Publicitário de formação, Stan Lee é um ótimo exemplo de pessoa criativa e que revolucionou sua área de atuação. A mente por trás dos principais heróis da Marvel Comics começou sua carreira aos 17 anos, completando textos das páginas das revistas do Capitão América em 1941.

Após uma breve passagem pela área de comunicação do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, o autor passou a escrever histórias de gêneros variados para a Timely Comics — futura Marvel Comics — durante a década de 50. Criando heróis e vilões que ajudaram a formar um gigante universo nas histórias em quadrinhos, logo ele se tornou o principal nome da editora apelidada “Casa de Ideias”.

Décadas se passaram e os personagens de Stan Lee se tornaram parte importante da cultura pop. Com a expansão do Universo Cinematográfico da Marvel, dificilmente eles serão esquecidos pelo público. Quer saber um pouco mais sobre a origem dos principais heróis criados pelo autor? Então acompanhe este guia com 6 personagens que surgiram da cabeça de Stan Lee!

1. O amigo da vizinhança: Homem-Aranha

Uma lista sobre os principais personagens de Stan Lee só poderia começar com Homem-Aranha. O super-herói aracnídeo surgiu de uma parceria com o quadrinista Steve Ditko. Um dos principais ícones das histórias em quadrinhos teve sua primeira aparição na revista Amazing Fantasy #15 em agosto de 1962.

Ao ser picado por uma aranha radioativa, o adolescente Peter Parker ganha poderes semelhantes aos do artrópode. Morando com a tia May Parker, o garoto órfão precisa lidar com os problemas comuns da adolescência ao mesmo tempo em que enfrenta diversos inimigos que perturbam a paz de Nova Iorque.

Homem-Aranha é um dos representantes da era de Prata das HQs. O mais humano dos super-heróis, suas histórias retratam diversos momentos de superação. É com a morte do Tio Ben, por exemplo, que ele aprende uma das mais famosas lições: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

2. Uma família de heróis: O Quarteto Fantástico

Criado por Lee e pelo ilustrador Jack Kirby, a família de super-heróis Quarteto Fantástico foi apresentada ao público em novembro de 1961. A origem é contada no primeiro número da revista do grupo: quando um foguete espacial é exposto a uma tempestade de raios cósmicos, os quatro tripulantes da nave recebem poderes especiais.

Reed Richards passa a ser o elástico Senhor Fantástico, Sue Storm se torna a Mulher Invisível, Johnny Storm se transforma em Tocha Humana e Ben Grimm tem sua forma alterada para o gigante Coisa. Como uma família, os personagens não eram perfeitos e tinham que lidar com suas diferentes personalidades. As brigas familiares precisaram ficar de lado quando eles se viram obrigados a enfrentar o tradicional inimigo Doutor Destino.

Há rumores de que o Quarteto Fantástico foi uma resposta à Liga Da Justiça da DC Comics. Na época, a editora rival finalizava as primeiras histórias da equipe formada por super-heróis. Para não ficar para trás, a família com superpoderes foi a solução para disputar a atenção dos leitores.

3. Os misteriosos X-Men

A primeira aparição dos X-Men aconteceu em setembro de 1963, ao estrearem uma revista própria. As histórias de Lee e Kirby apresentavam um grupo de mutantes: seres humanos que, por uma questão evolutiva, desenvolvem habilidades especiais durante a adolescência.

Comandados por Charles Xavier — o Professor X —, o primeiro time de heróis era formado por Ciclope, Fera, Homem de Gelo, Anjo e Jean Grey. Com o passar dos anos, os membros da equipe eram trocados e novos personagens foram acrescentados. Sem dúvidas, o mais famoso deles é o Wolverine, que foi criado pelos autores Len Wein e John Romita.

No início, os X-Men representavam as dificuldades enfrentadas pelas minorias — principalmente o movimento afro-americano dos anos 60. Isso fica claro ao observar como os pontos de vistas do Professor X e do Magneto eram semelhantes aos líderes negros Martin Luther King e Malcolm X, respectivamente. Enquanto o primeiro utiliza o diálogo como uma forma de ser aceito pela sociedade, o segundo tem posições mais radicais e agressivas.

