Hoje em dia, as fontes de conhecimento estão cada vez mais descentralizadas e, como consequência, acessíveis. Não por acaso, a internet se transformou em um dos principais polos de educação da última década, possibilitando que diversos conteúdos extremamente ricos sejam publicados.

Os cursos online de animação, por exemplo, têm ganhado bastante espaço. Quem se interessa em seguir carreira nessa área certamente já considerou a hipótese de realizar o investimento na capacitação a distância, via web. Motivos para isso não faltam: é a chance de se diferenciar, aprender mais e acrescentar competitividade ao currículo.

A troca de experiências e a abertura de novas perspectivas também representam ótimas razões para fazer um curso no ambiente digital. Isso sem falar no crescimento da gama de oportunidades de trabalho. Gostaria de entender melhor sobre o assunto? Então, continue conosco por aqui e confira dicas para escolher a alternativa de curso ideal!

Defina os seus objetivos

O primeiro passo para selecionar o melhor entre os inúmeros cursos online de animação está relacionado ao autoconhecimento. Ou seja, à convicção com respeito aos próprios objetivos. Afinal de contas, trata-se de um investimento não apenas de dinheiro, mas também de tempo, um bem valioso.

Para tirar o máximo proveito do aprendizado propiciado pelo curso, a disciplina cumpre papel fundamental. E se não há motivação em busca do cumprimento de uma meta, dificilmente, existirá a disciplina necessária.

Pelo fato de ser online, a flexibilidade é alta. Por outro lado, você precisa se organizar para encontrar tempo suficiente para conferir as aulas, estudar o material e ainda finalizar todas as tarefas demandadas. Portanto, antes de qualquer outra coisa, tenha os seus objetivos bem claros para evitar desvios de foco e para manter a disciplina nos momentos mais complicados.

Considere as suas habilidades em animação

É claro que o curso consiste, justamente, em uma ferramenta para evoluir e, conforme já ressaltamos, conhecer novos pontos de vista no segmento, a partir da troca de experiências. Mas a sua aptidão atual também deve ser colocada na balança ao fazer a escolha.

Afinal de contas, é essencial ter alguma familiaridade com a área do curso. Em geral, esse aspecto está diretamente ligado à tendência de encontrar motivação para descobrir mais e mais, aprendendo e crescendo sob a ótica profissional. Se você tem boas habilidades no ramo de desenvolvimento de games, por exemplo, siga esse caminho!

Agora, se o setor que mais lhe chama atenção na indústria criativa é a edição de vídeos ou o manuseio de programas de imagem, como o Photoshop, não pense duas vezes: trilhe a trajetória em que você tem maiores chances de se destacar.

Conheça o mercado de animação

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o mercado de animação já movimentava cerca de R$ 4 bilhões por ano em 2018 no Brasil. Não restam mais dúvidas de que o segmento é bastante promissor, portanto.

E, nesse cenário, antes de investir em um dos cursos online de animação, procure entender outras nuances do mercado. As ramificações existentes dentro dele, por exemplo, podem apresentar mais vantagens ou desvantagens pensando em um futuro próximo, o que exige um conhecimento aprofundado antes de iniciar o processo de aprendizado.

Também busque o fortalecimento do seu networking. Uma boa rede de contatos faz bem em qualquer setor, e não há motivos para ser diferente ao falar de animação. Vale, então, marcar presença em eventos, sejam físicos, sejam digitais, e criar laços com pessoas e marcas do ramo, trocando informações e oferecendo colaboração em projetos.

Pesquise sobre a instituição

Condições de estrutura, ferramentas de contato à disposição do aluno, características específicas do curso, eventuais reclamações e muito mais: antes de bater o martelo sobre a decisão, colete o maior número possível de informações acerca da instituição organizadora do curso.

Essa preocupação se justifica por si só, já que é firmado um compromisso relevante entre você e ela. Ao finalizar o curso, a instituição fica marcada no seu currículo, e você integra o grupo de profissionais da animação que por lá passaram. Tudo isso influencia, ou seja, pode gerar um valor muito positivo para o futuro da sua carreira.

Portanto, evite problemas desde o começo, sejam eles de relacionamento, sejam eles de aprendizado, sejam eles, até mesmo, de caráter administrativo. Use a internet e, quando possível, converse com pessoas que tiveram experiência na instituição. Assim, a margem de erro vai diminuindo.

Priorize o custo-benefício

É importante entender, além do que já foi citado, o custo-benefício do curso. A avaliação, claro, depende do primeiro tópico do post: o seu objetivo. Se é para fortalecer o currículo, por exemplo, o investimento feito, de tempo e dinheiro, faz valer o resultado final?

A instituição, de fato, dá robustez à sua capacidade profissional para conquistar uma vaga? Ainda assim, é possível que o foco esteja no puro aprendizado, ou seja, você pode investir no curso especialmente para angariar novos conhecimentos e perspectivas profissionais. Nesse caso, o conteúdo listado na explanação parece ser promissor o suficiente?

O aspecto mais importante aqui é que você identifique, de uma forma ou de outra, os impactos positivos que colherá em curto ou longo prazo a partir da realização do curso. Se julgá-los valiosos diante do investimento, vá em frente!

Confira os recursos à disposição

Ao pesquisar informações sobre a instituição responsável pelo curso de animação, não se esqueça de verificar os recursos colocados à disposição dos alunos. Mesmo 100% digital, é essencial a entrega de alternativas que permitam uma imersão relevante em conteúdos didáticos, além de quaisquer atividades relacionadas.

Afinal de contas, é necessário muito mais do que apenas um dispositivo para conferir as aulas com conexão à internet. Hoje em dia, existem recursos incríveis, como bibliotecas digitais, cursos de extensão, sugestões de colocar o aprendizado em prática etc.

Agora que você conhece as principais questões a avaliar para escolher o melhor dos cursos online de animação, que tal se inscrever em uma Oficina Gratuita de Animação da SAGA? Essa pode ser uma ótima oportunidade para você conhecer esse trabalho criativo e quem sabe, iniciar a sua carreira como animador digital.

Curtiu o post e quer conferir mais informações sobre todos os cursos da SAGA? Então, aproveite a visita e acesse o nosso site!

Pin It on Pinterest

Share This