Da mesma forma que existe uma grande variedade de consoles, também existe uma enormidade de motores de jogos (game engines) disponíveis para os desenvolvedores.

Veja o que os games devs devem levar em consideração, na hora de escolher um motor de jogo 2D:

 

Fonte da imagem:johnjay.digication.com

Definir prazo de entrega e jogabilidade

Qual o prazo para a conclusão do desenvolvimento? O quão complexa é a jogabilidade do game que você está desenvolvendo?

Ter a resposta para essas perguntas é importante para que o desenvolvedor consiga planejar melhor os outros pontos do projeto e entender se o que busca é uma solução de motor de jogo 2D mais robusta, porém com uma curva de aprendizado maior, ou uma mais simples, porém de uso mais intuitivo.

 

Ficar atento ao orçamento na hora de escolher o motor de jogo 2D

Quanto o desenvolvedor ou sua empresa estão dispostos a gastar no desenvolvimento do game? Alguns motores exigem um investimento significativo para que os games devs possam realmente colher os benefícios.

Existem opções de motores de jogos, como Gamemaker Studio e Unity, que têm uma versão gratuita básica. A maioria dos melhores recursos, porém, é limitada apenas para usuários pagantes.

Para quem não pode gastar, a opção de melhor relação custo-benefício é o Unreal Engine 4, que fornece uma gama de poderosos recursos gratuitamente, desde que o jogo não seja comercializado.

Além das características iniciais do motor de jogo 2D, mais gastos podem ser necessários para tirar proveito de mercados on-line ou freelancers.

As lojas de ativos de motor de jogo 2D, como o Unreal Maket, apresentam uma variedade de novas e úteis criações que estão sendo desenvolvidas por outros usuários regularmente.

 

Imagem do game “Mario Maker”. Fonte:RenegadeAnthix

Atentar para o nível de experiência do desenvolvedor

Um game não é nada sem interatividade e boa mecânica de jogo, e ambos são obtidos por meio da programação.

Para muitos indivíduos, o sonho de fazer um jogo pode ser interrompido pela falta de conhecimento ou desinteresse em programar. Contudo, até para quem não tem intimidade com o assunto, existem opções, como os softwares com interfaces baseadas em scripts visuais que são bastante intuitivas e práticas, até para quem está começando.

Em vez de páginas de codificação rígida e páginas de instruções em uma linguagem de programação específica e sintaxe, os desenvolvedores podem, em vez disso, se concentrar em trabalhar em cima de simples relações de causa-efeito.

A Unreal Engine, por exemplo, possui um modo de programação visual que permite aos usuários programar experiências completas sem utilizar linguagem de código.

 

Fonte da imagem:sirusgaming.info

Saber em quais plataformas o jogo 2D será disponibilizado

Os motores de jogos 2D permitem que um mesmo projeto seja usado em diferentes plataformas. Contudo, definir quais são mais adequadas para o game em desenvolvimento é importante, não só para fazer a melhor escolha de motor de jogo 2D, mas para o projeto em geral.

No geral, jogos desenvolvidos para PC têm um bom desempenho em qualquer motor de jogo 2D minimamente confiável. Entretanto, jogos de console, especificamente, são mais adequados para soluções como a Unreal. Por ser mais robusta, ela também é indicada para projetos mais complexos e que vão exigir mais da memória das plataformas.

Com esses pontos em mente, será muito mais fácil para qualquer game dev, inclusive para os mais inexperiente, escolher a opção de motor de jogo 2D mais adequada para o jogo que sonham criar.

Interessado em saber mais sobre o mercado de games? Conheça o curso Playgame da SAGA, pioneiro no mercado brasileiro.

Pin It on Pinterest

Share This