Se você é fã de games e é apaixonado por processos criativos, com certeza sabe bem da dificuldade de desenvolver um jogo atraente de alto nível. A engenhosidade envolvida em cada detalhe da elaboração depende de uma série de profissionais requisitados, claro, mas um deles merece destaque especial: o game designer

De Mario Kart e Street Fighter, passando por Mortal Kombat ou Tetris, só para citar alguns projetos lendários dessa indústria, os game designers foram peças essenciais. Nomes como Takashi Nishiyama, Shigeru Miyamoto e Ken Levine estão marcados na história das brilhantes mentes capazes de entreter gerações.

Ao longo deste post, trouxemos mais informações sobre os maiores game designers que o mundo dos jogos já viu. Continue conosco por aqui mas antes, que tal conhecer um dos cursos de criação de games mais completos do Brasil? Assista o vídeo abaixo e veja tudo o que você pode fazer com o PlayGame 6.0.

Hideo Kojima

Considerado por muitos um dos maiores designer de games do mundo, o japonês Hideo Kojima tem na sua longa e bem sucedida carreira diversas produções que revolucionaram o segmento de jogos dos anos 80, em sua longa passagem pela Konami. Cinéfilo assumido, partiu dele o conceito de que é possível criar narrativas para games misturando enredos dignos de filmes com jogabilidade.

Rompendo com o universo de jogos com objetivos simples, como Pac Man, e inspirado em  Super Mario Bros, ele explorou um novo caminho criativo para ajudar a criar o sucesso “Metal Gear”, o primeiro jogo de ação “stealth” do mundo. Um modo onde o jogador é levado a pensar em táticas simples e evitar o embate direto com o inimigo. A partir deste ponto, suas criações evoluíram através de jogos como “Snatcher” e “Policenauts”. Mas foi em “Metal Gear: Solid”, lançado em 98 para o  Playstation, que ele se tornou uma celebridade mundial apresentando o primeiro jogo desta série com gráficos 3D, dublagem de atores e um roteiro bem estabelecido. Uma porta aberta para diversos novos games criados até hoje.

Takashi Nishiyama

Um dos maiores games do segmento de lutas de todos os tempos, Street Fighter tem o dedo deste japonês que marcou época. Oriundo das ideias de Takashi, o jogo traz um caráter universal ao combate, e as duas figuras principais, Ken e Ryu, batalhavam contra personagens de diversos cantos do mundo.

O curioso é que, no início da carreira, Nishiyama não pretendia atuar no ramo dos games, mas sim ser jornalista. Quando certa vez, trabalhando em uma empresa de engenharia de softwares, confeccionou um documento conceitual sobre um jogo, seu chefe teceu elogios profundos e deu uma orientação decisiva: que se dedicasse a desenvolver games

Essa sugestão mudou os rumos da vida de Takashi. Por mais que os primeiros projetos não tenham engrenado, como Uniwar S, lançado em 1980, o longo prazo mostrou que a decisão de investir no talento estava correta. No final da mesma década veio Street Fighter, e o resto é história. Ele fundou a própria marca em 2000, chamada de Dimps.

Ken Levine

System Shock 2 e Thief: The Dark Project já bastariam para dar robustez ao currículo deste americano. Mas Kevin Levine participou, além dos dois games citados, do desenvolvimento de Bioshock, jogo que certamente figura na lista dos mais influentes dos últimos anos da indústria.

O processo criativo aliado à execução ideal das ideias pensadas é o que torna Levine um game designer diferenciado. A carreira do profissional, que cresceu na região de Nova York, foi moldada pela dificuldade de ser um ”nerd” durante uma era na qual não existia a internet.

A ausência da chamada cultura nerd, segundo Ken, torna muito complicada a conexão desse perfil de pessoa. Por mais que existissem, viviam isolados, ao contrário do que se passa hoje. De qualquer maneira, sua trajetória mostra que nenhum empecilho pode eliminar um sonho ou anular uma vocação.

Shigeru Miyamoto

Os percursos de Shigeru Miyamoto e da gigante Nintendo se confundem, de certo modo. Afinal de contas, ele ingressou na empresa ainda na década de 70, mais precisamente em 1977. Após não conseguir virar um desenhista de mangá (”mangaka”), o japonês foi encorajado a se direcionar ao desenvolvimento de jogos.

Como um dos maiores game designers da história, Shigeru recebeu alcunhas poderosas, entre elas a de ”pai dos jogos modernos”. Apesar de outros trabalhos de qualidade realizados, foi o encanador nascido na Itália que usava boina vermelha, junto a um bigode grosso, o responsável pelo boom em sua carreira.

O game de fliperama Donkey Kong registrou a estreia de Mario, então ainda chamado de JumpMan. Já em 1983, surgiu Mario Bros, renomeando o personagem marcante. A lenda só ganhou força de lá para cá, e podemos dizer o mesmo da carreira de Miyamoto.

John Romero 

Este americano é simplesmente o cara responsável pela popularização dos jogos de tiro em primeira pessoa. Trabalhando pela Id Software ele assinou séries de jogos épicas dos anos 90 como “Commander Ken”, “Wolfenstein 3D”  “Doom” e “Quake”. Após a sua saída da Id em 96, ele se tornou cofundador da Ion Storm, empresa que fechou as portas em 2001. Mas isso não significa que as suas criações pararam. Ele continuou criando grandes jogos  como “Gauntlet: Seven Sorrows” e “Area-51” da Midway Home Entertainment e em 2020 lançou “Empire of Sin” pela Paradox Interactive.

Ed Boom

O que era para ser inicialmente um game de fliperama inspirado em Jean-Claude Van Damme se tornou, no fim das contas, um dos maiores sucessos da história da indústria: Mortal Kombat. Mesmo que empecilhos burocráticos envolvendo a licença do ator tenham atrapalhado um pouco, a ideia prosseguiu e levou Ed Boon, um dos responsáveis, a uma trajetória incrível.

O criador do principal rival de Street Fighter, sobretudo durante a década de 90, ganhou cada vez mais destaque na carreira. Chegou até a fazer as vezes de dublador do personagem Scorpion em meio aos combates do jogo. Hoje, atua em uma marca subsidiária da gigante Warner Bros, e todo pronunciamento seu em redes sociais gera bastante expectativa nos fãs.

Sid Meier

Fundador da MicroProse e posteriormente da Firaxis Games, este canadense é o criador de uma série de games para computador mais famosa no mundo: Civilization. Um jogo de estratégia por turnos onde é possível criar e expandir uma civilização por várias eras da humanidade e que ganhou várias novas versões com o passar dos anos.

Motivação, inspiração, criatividade… Conhecer alguns dos maiores game designers da indústria do entretenimento e do desenvolvimento de jogos virtuais é essencial para quem busca trilhar uma trajetória na mesma área. Afinal de contas, ter onde se espelhar ajuda a formar melhores profissionais, sempre com o brilho necessário nos olhos para ter sucesso.

E aí, gostou do post? Acha que deixamos de fora algum nome importante? Ficou com dúvidas? Então aproveite e deixe um comentário!

Pin It on Pinterest

Share This