Para quem trabalha com o desenvolvimento de games, ou mesmo, quer entrar na área, é fundamental conhecer quais são os jogos mais populares. Não só porque é importante analisar seus aspectos, escolhas de gráfico, jogabilidade e enredo, mas, também, para entender quais elementos chamam a atenção do público e o fazem adorar ou odiar um jogo.

Sendo assim, mais do que entender como se faz, é importante ser um amante dessas obras. Jogando os últimos lançamentos e também estando atento para quais são aqueles considerados os melhores pelo público ao longo dos anos.

Por isso, neste texto, resolvemos juntar cinco dos jogos mais populares do mundo para você conhecer. Mas antes, que tal entrar de vez para o Universo de Criação de Games com a SAGA? Inscreva-se na nossa Oficina Gratuita de Games e comece a sua carreira!

Quais são os jogos mais populares? Conheça 5!

De fato, a lista dos jogos mais populares não fica restrita apenas a um gênero, você vai encontrar desde títulos de tiro, RPG, de criação de mundos e muitos outros. No entanto, aqui separamos exemplos que ainda têm bastante popularidade. A seguir, confira alguns dos jogos mais populares do mundo!

1. Minecraft

É bem difícil não começar uma lista de jogos mais populares sem citar Minecraft. A verdade é que esse jogo é um bom exemplo de que não se precisa de muito para cair no gosto do público, só basta dar oportunidade para que as pessoas criem — e essa é a premissa do jogo.

Com gráficos simples e baseado no conceito sandbox, ou caixa de área, o jogador tem a liberdade de construir o que quiser a partir de blocos. Ele tem tanto modos multiplayer quanto singleplayer e já vendeu mais de 200 milhões de cópias em todo mundo.

Não são só esses números que representam a popularidade do Minecraft, mas um fator interessante, que indica o fenômeno que é esse game, é a quantidade de vídeos que encontramos no YouTube sobre o jogo. Muitos jogadores publicam conteúdos voltados à construção de mundos, chegando até a criar histórias utilizando o que ele oferece.

2. Free Fire

Os números de acesso ao Free Fire são bem impressionantes, em 2019, ele foi o jogo mais baixado. Mesmo dois anos depois, em 2021, continua sendo um dos favoritos para quem utiliza dispositivos móveis.

Podemos apontar que um dos motivos principais seja a sua parte técnica, visto que seus gráficos são simples e é um jogo que não precisa de tanta memória, sendo menos exigente para rodar em aparelhos de entrada.

O estilo é battle royale e o jogador tem como objetivo ser o último sobrevivente da Ilha. Uma tarefa não tão simples, já que os mapas têm até 50 jogadores.

Curiosamente não é um jogo tão popular na América do Norte ou na Europa, mas é um dos favoritos dos brasileiros e também de vários países na Ásia. Considerado o melhor jogo pelo voto popular na Google Play, ele está disponível no IOS e Android.

3. Fortnite

Esse é, de longe, um dos jogos mais populares dos últimos anos. Podemos dizer que Fortnite é tão conhecido que tem atraído até artistas como o rapper Travis Scott, que, inclusive, chegou a apresentar o seu novo single na plataforma.

Mas a popularidade do jogo não se deve apenas ao seu marketing pesado que inclui a participação de cantores e de YouTubers, e, sim, por uma boa estratégia de atualizações e recursos constantes, além de uma tática interessante para fazer com que o jogo dê retorno.

Como o acesso ao game é de graça, os desenvolvedores, para captar recursos, cobram os brindes estéticos para a jogabilidade. Eles fizeram parcerias com muitas marcas, incluindo Marvel, Disney, Star Wars, DC Comics, X-Men e até John Wick. Dessa forma, você pode comprar roupas para os personagens de todo tipo — até Kratos, de God of War, já apareceu por lá.

Lançado em 2017, o jogo já atraiu mais de 125 milhões de pessoas e está disponível para Windows, IOS, Android, MacOS, Playstation, Xbox One e Nintendo Switch.

4. League of Legends

Conhecido popularmente como LOL, League of Legends, junto ao Minecraft e Fortnite, ele faz parte da trindade de jogos mais populares nos últimos anos. Ele tem algumas características interessantes em relação ao seu enredo. Ao contrário dos games do tipo, em que boa parte da ação está em enfrentar os inimigos, esse exige um pouco mais do jogador.

Além de entrar no campo do adversário, também é preciso enfrentar alguns obstáculos antes de estar frente a frente com o seu oponente e destruir o Nexus — o coração da base. O sucesso desse game é tanto que ele tem até campeonatos mundiais. Disponível para Windows e MacOS, é um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena).

5. Call of Duty

Quase fechando a nossa lista, temos que falar sobre Call of Duty, que recebeu em 2019 o modo battle royale gratuito — Warzone. Esse é um game que tem bons gráficos e jogabilidade, mas bastante pesado, exigindo dos usuários um setup mais atualizado.

No entanto, não pense que essa característica diminui a vontade dos jogadores de baixarem o jogo. A estimativa de pessoas registradas é de 50 milhões, o que só confirma o quanto o título é popular.

Disponível para Windows, Playstation 4 e 5, e Xbox One, Series S e X, Call of Duty é um jogo singleplayer e multiplayer que pode ser comprado nas principais lojas. Já o Warzone pode ser baixado na Battle Net, PSN e na Microsoft Store.

Sejam jogos mais populares, sejam os últimos lançamentos, o fato é que para quem trabalha com desenvolvimento de games, ou mesmo, quer entrar para essa área, é fundamental estar atento ao que acontece nesse mercado.

Não é só conhecer as técnicas de como criar, mas também, estar por dentro do que é desenvolvido. Consumindo os produtos e analisando o que faz aquele jogo ser o preferido da vez. O olhar crítico é um passo fundamental para qualquer programador e é o que, juntamente ao estudo constante, o diferencia no mercado, ajudando a conseguir sucesso na carreira.

E aí? Gostou de conhecer alguns dos jogos mais populares? Então, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos!

Pin It on Pinterest

Share This