo “Street Fighter X Tekkern”. Imagem:NeoGAF

 

8. Pac-Man em outros jogos

Pac-Man e sua esposa participam como corredores no jogo Mario Kart Arcade GP, de 2005. Já em Street Fighter x Tekken, Pac-Man luta controlando um robô Mokujin.

Em 2014, Pac-Man passou a fazer parte do time de lutadores da franquia Super Smash Bros., da Nintendo.

Gostou de conhecer todas essas curiosidades sobre o Pac-Man? Então, não deixe de conferir nosso post especial sobre a história do jogo.

Pin It on Pinterest

Share This