Está pensando em editar vídeos para o YouTube divulgando seu trabalho e suas ideias? Ou já tem o canal, mas precisa daquela luz inspiradora para criar conteúdos mais interessantes e aumentar a audiência? De qualquer maneira, você acaba de chegar ao lugar certo.

Antes de mais nada, vale lembrar que este estudo projeta que, aproximadamente em 2021, mais de 80% do tráfego da internet será oriundo de vídeos. Principal líder no segmento, o YouTube tem, portanto, uma excelente perspectiva de futuro, com ótima possibilidade de seguir crescendo.

Ao longo do post, trazemos nove dicas valiosas capazes de ajudar você a produzir materiais de qualidade, mesmo sem muito investimento. Continue com a gente e entenda melhor sobre edição de vídeo para YouTube!

1. Saiba como criar um canal no YouTube

Não dá para editar vídeos para o YouTube sem ter um canal. Por isso, nosso primeiro passo pode parecer simples, mas é muito importante para o sucesso do projeto. Se você já tem cadastro no Gmail com qualquer conta, a etapa inicial está cumprida.

Feito o login no YouTube, é hora de clicar no avatar e, na sequência, em ”crie um canal”, no menu localizado abaixo da opção anterior. Caso esse processo não tenha sido finalizado, aparece na tela a definição de escolha sobre o canal, com o nome próprio ou inventando um personalizado.

Concluída a seleção do nome, o usuário entra automaticamente no dashboard da plataforma. Os passos são basicamente iguais para a criação de um canal tanto no computador quanto via smartphone e a interface intuitiva do YouTube ajuda bastante em todas as etapas.

2. Faça a preparação certa

Quando iniciar um projeto, pense no tema e no conteúdo que vai mencionar. Crie um roteiro, seja para um vídeo explicativo (tutoriais) ou até mesmo uma encenação (curta ou um longa-metragem). Para ajudar na inspiração, assista a vídeos, principalmente os relacionados ao assunto que você pretende abordar, para aprender ainda mais e ter boas ideias.

A parte da atuação é superimportante, independentemente da linha do seu canal. (tutorial/curtas). Você precisa se soltar e agir da maneira mais natural possível em frente às câmeras para um vídeo em formato de tutorial, por exemplo, para que seu tom de voz fique agradável e transmita segurança.

Assim como, também, você pode seguir uma linha teatral para as interpretações no caso de ser um vlog ou canal voltado para humor.

3. Esqueça a necessidade de ter várias câmeras

Mesmo com uma câmera só, você consegue ter o mesmo efeito de múltiplas câmeras: basta gravar diversas vezes a cena em diversos ângulos. Sim, é verdade que fazer uma gravação várias vezes pode dar um pouco de trabalho, mas é o jeito mais econômico para a sua produção.

No final, ainda por cima, o resultado vai ser animador, mostrando que vale a pena. Inclusive com o próprio celular é possível planejar e criar um vídeo bacana. O mais importante é ter um aparelho capaz de gravar em HD.

4. Preste atenção na qualidade do áudio

Um áudio limpo é muito importante. Se o som estiver ruim, mesmo que a imagem tenha boa qualidade, o vídeo perde audiência, e as pessoas não vão querer assisti-lo até o final. A recomendação aqui é usar um microfone externo para captar melhor o áudio.

Você pode se valer de um microfone direcional, também conhecido como boom ou shotgun. Esse é o tipo utilizado em produções que têm mais movimentos, ficando por cima no ambiente, fora do enquadramento da câmera e entregando um alcance maior do som.

Já para materiais nos quais uma pessoa faz a apresentação parada, como uma entrevista, o mais indicado é o microfone de lapela, aquele que prende na roupa e fica próximo à boca. O alcance dele é menor, evitando ruídos externos do ambiente.

Se você já tiver um microfone portátil em casa, também consegue utilizá-lo para as filmagens. Alguns smartphones têm qualidade de som superior às câmeras filmadoras. Você pode captar o som por ele e, depois, na edição do vídeo, sincronizar áudio e imagem.

Caso o som continue com ruídos mesmo assim, invista em programas de edição que eliminam o chiado para garantir uma melhor qualidade ao seu conteúdo.

5. Use uma trilha sonora

Não se esqueça de mesclar sons ambientes e/ou músicas às cenas (sons de efeitos). A trilha sonora em si tem um peso muito grande no desenvolvimento do vídeo, impedindo que o clima fique silencioso ou tedioso.

As trilhas podem ser usadas também para intensificar a emoção de quem está assistindo ao vídeo. Em uma cena de ação, por exemplo, é interessante apostar em uma música agitada para fortalecer a sensação de adrenalina, como um rock.

