Imagine uma experiência prazerosa e relaxante! Essa é a sensação de um desenhista que sabe usar as técnicas de desenho no seu dia a dia. Adotar esses métodos faz o artista criar artes que fazem total sentido em sua exposição!

Não existe apenas uma técnica. São várias! Com longas horas de trabalho atrás do seu cavalete ou skatchbook, dá para se tornar um artista completo. É só explorar todos os recursos para obter os melhores resultados em seus incríveis desenhos.

Pensando em trazer maiores detalhes sobre esse tema, elaboramos este post com dicas, exercícios e técnicas que vão facilitar o seu dia a dia. Curioso para ter acesso? É só curtir essa prazerosa leitura. Confira!

Dicas para desenvolver incríveis desenhos

O ato de desenhar não tem a ver com dom, mas com treino e disciplina. Por isso, existem elementos que podem ser usados ao seu favor. Se assim decidir, não resta a menor dúvida que os seus desenhos atingirão o patamar das mais cobiçadas artes. Acompanhe as dicas e adote em seu cotidiano!

1-Observar de forma analítica

Todo desenhista deve desenvolver a capacidade de observar o desenho de forma analítica. Sendo assim, fique atento a tudo que será criado, bem como entenda a relação entre os elementos visuais da imagem como ângulos, contornos e outros.

2-Praticar e planejar o desenho

O desenhista deve fantasiar uma arte antes mesmo de vê-la no papel. Isso requer muita prática. Por isso, deseja criar um desenho? Imagine, planeje e, em seguida, coloque as técnicas em ação!

3-Desconstruir o desenho em seus fundamentos

Um bom artista sabe desconstruir um desenho em todos os seus fundamentos. Isso inclui perspectiva, luz, sombra, composição, formas geométricas, elementos como anatomia e, inclusive, caracterização/personalidade. É só praticar!

4-Criar desenhos a partir da imaginação

Se você é uma pessoa criativa, é preciso ter um sketchbook! Ele facilita os processos na hora de criar um desenho a partir da imaginação. Com ele, fica muito mais fácil reconstruir o seu pensamento sobre a arte e até transferir a big ideia para o papel.

5-Focar nos fundamentos, processos e experimentação

Quem é desenhista iniciante pode até pensar que focar nos fundamentos, praticar, errar e tentar de novo deve ser um processo desgastante. É engano! Aproveite essa jornada para aperfeiçoar suas técnicas e se divertir com as suas artes!

Exercícios que aprimoram o ato de desenhar

Os exercícios aperfeiçoam as técnicas de desenho. Esse é o segredo dos desenhistas de sucesso. Se você é um iniciante, vale conferir o livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” de Betty Edwards. Essa obra é uma excelente referência de leitura para quem deseja se destacar nesse mercado.

O livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” apresenta diversos exercícios que estimulam a criatividade sem limitações.  Isso leva a uma rápida evolução nas técnicas de desenho, além de uma experiência enriquecedora e eficiente.

Para dar um UP no seu aprendizado, já vamos trazer 7 TOP exercícios mais praticados pelos melhores desenhistas. Vem conferir e praticar!

  • experimente diversas formas de segurar o lápis para que, ao aplicar as técnicas de desenho, você se sinta confortável;
  • desenhe uma linha reta, à mão livre, com uma caneta a 90 graus em relação à folha. Em seguida, trace por cima 8 vezes. Repita o processo em curvas e ondas;
  • pegue uma folha, marque 2 pontos e trace uma reta à mão livre. Repita esse exercício quantas vezes for possível;
  • escolha 10 objetos simples que tenha em sua casa e desenhe o contorno externo;
  • exercite sua memória visual para aperfeiçoar suas artes. O segredo é desenhar de maneira regular para aprender com os próprios erros;
  • trace elipses, à mão livre, respeitando as regras de construção e encontre o eixo menor;
  • ilustre o seu celular 20 vezes dentro de uma moldura retangular de 5 por 8 centímetros;
  • crie linhas com espaços entre elas. Em seguida, preencha com elipses e círculos de diversos formatos, tamanhos, posições e direções.

5 melhores técnicas de desenho

No mundo dos desenhos, cada artista contribui com o seu estilo e técnica. Isso cria a marca pessoal e um jeito especial de se expressar que o diferencia dos demais desenhistas do mercado.

Indo mais além, as técnicas de desenho se constituem formas diversas de apresentar os desenhos quer seja por meio de linhas, variadas formas geométricas e até tons aplicados sobre um plano ou papel.

Nesse contexto, surge uma curiosidade: como saber distinguir se um desenho foi feito a lápis ou desenhado ao carvão vegetal? Isso depende da técnica. Afinal de contas, o nosso objetivo, agora, é trazer os 5 melhores métodos e deixar você decidir quais você mais se identifica. Vamos iniciar? Veja cada detalhe!

1-Linear Block-in

Linear Block-in é uma técnica muito usada nos desenhos de observação, mais especificamente aqueles com modelo vivo. Nesse sentido, é bom aplicar a ideia de ângulos e contornos externos, bem como olhar os espaços positivos e negativos. Sendo assim, fica mais fácil revisar e ter mais precisão entre as linhas e shapes.

2-Pontilhismo

A técnica Pontilhismo é feita com marcadores. É muito usada por desenhistas que adoram trabalhar no mesmo projeto durante longo tempo. Por conta das diferentes espessuras, dá para focar em áreas com luz e sombra de variadas maneiras. No entanto, é um processo lento que requer muita paciência, mas o resultado é perfeito.

3-Desenho de linha

Essa técnica é muito recomendado para aqueles desenhistas mais dinâmicos que gostam de esboços mais rápidos e sem muitos detalhes. É um método que consiste em criar artes acabadas com uma única linha, pois é baseado no contorno da imagem sem o sombreamento.

4-Desenho anamórfico

Aqui vem uma técnica diferente, mas original. A ideia é criar desenhos em 3D. Esse método é muito usado por desenhistas que têm a imaginação aguçada e adoram sombras e efeitos em suas artes. Uma dica é aplicar perspectivas de formas diferentes para produzir resultados impressionantes!

5- Hiper-realismo

O hiper-realismo é uma técnica que requer dedicação e concentração por ser um estilo de desenho lento e mais detalhado. Se você tiver paciência para aplicar esse método, vale escolher uma fotografia e começar a desenhar. Se preferir, pode usar outros objetos mais simples. O importante é exercitar!

Desenhar é uma paixão. No entanto, existem iniciantes que desistem dos seus sonhos por acreditar que as técnicas de desenho foram reservadas apenas para quem possui esse talento divino. Isso é ilusão. Qualquer pessoa com visão e coordenação motora tem condições de desenvolver incríveis obras de artes!

E você, quais técnicas de desenho mais lhe inspira? Deixe seu comentário!

Pin It on Pinterest

Share This