A área da tecnologia tem pavimentado, nos últimos anos, um terreno muito fértil para a evolução de várias carreiras. Com o mundo inteiro cada vez mais conectado, existe um prato cheio para quem é criativo, curioso e apaixonado por leitura e games: a edição de vídeos.

Por ser um conteúdo mais passivo, em que o usuário que acompanha não precisa ter os mesmos níveis de concentração que o necessário ao ler um texto, por exemplo, o vídeo entrega características únicas.

Se você nutre interesse pelo tema, continue conosco no post por aqui, confira os principais elementos a respeito do mercado de edição de vídeos e ainda ganhe uma Oficina Gratuita SAGA de Animação. Desde os motivos pelos quais investir nele para o sucesso profissional até as melhores oportunidades da atualidade. Boa leitura!

O crescimento do mercado de edição de vídeos

A conceituada pesquisa Video Viewers de 2019, financiada pelo Google, dá um forte indicativo da curva ascendente dos materiais em vídeo no Brasil. Nos cinco anos anteriores, o consumo desse tipo de conteúdo na internet cresceu nada menos do que 165%, em um cenário no qual a televisão ganhou meros 24% de aumento.

Das cerca de duas mil pessoas ouvidas para a produção do estudo, quase todas (95%) veem vídeos online. E uma parcela considerável, apesar de ainda reduzida, 9%, sequer assiste às programações de TV.

Diante desse cenário de impactantes transformações, leva a melhor quem se adaptar com maior agilidade. No ambiente virtual, o usuário ganha uma flexibilidade até então única, pois ele seleciona o que quer consumir, onde quer consumir e por qual período quer consumir.

Está em andamento um forte processo de mudança da relação entre produtores e consumidores de conteúdo. Sentada diante da televisão, uma pessoa tem acesso somente ao que a grade da emissora decide veicular. Empoderada por um smartphone, um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à internet, a perspectiva muda.

Outra pesquisa de renome reforça essa máxima: a TIC Domicílios mais recente, com vínculo ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Segundo ela, mais de 70% dos indivíduos que usaram a internet em 2019 conferiram algum material em vídeo. Números que evidenciam um cenário positivo para a carreira de edição de vídeos.

Seja em plataformas de criação de conteúdo gratuito, como o YouTube, ou em ferramentas pagas de streaming, como o Netflix, o audiovisual figura entre as principais tendências da atualidade a nível global.

Os motivos para investir na carreira de edição de vídeos

Mercados em crescimento sempre indicam boas oportunidades para quem busca evolução na carreira. É por isso que, a seguir, listamos as principais razões para você investir na edição de vídeos como futuro profissional. Veja.

1. Alta demanda

A diversidade quando se fala em áreas de atuação é certamente um dos grandes atrativos dessa carreira. Hoje em dia, conforme já observamos acima, televisão e cinema já deixaram de ser as únicas alternativas viáveis para o profissional de edição de vídeos.

Segmentos mais voltados ao marketing, publicidade e propaganda, por exemplo, colocam a demanda por conteúdos audiovisuais lá no alto. A cadeia começa pela necessidade que as marcas enxergaram de se fazerem presentes no cenário online, ou seja, os vídeos viram peça-chave nas estratégias das agências parceiras dessas empresas.

Ainda, vale ressaltar veículos de comunicação, entre sites de notícia e canais de televisão, que notaram a importância de alcançar a audiência via redes sociais por meio de um viés mais objetivo e didático. Nesse caso, os materiais em vídeo ganharam muito impacto durante os últimos anos.

2. Retorno financeiro satisfatório

O salário médio de um editor de vídeos costuma girar na casa dos R$ 2.125,00, mas pode até passar dos R$ 3.000,00. Apesar de não ser um valor dos mais altos, existem outras possibilidades de obter bons lucros atuando nesse ramo.

Você pode, como editor de vídeos, por exemplo, ser freelancer. Essa oportunidade abre leques de trabalhos e é capaz de fazer subir bastante o seu salário. Ao desenvolver um portfólio e divulgá-lo, dá para atuar por conta própria, sem vínculos fixos, e conquistar ainda melhores ganhos.

3. Estímulo à criatividade

Para ser editor de vídeos, é fundamental ter a criatividade entre as suas principais qualidades. Afinal de contas, não basta apenas mexer nas ferramentas dos programas, mas também, e sobretudo, criar um ponto de vista apurado com relação aos detalhes.

Esse profissional faz os ajustes finais em uma produção, especialmente prezando pelo usuário que vai conferir o material. Além de transmitir a mensagem de maneira correta, é preciso, dependendo dos objetivos do conteúdo, despertar emoções e causar envolvimento.

Tarefas nessa linha exigem criatividade para pensar fora da caixa e elaborar peças diferenciadas. Sem falar nas eliminações de falhas, cortes de excessos e ajustes de estrutura antes da entrega do produto final.

As melhores oportunidades do segmento

O mercado está sempre se reinventando e fazendo adaptações às distintas realidades que se apresentam. Contudo, existem determinadas possibilidades dentro do ramo de edição de vídeos que representam um terreno fértil para crescer. Entre elas, aparecem:

  • plataformas específicas para vídeo, como o YouTube, segundo colocado na classificação de sites mais acessados do mundo, atrás apenas do Google, e com uma quantidade média de dois bilhões de visitantes mensais;
  • Premiere e After Effects, softwares de layout intuitiva e extremamente completos. Ambos pertencem a Adobe e são integrados, otimizando os fluxos de trabalho inclusive em projetos de exigência e complexidade maiores;
  • redes sociais, sobretudo Facebook e Instagram, nas quais é possível disseminar conteúdos de forma gratuita ou paga, tornando seu trabalho mais conhecido, alcançando pessoas sem fronteiras e abrindo portas profissionais.

Conforme a gente conferiu ao longo do post, a edição de vídeos tem um mercado recheado de opções. Seja como empregado ou freelancer, esse tipo de profissional consegue explorar diversos nichos, desde que, é claro, se encaixe no perfil ideal — apaixonado por tecnologia, curioso e sempre à procura de novos aprendizados e evolução pessoal.

A SAGA é pioneira no ensino de desenvolvimento de jogos e cursos de computação gráfica como arte digital, animação, 3D e Efeitos Visuais (VFX).

E se você também tem interesse de iniciar a sua carreira no mercado criativo, comece pelas Oficinas Gratuitas da SAGA. Tenha a sua primeira experiência com Criação de Games, Animação e Photoshop.

Se o post foi útil e você quer conhecer melhor nossos cursos à disposição, não perca tempo e visite o nosso site!

Pin It on Pinterest

Share This