Se a cena é de suspense, utilize uma trilha instrumental, e uma baladinha romântica para cenas mais leves e de amor.

Mas atenção: tome cuidado com os termos do YouTube para o uso de uma música com direitos autorais. A apropriação de sons sem a autorização pode resultar inclusive na exclusão do material.

Há diversos sites que disponibilizam trilhas sonoras sem direitos autorais, como Jamendo.comOpsound.orgDig.ccmixterRoyaltyfreemusiclibrary.com e Freemusicarchive.org e muitos outros.

6. Tenha cuidado com as sombras

Trabalhe bem os enquadramentos, o foco e o zoom, escolhendo bons ângulos. Para evitar sombras, que não ficam legais no vídeo, utilize bastante iluminação. Isso enriquece bastante a qualidade da sua produção.

O método mais fácil de correção de sombras consiste em colocar a luz principal na direção do teto. Assim, ela rebate e ganha suavidade.

7. Cuide bem da edição

Esse é mais um processo importante da produção de um vídeo. Escolher os melhores momentos, melhores ângulos, melhores tomadas, excluir o excesso são decisões cruciais para tornar seu vídeo interessante e transmitir o que você quer para a audiência.

Por exemplo: se uma cena demora muito tempo, você pode editá-la para que dure apenas alguns segundos, mostrando ao espectador apenas o principal, para não ficar cansativa.

É importante ter uma introdução bem elaborada, isso fideliza seu espectador e faz com que ele se lembre facilmente do seu canal.

Se você está começando e não conhece muitos softwares de edição, o próprio YouTube tem editor de vídeo.

Para incrementar sua edição, é legal também utilizar alguns efeitos especiais. O site Pond5.com é bastante utilizado por quem produz vídeos de baixo orçamento para YouTube. Lá você encontra a preços baixos de músicas, vídeos, efeitos especiais, fotos.

8. Pesquise o público-alvo

Para que tipo de espectador você elabora seus conteúdos? É um usuário em geral mais jovem, entre os 15 e 20 anos, ou um pouco mais velho, já perto da casa dos 30, por exemplo? Pois responder a essa pergunta de forma coerente e planejar os vídeos de acordo com essa resposta pode fazer toda a diferença no sucesso do seu canal.

Ao editar vídeos para o YouTube, é muito importante agir em cada detalhe pensando na melhor maneira de atingir o público-alvo com eficácia. Portanto, antes de dar início às produções e até mesmo tempos depois, com o canal já consolidado, pesquise o máximo possível a respeito do tipo de usuário que visita sua página e que se interessa por ela.

O próprio YouTube oferece ferramentas bem úteis para saber quais pessoas mais se sentem atraídos pelos materiais de um canal. Questões como idade, gostos, localização e tempo de permanência nos vídeos, quando relacionadas entre si, ajudam bastante a entender quem é o público-alvo e, consequentemente, a elaborar conteúdos ricos para ele.

9. Utilize as melhores palavras-chave

Sabe aquela barrinha de pesquisa do YouTube? Pois a busca que as pessoas fazem nela é um dos principais fatores a serem considerados por produtores de conteúdo na plataforma. A palavra-chave de um vídeo pode determinar o sucesso ou o fracasso dele diante da audiência.

Vale ressaltar que a palavra-chave não é um termo solto e aleatório. Na verdade, um mesmo material pode ter mais de uma keyword. A definição da melhor palavra-chave para determinado conteúdo integra o conjunto de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam a elevar o tráfego orgânico (não pago) do canal.

A caixa de busca do YouTube ajuda a entender quais tendem a ser as alternativas mais eficientes de palavra-chave. Ao começar a digitar alguma coisa, o próprio sistema sugere complementos de acordo com o algoritmo interno, dando ideias sobre que tipo de keyword pode resultar em uma quantidade maior de acessos.

Além dessa opção, o Google tem uma ferramenta de avaliação de palavras-chave chamado ”kewyord planner tool”. Basta digitar termos relacionados ao conteúdo do vídeo que a plataforma sugere opções com bom potencial.

Conforme conferimos ao longo do post, a edição de vídeo para YouTube não é um bicho de sete cabeças, mas exige a adequação aos princípios básicos de sucesso do site. Quando um canal produz conteúdo de qualidade e sabe para quem está transmitindo sua mensagem, a chance de sucesso é muito maior!

Se você se interessou por este universo de criação e edição de vídeos, com certeza vai adorar conhecer o Curso Start 5.0 da SAGA que oferece um amplo treinamento em comunicação audiovisual. Ou se preferir, entre em contato com a SAGA para saber o melhor curso para você entrar no mercado digital.

Pin It on Pinterest

Share This