Você sabia que cada ano tem sua cor principal? Aliás, a cor da Pantone em 2017 foi escolhida. Ela traz também 9 outros tons e 10 cartelas cromáticas que influenciarão a moda, o design, a arquitetura e demais áreas criativas.

Quer saber mais sobre esse assunto, descobrir como as cores são eleitas e conhecer mais sobre a tonalidade que vai colorir o ano de 2017? Vamos lá!

FOTO-1

Fonte: blogdivasbf4ever

O que é a Pantone?

Quando falamos em cor, lembramos da Pantone. Sediada em Nova Jérsei, Estados Unidos, a empresa é conhecida no mundo todo por seu sistema de cores, muito usado na indústria gráfica.

Anualmente, a companhia lança seus Guias Pantone, uma coleção de cores baseada na luminância, com tons que variam entre os mais claros e os mais escuros. A ideia desse sistema é facilitar e padronizar a especificação de uma cor.

Para você entender melhor, imagine que um designer gráfico precise imprimir um trabalho com o vermelho Pantone 15-4020. Essa tonalidade será a mesma em qualquer parte do mundo. É bem mais seguro do que pedir um subjetivo “vermelho sangue” ou “vermelho vivo”.

Com toda sua autoridade nesse universo, a Pantone virou referência no segmento e começou a definir também as cores principais para cada ano.

enhanced-15406-1449158117-2

Fonte:Buzzfeed

Como a Pantone escolhe a cor do ano?

A cor do ano não é definida por um processo simples. Ela é resultado de um minucioso estudo feito ao longo do ano pelo Pantone Color Institute, uma equipe formada por profissionais de diversas áreas.

Desde 1999, os pesquisadores da Pantone percorrem os quatro cantos do mundo e observam como as pessoas se comportam nas pequenas e grandes cidades. As informações registradas são analisadas minuciosamente. O próximo passo é eleger uma cor que traduz todo esse movimento, a fim de guiar as criações do ano seguinte.

PANTONE-Color-of-the-Year-2017-Greenery-15-0343-leaves-2732x2048-1200x900 (1)

Fonte:Forbes

Qual a cor da Pantone em 2017?

O ano de 2017 já tem sua cor. Ela foi batizada de Greenery 15-0343 e consiste em um verde com amarelo intenso que sugere uma atitude de recomeço e renovação para esse período.

Segundo a própria Pantone, Greenery é a cor da esperança e da união do ser humano com a natureza. Ela representa os primeiros dias da primavera, como um sopro revigorante em meio a um mundo caótico. Mostra que é preciso parar e respirar em busca de dias melhores. O toque de amarelo em Greenery é uma referência ao sol, a luz que simboliza a força de que precisamos nos dias de hoje.

Desde 2000, o verde (representado em diversos tons) foi eleito 4 vezes como a cor do ano: Aqua Sky (2003), Blue Turquoise (2005), Turquoise (2010) e Emerald (2013). É curioso perceber que, diferentemente do verde mais luxuoso de 2013, o Greenery representa o contrário: minimalismo.

Como é a cartela de cores deste ano?

Greenery é a estrela de 2017, mas não vem desacompanhada. Além dela, o Spring 2017 Color Report traz também 9 tons que harmonizam com a escolha principal: Island Paradise, Flame, Lapis Blue, Primrose Yellow, Island Paradise, Hazelnut, Kale, Pink Yarrow e Pale Dogwood.

O conjunto das 10 cores oferece ainda sugestões de paletas que combinam entre si e são tendências para as criações de 2017: Transitions, Ethereal Material, Grand Canyon, Forest Floor, Rev it Up, Fathomless, Analogous, Moody Blooms, Deep Rooted e Calm it Down.

Assim, apresentamos a você as cores da Pantone em 2017. Fique de olho, pois você poderá vê-las por aí, presentes nas criações mais interessantes do novo ano que se inicia.

E se você quer saber ainda mais sobre as novidades do mundo do design, siga-nos agora mesmo nas redes sociais: acesse nosso FacebookTwitterInstagram e YouTube!

Pin It on Pinterest

Share This