4. O invencível Homem de Ferro

O gênio, bilionário, playboy e filantropo Tony Stark foi criado em parceria com o roteirista Larry Lieber e os ilustradores Jack Kirby e Don Heck. O Homem de Ferro fez sua primeira aparição na revista Tales of Suspense #39, em março de 1963.

Na história original, o personagem de Stan Lee é vítima de um atentado a bomba na guerra do Vietnã, e os estilhaços ficam alojados no seu coração. Gravemente ferido, ele é capturado pelo líder Wong Chu, que o obriga a criar uma poderosa arma. Entretanto, o herói cria uma armadura capaz de derrotar os inimigos e mantê-lo vivo.

Nas suas primeiras histórias, o Homem de Ferro foi uma maneira dos autores explorarem temas como o uso das tecnologias durante a Guerra Fria. Com o passar dos anos, questões contemporâneas sobre as tecnologias militares passaram a ser alguns dos assuntos centrais das HQs de Tony Stark.

5. O homem sem medo: Demolidor

Demolidor foi uma forma de mostrar que até mesmo deficientes podem ser grandes heróis. A parceria com o artista Bill Everett estrelou sua própria revista em abril de 1964, e logo foi apelidado de “O Homem Sem Medo”.

Quando criança, um caminhão com carga radioativa tombou ao lado de Matt Murdock e o material que atingiu seus olhos o deixou cego. Em contrapartida, seus demais sentidos foram ampliados. Sua audição passou a funcionar como um sonar e seu olfato ficou muito mais apurado.

As histórias do personagem de Stan Lee sempre foram muito mais sombrias desde sua origem. Murdock resolveu agir como vigilante como forma de conseguir justiça pela morte do seu pai, que foi assassinado por membros de uma máfia por trás de lutas de boxe. Assim, ele passa a proteger o bairro de Hell’s Kitchen em Nova Iorque durante a noite, enquanto de dia, atua como um simples advogado.

6. O rei de Wakanda: Pantera Negra

Um dos últimos personagens a conquistar espaço no Universo Marvel nos cinemas, Pantera Negra já tem mais de 50 anos de histórias. O primeiro herói de origem africana a ter a história lançada por uma grande editora é mais uma parceria entre Lee e Kirby. O personagem fez sua primeira aparição na revista Fantastic Four #52 de julho de 1966.

Protetor do país fictício Wakanda, o rei T’Challa herda as habilidades do Pantera Negra de forma mística por conta dos seus antepassados. Elas são heranças que foram transmitidas por gerações, assim como a roupa feita de vibranium — um dos materiais mais resistentes do mundo.

Por um breve período, em 1972, Pantera Negra mudou o nome para Leopardo Negro para evitar associações com o partido americano dos Panteras Negras. No entanto, os fãs já estavam acostumados com o título do personagem, que retomou o nome original no mesmo ano em Avengers #105.

Outros personagens de Stan Lee

Os personagens de Stan Lee são resultados de parcerias com outros artistas que também estavam em um patamar elevado de criatividade. Juntos, eles conseguiram elaborar um universo rico e que continua influenciando muitos jovens a lerem histórias em quadrinhos — ou seja, ele não é apenas um simples senhor que aparece em todas as produções da Marvel.

Além dos citados nesta lista, ainda existe uma infinidade de heróis que merecem ser lembrados: O Incrível Hulk, Thor, Doutor Estranho, Gavião Arqueiro e Homem-Formiga — todos elementos importantes dos recentes filmes da saga Os Vingadores, outra equipe dos quadrinhos que surgiu da cabeça de Stan Lee.

Gostou deste conteúdo e quer mais informações sobre a cultura pop? Então assine a nossa newsletter para receber vários outros conteúdos do mundo do entretenimento diretamente na sua caixa de e-mails!

 

Pin It on Pinterest

Share This