Um estudo divulgado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2018 mostra dados impactantes e claros: o mercado de animação já movimentava, à época, cerca de R$ 4 bilhões no Brasil. Dos games à publicidade, esse segmento ainda apresenta um excelente potencial de mais crescimento.

Outra notícia positiva foi que, durante a pandemia de Covid-19, em junho de 2020, o país marcou presença no maior evento de animação da Europa. Organizado de maneira 100% virtual, o Festival Internacional de Cinema de Animação, em Annecy, cidade francesa, contou com a participação de representantes brasileiros.

A perspectiva para o futuro do mercado de animação, como se imagina, é bastante atraente. Se você tem interesse em ingressar nessa área para seguir carreira, continue conosco por aqui e, ao longo do post, confira dicas essenciais para colocar em prática. Boa leitura!

Entenda o funcionamento do mercado de animação

O cenário da animação hoje em dia já deixou para trás uma série de tabus de outros tempos. Não à toa, diversas premiações importantes, como o próprio Festival de Annecy, citado acima, dão um grande espaço para produtores desse ramo. E, na prática, o mercado deu muitos passos adiante.

Sobretudo para começar, é importante entender de que modo esse ramo funciona. Afinal de contas, cada área representa um mundo à parte. Na animação, o salário médio, por exemplo, costuma variar bastante, segundo inúmeros fatores. Outra característica bem específica está nas oportunidades de home office, a distância.

A flexibilidade garantida pela atuação no mercado de animação também faz com que, segundo uma pesquisa organizada pelo Anima Mundi, mais da metade dos profissionais ouvidos tenham na venda direta a principal fonte de renda. Ou seja, o segmento caminha cada vez mais no rumo dos projetos individuais, o que exige um aprimoramento constante.

Conheça as principais funções dos profissionais

Do modelador ao cenarista, existem diversas oportunidades de tarefas específicas dentro do nicho da animação.

Trata-se, aliás, de um grande incentivo para quem ainda dá os primeiros passos, pois é possível selecionar a melhor alternativa de acordo com os gostos e valências pessoais. Veja abaixo os principais cargos da atualidade.

Modelador 3D

Pode até parecer o contrário, mas o leque de um modelador 3D passa longe de ser restrito. A boa fase para esse profissional tem relação direta com a frequência alta de novas metodologias de criação, inclusive aplicando o 3D em animações bidimensionais.

Em especial na animação via computador, a modelagem 3D figura entre as funções mais requisitadas. Tudo porque, basicamente, o método fez enorme sucesso com boa parte do público consumidor. Quando capacitado, o modelador 3D agrega um incrível valor estético às produções.

Cenarista

Toda história, seja ela a de um game, seja ela a de uma campanha publicitária, precisa de um cenário. E essa parte tão importante dentro do mercado de animação demanda profissionais de padrão elevado para não correr o risco de ser negligenciada.

Iluminação e todos os detalhes de cenário são responsabilidades, em maior parcela, do cenarista. Não importa se o ambiente transmite uma ideia mais clássica e conservadora ou mais moderna e ousada: ele nunca perderá o impacto no resultado final da animação.

Animador (2D ou 3D)

Sem movimento, não existe animação, certo? Então, é claro que o animador deve marcar presença nessa pequena lista de funções. Considerando o peso cada vez maior dos softwares nos processos, o profissional pode buscar especializações nas metodologias de 2D sem se esquecer das de 3D.

A capacitação cumpre função essencial para formar bons animadores. Afinal de contas, novas tendências aparecem a todo momento e, ao ficar para trás, você corre muitos riscos.

Outras funções

O trabalho exige a participação de várias mãos, exaltando o senso de coletividade. É claro, então, que há inúmeras outras funções envolvidas nesse processo, ao lado do modelador, do cenarista e do animador, como:

  • roteirista;
  • designer de personagens;
  • storyboarder;
  • colorista;
  • diretor de animação;
  • editor de vídeo;
  • produtor executivo;
  • diretor de áudio;
  • finalizador etc.

Domine os principais softwares do segmento

Aliar teoria à prática consiste em uma necessidade de qualquer profissão e, no mercado de animação, não é diferente. Cada programa de criação oferece recursos distintos, mais relacionados a um ou a outro tipo de trabalho.

Diante de todas as opções, o que é algo bem positivo pensando na flexibilidade encontrada pelos profissionais, o conhecimento a respeito dos softwares representa uma grande vantagem competitiva. Confira plataformas de qualidade que separamos para você.

After Effects

Incluído no pacote da Adobe, esse software pode atuar em conexão a outros programas da marca, como Photoshop e Illustrator, o que o deixa bastante completo a partir da disponibilidade de muitos recursos e extensões.

O After Effects trabalha sobre o conceito de cut out, com o desenho dos personagens realizados à mão ou vetorizado. Existe um período de teste, e depois o usuário precisa pagar um valor mensal para utilizá-lo.

Blender

Totalmente grátis, o Blender é uma das melhores ferramentas para iniciantes. Entre seus principais recursos, aparecem as animações 2D e 3D, além de motion graphics.

Muito popular, o programa também oferece plataformas de renderização, animação, modelagem e texturização. Disponível em vários idiomas, o usuário consegue usá-lo em português, outro aspecto facilitador.

Toon Boom

Software mais usado para animações 2D, em especial nas grandes produtoras, o Toon Boom merece destaque. Bastante eficaz na animação de personagens e na sincronização da expressão deles à fala, ele foi o responsável por certa revolução na indústria.

Não é exagero afirmar isso, pois os recursos citados acima poupam um tempo valioso do trabalho do editor. Em um cenário mais amplo, muitos processos puderam receber aprimoramentos a partir daí. O Toon Boom tem semelhanças ao lendário Flash, mas exige o pagamento de assinatura mensal ou vitalícia para ser utilizado após o teste grátis.

Invista em cursos na área de animação

Hoje em dia, já há instituições e profissionais com a devida qualificação para atender às demandas de quem busca o crescimento no mercado de animação. O investimento em cursos, claro, exige uma profunda avaliação prévia, mas permite uma evolução mais acelerada e constante.

Sair do autodidatismo, ou seja, do mundo das próprias ideias, representa também uma fuga da zona de conforto. Técnicas de animação estão sempre em otimização, desde antes mesmo do surgimento dos vídeos. Manter-se atualizado, aliás, vale para profissionais de qualquer idade ou trajetória. É importante, acima de tudo, conduzir o conhecimento para além dos recursos dos softwares, partindo para aprendizados ligados a roteiro, ilustração, linguagem, storytelling, direção e vários outros.

A qualificação das habilidades como animador, assim como qualquer profissão, demanda treino, trabalho e foco. Um curso de capacitação ainda pode auxiliar no autoconhecimento, o que resulta em mais confiança para praticar a função e enxergar a animação em todas as facetas do dia a dia.

Conforme observamos ao longo do post, o mercado de animação vive um ótimo momento. A perspectiva para os próximos anos também é animadora, com uma valorização da profissão e diversas oportunidades se abrindo, inclusive para novatos. Por isso, se você tem interesse de começar a aprender para entrar neste mercado, inscreva-se em uma das Oficinas Gratuitas da SAGA de Animação, Photoshop ou Criação de Games.

E não se esqueça: a busca constante por atualização e conhecimento deve ser o seu motor diário!

Pin It on Pinterest

Share This