Existem diversos fatores que contribuem para o sucesso de um jogo no mercado que mais cresce no mundo! As novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de diferentes funcionalidades, que conquistaram ainda mais a atenção do público: uma delas foi as mudanças no design de games!

Um jogo precisa contar com um rápido processamento, com bom enredo e, também, com cores e personagens que imitem a realidade. Com isso, é possível atrair o gamer, ainda mais, para a história virtual.

Mas, afinal, como ocorreu essa evolução no design de games? Quais mudanças foram mais perceptíveis para os jogadores? Vamos falar sobre tudo isso neste post! Confira!

Quando surgiram os primeiros games?

O primeiro jogo com visor gráfico surgiu em 1958: a invenção chamada de Tennis For Two, com partidas que aconteciam dentro de uma pequena tela, em um grande osciloscópio. A partir dessa invenção, novos investidores começaram a valorizar a ideia dos videogames.

No ano de 1985 foi lançado um dos maiores fenômenos de toda a história: a primeira aparição do Super Mario Bross, com animações bidimensionais. Em 1986 surgiu o StarGlider, game inspirado na história de Star Wars e com desenhos apenas em formatos geométricos, que recriavam um cenário de combate aéreo.

As tecnologias foram melhorando ao passar dos anos e, em 1992, o Mortal Kombat apareceu como pioneiro na captação de movimentos reais. O game utilizou ações de lutadores para recriar, em pixels, as imagens do game.

Outro jogo que mudou o cenário dos jogos a nível mundial foi o Donkey Kong Country, lançado em 1994. Com modelos 2D, voltados para rodarem nos consoles disponíveis na época, os macacos mais famosos no mundo gamer proporcionaram imagens com melhores definições, com evoluções nos gráficos e na sensação de profundidade do jogador.

Atualmente, já estamos na era do Xbox, um videogame cujo console oferece o modelo Kinect. Uma funcionalidade nunca vista antes, que possibilita o gamer jogar sem utilizar um controle  ou seja, os movimentos do seu corpo são os responsáveis por determinar as ações dos personagens virtuais.

Quais foram as principais mudanças no decorrer do tempo?

Conforme observamos durante a aparição de novas modalidades de jogos, a tecnologia foi uma das principais responsáveis pela expansão do mercado. O surgimento de novos gráficos, desenhos realistas e ações em tempo real, e a possibilidade de interação com jogadores ao redor do mundo são apenas algumas das diversas transformações na linha do tempo dos games.

Antigamente, os jogadores precisavam se contentar com as tecnologias disponíveis e com movimentos executáveis apenas com um controle e seus comandos. Com as mudanças, que vão desde os pixels até os jogos atuais que permitem a ideia de realidade aumentada, os gamers aprimoraram as suas habilidades e conseguem jogar em computadores, notebooks e smartphone, além do famoso videogame.

Como foi o comportamento do público ao receber novas tecnologias?

Os gamers sempre acompanharam o desenvolvimento do design de games junto com os jogos. Desde os iniciantes até os jogadores que trabalham com testes e competições, as mudanças e os lançamentos movimentam a indústria, que já é uma das maiores do mundo, superando o mercado cinematográfico. 

Com os benefícios que os jogos proporcionam para o raciocínio lógico e para o comportamento dos jogadores, a evolução em todos as áreas dessa ferramenta fez com que as pessoas passassem a aproveitar os novos lançamentos ainda mais.

O design de games permitiu a criação de novos personagens, o desenvolvimento de ações coordenadas com outros gamers de diferentes regiões do planeta e, também, proporcionou a interação de usuários.

Sendo assim, podemos afirmar que o público recebeu, de braços abertos, as mudanças proporcionadas por essas evoluções e, sem dúvidas, o interesse das futuras gerações vai continuar crescendo, conforme a chegada de novas ferramentas e tecnológicas.

Quais modernizações mais chamaram a atenção dos gamers?

Abaixo, separamos uma lista com os principais avanços proporcionados pela evolução do design de games! Nos tópicos abordados, você vai conseguir compreender como esses diferenciais foram desenvolvidos para proporcionar uma experiência de jogo diferenciada!

Início dos games com pixels

O gráfico de pixel é um modelo estruturado a partir de pontos que formam uma determinada imagem. Por meio dessa tecnologia é que muitos jogos começaram a surgir, como o Pong e o Atari.

Com o passar do tempo, os pixels se tornaram formas coloridas e conquistaram jogadores ao redor do mundo. No entanto, a evolução das configurações de tela para jogos exigiu que o formato antigo fosse sacrificado, ou que as imagens perdessem um pouco da resolução.

Gráficos em grande definição

Antigamente, as telas para os jogos eram tão pequenas que a maioria dos jogadores eram desligados em questões de qualidade de imagem. Contudo, com a criação dos consoles adaptados para os televisores, os gamers passaram a valorizar o design de games de uma maneira diferenciada.

Os gráficos lançados pelos jogos de console (como o PlayStation) cativou o público, principalmente com o lançamento do FIFA e seus jogadores configurados no mesmo plano que o campo e a bola; sem contar o suporte de até três dimensões para os games.

Interação com novas tecnologias

O surgimento dos computadores supermodernos, notebooks, tablets e smartphones valorizou os jogos. Hoje, é possível baixar um game em segundos e jogar em qualquer lugar, interagindo com outros jogadores e em tempo real, utilizando a conexão com a internet.

Sendo assim, alguns jogos possibilitam que a mesma modalidade seja praticada em diferentes tecnologias, dependendo apenas de uma rede ativa e de outros jogadores online. 

Realidade aumentada

Uma das principais tendências é a possibilidade de misturar o mundo real com o virtual, em jogos que permitem a integração de ambas as realidades. Atualmente, essa interação acontece apenas com a utilização de acessórios como óculos e capacetes construídos para oferecer essa experiência aos jogadores

No entanto, a tecnologia já está se transformando em um sucesso de procura. Com isso, o design de games está trabalhando para oferecer, cada vez mais, novas possibilidades de jogos no formato de realidade aumentada.

O que se pode esperar no futuro para o design de games?

A indústria dos jogos está apenas começando. Mesmo com um longo passado, os novos profissionais estão voltados para o desenvolvimento de tecnologias ainda mais avançadas.

Sendo assim, apesar das mudanças desde o seu princípio, os games não chegaram em seu limite de evolução e, para o futuro, devemos esperar tecnologias ainda melhores para os gamers.

Já podemos contar com o desenvolvimento de jogos em realidade aumentada sem a necessidade de utilizar outros acessórios e de ferramentas como o Kinect ainda mais avançadas, para que os jogadores deixem os controles de lado. Além disso, os novos lançamentos vão ser voltados para modalidades que consigam permitir a interação entre o mundo virtual e o real, como o jogo Pokémon Go, lançado em junho de 2016.

O design de games evoluiu muito desde o surgimento dos jogos, no entanto, qual é o limite para tanta tecnologia? Essa pergunta só vai ser respondida no futuro. Contudo, sem dúvidas, esse mercado ainda tem muito espaço para crescer mundialmente. Principalmente com os futuros profissionais que decidiram transformar o hobby em carreira, desenvolvendo novas tendências!

Gostou de aprender sobre a evolução do design de games? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e apresente aos amigos o que esperar das novas tecnologias para games!

Pin It on Pinterest

Share This