Dia 21 de julho é o Dia do Cosplay! Responsável por unir pessoas, criando laços verdadeiros em qualquer lugar do mundo, essa arte merece uma data para chamar de sua, e a celebração normalmente esbanja criatividade e momentos marcantes.

A repercussão nacional de eventos de cosplay mostra que o Brasil é um dos países de maior força da comunidade cosplayer. Personagens de animes, mangás e games já rechearam as ruas de várias grandes cidades, festejando e disseminando a cultura a partir de suas principais características: originalidade e diversão.

Em tempos de pandemia, porém, a festa não pode ser presencial. Fato é que, conhecendo a inteligência e a excentricidade dos cosplayers br, de algum jeito o Dia do Cosplay 2020 vai figurar no noticiário. Continue lendo e confira o conteúdo que preparamos em homenagem à data!

Qual é a origem do Cosplay?

Costume” + ”roleplay” = Cosplay. Em uma tradução livre do inglês, podemos definir o termo como algo do tipo ”brincar de se fantasiar”. É claro que tudo vai muito além de mera vestimenta, afinal de contas um cosplayer não se inspira somente na roupa do personagem representado, mas também nos movimentos e no comportamento.

Por ser bastante popular na Ásia, especialmente em países como Coreia do Sul e Japão, é normal imaginar que o Cosplay surgiu na Terra do Sol Nascente. Errado! A origem desse hobby, que, na verdade, já virou até um estilo de vida para várias pessoas, remete à década de 1930 nos Estados Unidos.

Dois garotos surgiram com fantasias de trajes espaciais, como astronautas, na primeira edição da Worldcon, em Nova York. O impacto positivo foi estrondoso, o que fez com que os eventos seguintes ficassem marcados pela presença de gente vestindo os mais diversos tipos de fantasia de ficção científica.

Como resultado desse sucesso, criou-se um concurso para definir o vencedor do prêmio de melhor fantasia. Até então, não havia identificação padronizada para o costume, mas, já na década de 80, um japonês de passagem pelos EUA mudou definitivamente a história do movimento Cosplay no mundo. Mudou, não: na verdade ele inventou o conceito.

Explicamos: Nobuyuki Takahashi visitou a Worldcon em 1984 e, como bom diretor de estúdio de arte, acabou impressionado pela irreverência dos participantes da convenção. De volta ao país natal, ele não apenas difundiu a prática: também promoveu divulgações científicas sobre ela e definiu o nome de Cosplay para chamá-la.

O boom do Cosplay era o que faltava para o surgimento de uma indústria da área, envolvendo publicações em revistas, eventos oficiais, lojas específicas e a evolução de carreiras profissionais voltadas ao tema. O que aconteceu nos anos 90 e 2000 todo mundo sabe, em um mundo conectado que apenas fortaleceu o movimento cosplayer globalmente.

Por que celebrar a data?

O dia 21 de julho, Dia do Cosplay, não merece festejos apenas porque é uma data voltada à manifestação dos apaixonados pelo hobby. A origem da prática, conforme vimos acima, ajuda a enfatizar o fato de que ela se transformou em um fenômeno social capaz de dar luz a importantes aspectos do mundo atual.

Usar uma fantasia do personagem favorito é uma eficiente forma de empoderamento e ganho de autoconfiança. Trata-se, sobretudo, de todo um processo criativo que rompe as barreiras da estética e das roupas, significando a quebra de paradigmas a partir da representação fiel de alguém (ou algo).

Temperamentos, sensações e personalidades distintas estão incluídas no ”pacote” da fantasia. Quando um cosplayer se expressa, ele mostra à sociedade traços de seu jeito de ser e pensar. Afinal, como já mencionado, o que começou como um hobby ganhou ares de estilo de vida.

O mais interessante disso tudo é a maneira peculiar com que cada cosplayer se manifesta, mesmo que interpretando um mesmo personagem. Forma-se um mix entre a personalidade de quem se fantasia e de quem está sendo representado nela. Existem semelhanças, é claro, mas cada detalhe diferente significa um mar de identidades.

Quais são os eventos de Cosplay mais famosos?

Neste 2020 tudo é completamente distinto do que estamos acostumados, mas o Dia do Cosplay seguirá existindo quando a pandemia passar e o mundo voltar, aos poucos, ao normal.

Por isso, se você se sente representado pelo movimento cosplayer e quer, além de entender todo o contexto histórico dele, conhecer os principais eventos de repercussão global, confira a lista a seguir:

  • Anime Friends — realizada em São Paulo, mais precisamente no Anhembi em todo mês de julho (a edição 2020 foi, lógico, cancelada), essa convenção costuma trazer atrações de fora do país, com palestras, shows, ambientes temáticos, dublagens e várias categorias de prêmios;
  • Wizard World Comic Con — grupo de conveções que gira os Estados Unidos com foco nas grandes cidades, esse evento é bastante acessível por conta da quantidade altíssima de participantes permitidos, referência a nível mundial;
  • Japan Expo — a edição 2020 precisou ser adiada, encerrando 16 anos consecutivos de frequência. Olha a pegadinha, pois, apesar do nome, a Japan Expo tem sede em Paris, apesar de ser 100% baseado na cultura japonesa, com atrações incluindo xadrez, origami, artes marciais, caligrafia nipônica e rock Visual-Kei;
  • World Cosplay Summit — inaugurada em 2003, a chamada ”Copa do Mundo de Cosplay” é anual, sempre no Japão, englobando o que há de melhor na comunidade cosplayer. A curiosidade: o Brasil venceu o torneio em 2006, 2008 e 2011;
  • Dragon Con — a originalidade é o forte desse evento, em que há concursos de ficção científicas e vários desfiles, por exemplo. Figuras conhecidas já participaram do Dragon Con, coom Billie Piper e Adam West.

Conforme observamos, a força do Dia do Cosplay é bastante significativa a nível global. Seja no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão ou na Europa, esse hobby (ou estilo de vida, como queira) já desempenha papel significativo entre as maiores representações culturais.

A comunidade cosplayer não para de crescer e, por isso, temos uma sugestão para você. Aproveite a visita ao blog e conheça seis dicas essenciais para o seu primeiro Cosplay!

Pin It on Pinterest

Share This