Você sabe o que é preciso para se tornar um designer de destaque? Todo mundo sabe o quanto o conhecimento técnico é fundamental para ter um carreira de sucesso na indústria criativa, no entanto, as soft skills são características igualmente almejadas hoje no mercado de trabalho.

As soft skills são competências comportamentais e emocionais que auxiliam os profissionais a elevar o desempenho. Muitas dessas habilidades são comuns da personalidade, no entanto, todas podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida.

Quer descobrir quais são as soft skills que estudantes e designers podem investir para aumentar o seu nível de trabalho e conquistar projetos mais rentáveis? Acompanhe a seguir e confira!

A importância das skills para designers

As soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento do profissional no ambiente de trabalho e como ele lida com as pessoas ao seu redor. São justamente tais competências que podem proporcionar uma ascensão na carreira.

Desenvolver as habilidades mais valorizadas é essencial para ser reconhecido no mercado de trabalho, seja qual for o segmento de atuação. Tanto as competências comportamentais quanto as técnicas são importantes para o dia a dia de trabalho.

Por exemplo, em alguns momentos, os profissionais precisam colocar em prática suas soft skills, sobretudo quando atuam em equipe. A capacidade de gerenciamento, a empatia, a boa comunicação, a adaptabilidade a diferentes situações, entre outras, são algumas das soft skills que são imprescindíveis para o sucesso como designer.

Atualmente, os designers desempenham suas funções de maneira muito mais eficiente quando equilibram a técnica com as competências comportamentais. É por meio desse tipo de diferencial que o profissional tem mais condições e disposição para prestar serviços de qualidade.

Habilidades para aperfeiçoar a carreira

Como designer, você entra em contato com diferentes pessoas, como desenvolvedores, gestores, líderes e demais colegas de trabalho. Assim, é muito importante que você saiba se comunicar, principalmente para que haja o alinhamento entre os projetos.

Inclusive, muitos dos trabalhos desenvolvidos por designers estão diretamente ligados ao de outros colaboradores. Trabalhar em equipe exige a capacidade de atuar efetivamente e manter uma relação interpessoal saudável com diferentes tipos de indivíduos.

Para isso, é interessante dominar as seguintes soft skills para aperfeiçoar a carreira:

  • Empatia;
  • Postura facilitadora
  • Atenção às tendências
  • Curiosidade para aprender
  • Comunicação Eficiente
  • Coragem para correr riscos
  • Criatividade e ideação
  • Resolução de problemas
  • Boa apresentação
  • Capacidade de síntese

Deu para perceber que para se tornar um designer é necessário ter várias competências além das habilidades técnicas. Uma das skills mais importantes, por exemplo, é saber escutar outras pessoas de forma ativa, dando espaço para o próximo expor suas ideias.

Sem dúvidas, são diversas as soft skills que podem fazer a diferença na sua carreira a curto prazo. São habilidades intrínsecas que visam melhorar o desempenho, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Áreas de atuação

O Design é uma área bastante promissora e consolidada. O setor está sempre se atualizando, principalmente com o ingresso das mídias digitais. Sempre que a tecnologia evolui, o designer também precisa avançar,

buscando novas qualificações para as atuais demandas de trabalho.

Existem diversos segmentos possíveis de atuação, sendo que os principais campos são o Design Gráfico, Design Digital e Design Industrial. Essa é uma carreira composta por diversos nichos e particularidades, que valorizam a criatividade e a autenticidade dos profissionais.

Confira, a seguir, outras áreas de atuação que os designers podem se especializar!

Motion Design

O Motion Design é uma técnica que cria projetos de animação com diferentes possibilidades de elementos gráficos para diversas plataformas. Ou seja, esse designer desenvolve animações, logos animados e gifs, participando de cada etapa do processo criativo.

Um bom profissional do ramo é criativo e, principalmente, inovador. É fundamental ter ampla experiência cultural para pensar em conteúdos e imagens atraentes e interessantes para o público. Além disso, os requisitos incluem o domínio de alguns softwares, como After Effects, Premiere e Illustrator.

Efeitos Visuais

A área de Efeitos Visuais, ou Visual Effects (VFX), é responsável por criar efeitos ou imagens geradas digitalmente. Em geral, eles são utilizados na produção cinematográfica para gerar ou manipular imagens que não podem ser gravadas fisicamente.

O designer de Efeitos Visuais atua com diretores e outros produtores para tomar uma série de decisões, como quais cenas precisam de efeitos e como elas serão incluídas, de acordo com o roteiro. Por isso, é importante ter uma boa comunicação e habilidade de se relacionar com diferentes pessoas.

Modelagem 3D

O modelador 3D ou artista 3D cria projetos de animações e efeitos visuais em modelo tridimensional que pode ser usado em diversas mídias, como games, filmes e séries. A área se dedica a construir produtos, ambientes, personagens e muito mais, a partir de técnicas para desenvolver imagens realistas.

Essa é uma profissão bastante promissora atualmente, já que a habilidade é versátil e pode ser aplicada em inúmeros projetos. A Modelagem 3D envolve processos criativos e olhar atento. O profissional precisa de uma percepção aguçada, planejamento e conhecimento técnico para executar os trabalhos da melhor forma.

Ilustração

SAGA Blog - História em Quadrinhos

Um designer de Ilustração é responsável por criar elementos gráficos para materiais impressos e digitais, e personagens de videogame e animações 3D. Ou seja, ele é um profissional que transmite sentimentos e sensações para comunicar uma mensagem de forma visual.

Os ilustradores tendem a ter seu próprio estilo original, o que faz com que o trabalho exija autenticidade e criatividade. Além disso, é necessário ter conhecimento aprofundado em design, além de referências de artes e comunicação visual na bagagem.

O melhor caminho para desenvolver soft skills, sem dúvidas, é buscar por especializações e cursos de qualidade. A SAGA oferece excelentes cursos para formar profissionais generalistas, como o Start, ideal para artistas digitais e designers.

Por meio do treinamento da SAGA, você estuda de forma prática os principais softwares do mercado, para evoluir as suas habilidades e construir um portfólio diferenciado no segmento desejado. Você aprenderá sobre ilustração vetorial, pintura digital, composição de imagens, efeitos visuais, edição e motion graphics para vídeos, e muito mais.

Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para saber mais detalhes dos cursos da SAGA!

Pin It on Pinterest

Share This