Formar em um bom curso de design de jogos pode abrir as portas de um mercado global que levantou a receita estimada de 159,3 bilhões de dólares em 2020, segundo uma pesquisa da Newzoo, mais que as indústrias cinematográficas e fonográficas juntas. Um dos poucos setores que aceleraram o seu crescimento durante a pandemia, a indústria de jogos tem uma forte demanda por profissionais especializados, mas nem sempre é fácil entrar nesse mercado.

Seja para buscar emprego em uma grande empresa, seja para empreender em seu próprio estúdio de jogos digitais, quem quer ter sucesso na área precisa de uma sólida formação técnica e de disposição para encarar um caminho de longo aprendizado pela frente — e um curso de design de jogos é um dos poucos atalhos nessa jornada. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!

O que é preciso aprender para trabalhar com games?

Desenvolver jogos eletrônicos é um tipo de trabalho multidisciplinar, ou seja, envolve a colaboração de diferentes áreas criativas em um único produto. Portanto, não basta ser um excelente artista visual ou um programador ninja: é preciso contar com essas e muitas outras competências para criar um game.

Dependendo do jogo em questão, as habilidades envolvidas podem variar significativamente, mas é bem usual que desenho, animação, programação, sonoplastia e roteiro sejam algumas das qualificações necessárias para tirar uma ideia do papel e transformá-la em um produto real.

No entanto, além de todas essas e outras, existe uma disciplina que é central no desenvolvimento de jogos: o game design. O game designer é o profissional que elabora os sistemas e as mecânicas do jogo, ou seja, as regras que regem a experiência e a interação do usuário.

A visão do game design guia todo o desenvolvimento do produto e, quando não existe esse papel formalizado no time, a responsabilidade acaba despedaçada entre os outros profissionais, o que resulta em jogos incoerentes, cheios de bugs ou, mais usualmente, inacabados.

Isso não quer dizer que você precisa ser game designer para trabalhar em um jogo eletrônico, mas mesmo quem quer se especializar em outra área dentro do desenvolvimento de games deve conhecer um pouco de game design para integrar melhor o seu trabalho ao do resto do time.

Existem casos de autores que, com talentos extraordinários e uma dedicação de anos, se empenharam em desenvolver um jogo sozinhos, sem a ajuda de uma equipe, como o Braid, de Jonathan Blow, ou o Stardew Valley, de Eric Barone. Mas, dentre milhares que tentaram, são poucos os bem-sucedidos: o mais comum é contar com uma equipe, que pode ser tanto um time pequeno quanto um gigantesco. O Cyberpunk 2077, por exemplo, envolveu mais de 500 desenvolvedores.

Portanto, para trabalhar com jogos eletrônicos, é importante saber o que é game design, se especializar tecnicamente em uma área e, idealmente, formar uma equipe multidisciplinar capaz de preencher todas as lacunas técnicas para o desenvolvimento do produto. Felizmente, com um bom curso de design de jogos, é possível conseguir as três coisas.

Como saber se um curso de design de jogos é bom?

Como o mercado de jogos está em alta, é natural que muitas instituições de educação ofereçam cursos voltados para a formação de profissionais na área, já que a demanda por mão de obra especializada é crescente. Mas nem todos são boas opções.

Faculdades com escolas de artes visuais ou animação tendem a construir grades totalmente focadas nessa parte do desenvolvimento, enquanto outras escolas, com uma equipe de professores veterana da ciência da computação, direcionam seus cursos de design de jogos para o código e para as linguagens de programação. E, claro, existem instituições oportunistas que criam um curso de design de jogos com uma grade incoerente, professores que nunca trabalharam na área e um baixo orçamento nos materiais didáticos.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro com opções inferiores, é crucial saber como escolher uma boa formação. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar a identificar a qualidade do curso de design de jogos antes de fazer a matrícula.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a existência do game design na grade. É fundamental que ele seja central na formação e, idealmente, deve aparecer já nas primeiras disciplinas. Existem cursos sem disciplinas de game design ou level design, o que não só é uma falha no currículo, mas também pode prejudicar o direcionamento do profissional na área.

Ainda na análise da grade, é importante verificar se existem disciplinas variadas que abrangem, pelo menos, uma boa parte do espectro do desenvolvimento de jogos. Um bom modelador 3D não precisa obrigatoriamente ser craque em Unity, mas se ele teve uma noção da engine na sua formação, com certeza será um profissional mais capaz.

Depois de conferir a grade, é interessante se informar sobre os professores da escola. Isso pode ser feito pelo LinkedIn ou mesmo ligando na instituição e perguntando sobre eles. Nem sempre os melhores mestres têm vasta experiência na área: muitos focam sua vida profissional na academia. Mas, ainda assim, é legal conhecer os currículos para ter uma prévia do que eles passarão na sala de aula. Por fim, não deixe também de pesquisar sobre os ex-alunos do curso. Peça indicações ou pesquise no LinkedIn por profissionais formados na instituição e veja a direção que suas carreiras tomaram depois de graduar.

Qual o diferencial do curso Playgame da escola SAGA?

A SAGA forma profissionais para a indústria de desenvolvimento de jogos há mais de 20 anos e conta com uma equipe de professores altamente capacitados em todas as suas 16 unidades, além do curso online. O Playgame é um curso de design de jogos extremamente prático e objetivo, que combina uma formação técnica com os fundamentos da teoria que não podem faltar para quem quer trabalhar na indústria de jogos.

Na grade curricular, existem aulas voltadas para game design, arte e animação, além de capacitação na Unreal Engine, uma das ferramentas mais utilizadas no mercado profissional, empregada na criação de jogos, como Fortnite e Gears of War. Por fim, o curso de design de jogos também aborda disciplinas de produção e planejamento, de forma que o profissional consiga projetar um cronograma de desenvolvimento sólido com todas as etapas e simplificando a complexidade do projeto.

E você? Quer entrar no mercado de jogos e construir uma carreira desenvolvendo games? Dê o primeiro passo agora e inscreva-se em uma das Oficinas Gratuitas da SAGA. Tenha a sua primeira experiência com Criação de Games, Animação e Photoshop.

Pin It on Pinterest

Share This