Ganhar dinheiro sendo gamer é o sonho de muita gente e o melhor de tudo é que esse desejo pode se tornar realidade com muito estudo, dedicação e insistência. Ele é possível porque, hoje em dia, existem várias atividades que os jovens podem desempenhar para criar uma carreira nesse meio.

Sendo assim, se você deseja trabalhar na área de games, precisa saber quais são as oportunidades desse campo. Para ajudá-lo nessa descoberta, separamos, neste post, algumas formas de ganhar dinheiro com games.

E para você que sempre sonhou em criar os seus próprios jogos, temos um presentinho! Inscreva-se agora na Oficina Gratuita de Criação de Games da SAGA, receba seu primeiro certificado na área e comece a sua carreira de Game Design sem pagar nada.

Torne-se um profissional de e-Sports

Ser um jogador profissional de e-Sports, com certeza, é uma das carreiras mais desejadas no mundo dos games, já que a remuneração costuma ser boa. Esse jogador pode ganhar dinheiro principalmente por meio de prêmios em competições e do salário que recebe por participar de uma equipe.

No entanto, para se destacar, é necessário se dedicar muito. Se você deseja ser um profissional de e-Sports, por exemplo, precisa selecionar um game para se especializar, acompanhar torneios frequentemente para estudar estratégias de jogadores prestigiados e treinar bastante.

Além disso, é importante fazer processos seletivos para entrar em uma equipe. Dessa maneira, você pode participar de campeonatos com a ajuda de jogadores reconhecidos, de um treinador e até de preparadores físicos. Como esse é considerado um trabalho de atleta, a rotina do profissional do campo é bem semelhante àquela de um atleta tradicional.

Ou seja, ele tem uma semana regrada, com treinos técnicos e práticos, sessões de preparo físico e emocional, análise de adversários e competições, que são apenas uma das atividades dessa profissão. Geralmente, esse profissional também costuma fazer transmissões de jogos.

Faça a transmissão de jogos ao vivo

Mesmo não sendo um jogador profissional de e-Sports, você pode fazer transmissões dos seus jogos ao vivo e ganhar dinheiro com essa atividade. Você deve escolher uma boa plataforma para tanto e que, de preferência, permita que os usuários ganhem dinheiro com as lives, como a Twitch.

Nessa plataforma da Amazon, você pode ganhar participando do Programa de Afiliados, tornando-se um parceiro da Twitch ou até por meio de doações dos espectadores. Para ser um afiliado ou um parceiro, é necessário cumprir certos requisitos — por exemplo, ter um número mínimo de seguidores, espectadores e lives. Além de cumprir as exigências, vale dizer que o seu pedido tem que ser aceito pela plataforma.

Por isso, afirmamos que, para ganhar dinheiro com transmissões de jogos, você também precisa se esforçar bastante. Se quiser seguir esse caminho, lembre-se de que é bacana conversar com a sua audiência durante o jogo e, em alguns casos, até narrar a partida. Após diversas narrações, você pode se tornar um narrador profissional, conhecido como caster!

 

Crie um canal no YouTube ou um blog sobre jogos

Outra maneira interessante de ganhar dinheiro sendo gamer é criando um canal no YouTube ou um blog sobre jogos. Ambos são veículos de comunicação em que você pode avaliar games novos, dar notícias sobre o universo dos jogos e fazer guias e tutoriais sobre diferentes games.

É verdade que nem todo jogador gosta desses guias, mas há gamers que consomem bastante esse tipo de conteúdo — então, pode ser uma boa ideia fornecê-lo. Você pode ganhar dinheiro tanto pelo YouTube quanto pelo blog, por isso, escolha a opção que preferir.

Na plataforma, você consegue lucrar basicamente de duas formas: fazendo vídeos patrocinados por empresas e monetizando o canal para participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) ou com anúncios veiculados durante o vídeo, no super chat, pela receita do YouTube Premium, entre outros. Mas, para se tornar um parceiro, também é necessário cumprir determinados requisitos.

Já no blog, você pode ganhar dinheiro colocando anúncios nas páginas do site ou participando de programas de afiliados e fazendo propaganda dos produtos da marca. Você pode criar um artigo sobre um game novo, por exemplo, e colocar um link ao final do post para ganhar comissão sobre as vendas feitas a partir de cliques nesse endereço.

Estude para ser um desenvolvedor de jogos

Já pensou em criar um game? Se fizer bons cursos e empenhar-se, você pode atingir esse objetivo de forma muito satisfatória! Um desenvolvedor de jogos é capaz de realizar várias atividades, como a criação de cenários, personagens, equipamentos, animações e a programação de um game.

Caso queira, o desenvolvedor pode se especializar em uma área; por exemplo, na criação de personagens ou na programação. Além disso, esse profissional pode criar diferentes tipos de jogos, como os feitos para entretenimento, para campeonatos e até para treinamentos e recrutamentos de empresas.

Ao se tornar um desenvolvedor de games, você pode trabalhar para empresas que produzem jogos ou ser um profissional autônomo e prestar serviços para diferentes instituições. Independentemente disso, o importante é que você goste desse universo e dedique-se bastante para ser um desenvolvedor de games de qualidade.

Seja roteirista de jogos

Mais uma boa opção para ganhar dinheiro sendo gamer é estudar para ser roteirista de jogos. Essa é uma profissão que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, porque os games estão em alta e bons roteiros podem ajudar os produtos a serem bem-sucedidos. Então, as produtoras — tanto grandes quanto independentes — estão investindo nessa área.

Um roteirista de jogos é responsável por criar o enredo do game, os personagens, os diálogos, as missões, entre outros. Para se profissionalizar nesse campo, você precisa fazer cursos, estudar storytelling e saber como criar roteiros adequados para os jogos. Dessa forma, terá um amplo conhecimento e poderá fazer trabalhos eficientes.

Como você pôde perceber com a nossa lista, há diversas maneiras de ganhar dinheiro sendo gamer. Portanto, é possível construir uma carreira nesse ramo. Entretanto, para ter sucesso na área, lembre-se de que você precisa fazer cursos de qualidade para aprender técnicas e a prática da profissão escolhida.

Por fim, é claro, ainda é necessário se dedicar para que o seu sonho se torne realidade. Então, agora que você sabe como ganhar dinheiro sendo gamer, que tal começar a sua caminhada nessa área se inscrevendo em nossa Oficina Gratuita ou mergulhando de cabeça nesse universo de jogos através do curso Playgame 5.0? Aprendera a criar um jogo e se torne um profissional mais preparado para o mercado nacional e internacional de games!

Pin It on Pinterest

Share This