Para quem se interessa pela evolução dos videogames, como eles influenciam o cinema e são influenciados pela sétima arte, poucas franquias são tão ricas quanto os jogos de Star Wars.

A série criada George Lucas acompanha os jogadores desde o início da indústria dos games, e os jogos baseados nessa saga são um material de pesquisa vivo sobre como essa forma de entretenimento foi moldada nos últimos 30 anos.

Você é fã dos filmes, gamer e gostaria de trabalhar com jogos? Há muitos motivos para conhecer mais sobre essa história. Confira!

 

Foram começos humildes para os games da franquia. Imagem:flashbak

Há muito tempo, em um console muito, muito distante…

Hoje pode parecer a coisa mais natural do mundo — você saberia contar de cabeça quantos jogos Lego foram feitos para a franquia SW? —, mas antes do acordo entre George Lucas e  Fox, não existia a cultura de licenciamento de filmes para outros produtos.

Star Wars se tornou um fenômeno de merchandising bem no início da primeira febre dos videogames e é por isso que os dois andam juntos desde o começo. “Uma nova esperança” foi lançado em 1977 e o primeiro jogo eletrônico licenciado da saga surgiu em 1979.

Logo nos anos seguintes, a indústria dos games explodiu e a quantidade de jogos de Star Wars seguiu o mesmo caminho. A franquia ganhou vários títulos para Atari, NES e, já nos anos 90, emplacou o estilo de ação nos excelentes Super Star Wars, para SNES, e Dark Forces, para PC.

 

Muitos fãs querem um reboot para a série “Force Unleash”. Imagem:Game Skinny

Um universo expandido

Os videogames começaram a buscar novos ares no fim dos anos 90 e as desenvolvedoras encontraram em Star Wars um universo para explorar.

Simples lutas entre Tie-Fighters e X-Wings não satisfaziam mais os gamers, que não queriam jogos recontando mais uma vez o plot dos filmes originais — afinal, havia muito a ser contado neste universo, talvez o mais rico do entretenimento moderno.

Como era de se esperar, a franquia se tornou a base para evoluções importantes na indústria dos games. A série Jedi Knight abriu as portas, mas o grande divisor de águas foi Knights of the Old Republic.

Contando uma história sobre a República muito antes da trilogia original, esse título mostrou o potencial do universo expandido além dos livros e se tornou o ponto de referência da BioWare para criar outros clássicos como Mass Effect e Dragon Age. O jogo é tão importante que continua sendo jogado até hoje, podendo ser encontrado ainda na Steam e com uma versão para smartphones.

 

 

A partir daí, os jogos de Star Wars passaram a explorar personagens e cenários que enriqueceram o imaginário dos fãs, sempre apostando em histórias bem contadas e uma construção de mundo colocando o jogador entre os Jedi.

É impossível falar dos games da franquia sem citar Force Unleashed e o MMORPG The Old Republic. Ambos, a sua maneira, fizeram gamers no mundo inteiro terem a primeira impressão mais imersiva do que significava usar a Força.

 

Um novo império de jogos

Assim como a série principal de filmes, que voltou com força total nos últimos anos, os games da franquia estão sempre se renovando e trazendo novas e incríveis experiências aos jogadores.

Star Wars Battlefront foi um sopro de novidade em um formato antigo para a série, mas os fãs dos filmes queriam mais: uma boa história. Afinal, é a saga de personagens tão icônicos nesse universo espetacular que nos faz sempre voltar para mais.

Ainda em 2017, Battlefront II trará um grande foco em sua campanha singleplayer, contando a história de Iden Versio, uma soldado imperial durante os eventos que levam ao “Despertar da Força”.

Além de serem um prato cheio para os fãs da série, os jogos de Star Wars são um documento vivo da evolução dos videogames, além de demonstrarem como novas tecnologias e novos gamers mudaram (e ainda mudam) essa história. Para quem quer seguir carreira na indústria, vale muito a pena voltar no tempo e revisitar os títulos da franquia.

E aí, gostou de saber mais sobre os jogos de Star Wars? Enquanto você se aprofunda no assunto, vem seguir a SAGA para saber tudo sobre a indústria de videogames! Você pode nos encontrar no FacebookTwitterYoutube e Instagram.

 

E aí, gostou de saber mais sobre os jogos de Star Wars? Enquanto você se aprofunda no assunto, vem seguir a SAGA para saber tudo sobre a indústria de videogames! Você pode nos encontrar no FacebookTwitterYoutube e Instagram.

Pin It on Pinterest

Share This