Você já deve ter ouvido falar que o mercado de games não para de crescer, e essa informação é realmente verdadeira. A cada dia, ele conquista mais pessoas ao redor do mundo e segue inovando para continuar aumentando o seu público. É por isso que existem tantas tendências nessa área hoje, como a tecnologia 5G, o uso de realidade virtual e aumentada, streaming de jogos e a adição de games na nuvem.

Como o mercado está em alta, é comum encontrar profissionais que desejam trabalhar nesse campo. Mas por ser bastante concorrido, é necessário se preparar para alcançar boas oportunidades no ramo. Então, se você deseja ingressar na área, tem que descobrir como chamar atenção entre tantos concorrentes e dar o primeiro passo: se inscrever em um Oficina Gratuita de Criação de Games da SAGA antes de continuar esta leitura.

A seguir, vamos listar, aqui, 5 ações fundamentais para você se destacar no mercado de games e começar a construir a sua carreira. Confira!

Aprenda a falar inglês

Saber ler, escrever e conversar em inglês é um fator muito importante no mercado de games, já que boa parte dos conteúdos sobre programação e desenvolvimento de jogos é disponibilizada nesse idioma. Então, você tem que aprender a falar essa língua para conseguir aumentar os seus conhecimentos na área.

Atualmente, existem várias opções de cursos de inglês no mercado. Você pode escolher um no formato presencial ou on-line e até procurar modelos sem custos. Caso pense em fazer um curso gratuito, lembre-se apenas de garantir que é uma boa instituição e verificar se ela é reconhecida no país.

Além de entrar em um curso de inglês, pratique o idioma em seu dia a dia também para aprimorar a sua escuta, escrita e fala. Você pode ver filmes ou séries em inglês com legendas nesse idioma, escutar músicas, entrevistas e até colocar as configurações de jogos nessa língua. Ter essa familiaridade com o inglês e saber conversar no idioma é muito relevante, porque pode ampliar as suas oportunidades de trabalho até fora do Brasil.

Especialize-se em uma área de games

Existem diversas funções que um profissional pode desempenhar no mercado de games, como ser desenvolvedor de jogos, roteirista, animador ou editor de vídeos. É interessante saber o que cada um faz para entender melhor como funciona a área, porém, o indicado é se especializar em um ramo do mercado.

Essa ação é obrigatória, porque ela permite que você se torne um expert em uma determinada função. Assim, é possível se destacar entre os seus concorrentes e conquistar boas oportunidades. Na hora de escolher um curso, lembre-se de selecionar uma área que lhe interessa bastante e uma escola que seja de qualidade.

A escolha da instituição faz toda a diferença, pois, se ela for especializada na área, pode fornecer mais conhecimentos e práticas relevantes para a profissão. Além disso, você pode ter contato com grandes profissionais do mercado, mais chances de conquistar boas experiências e vagas no ramo de games.

Jogue com o olhar de profissional

Depois que você começar a conhecer partes mais técnicas da criação de jogos, é fundamental que leve esses conhecimentos para o seu dia a dia. Isto é, passe a notar o que aprendeu nos games que joga em seu cotidiano. Essa atividade é excelente para compreender melhor os conceitos e observar como eles são colocados em prática.

Jogar com esse olhar profissional, prestando atenção aos detalhes, também é bacana para obter mais referências. Você pode reparar na história do game, por exemplo, na trilha sonora utilizada, no visual, nas jogadas, entre outros. Dessa forma, ainda consegue estimular a sua criatividade.

Para ter sempre referências diversas e fortalecer o seu lado criativo, não se esqueça ainda de jogar os jogos que gosta, mas de explorar igualmente games com os quais não tem familiaridade e até estilos que não costuma curtir. Assim, o seu conhecimento e as suas referências vão ser bem mais ricos.

Mantenha-se atualizado na área

Outro passo essencial para se destacar no mercado de games é ler muito sobre as novidades da área. Você precisa saber quais são as tendências do campo, como elas funcionam, quais são as suas inovações e vantagens. Isso é fundamental, porque, assim, fica por dentro do que está acontecendo nesse universo.

Já imaginou se você vai para uma entrevista e não tem ideia de como está o ramo de games? Mesmo que tenha certos conhecimentos técnicos, como de programação ou animação, os entrevistadores podem achar estranho (e um problema) o fato de você não acompanhar o desenvolvimento da área. Afinal, como vai se tornar um profissional cada vez melhor, se nem sabe o que está em alta ou em baixa?

Por isso, é muito valioso, ainda, continuar fazendo cursos, participando de eventos e palestras para se manter atualizado sobre a área. Dessa forma, é possível aprender novas técnicas, participar das discussões do campo, conhecer pessoas da área de games e crescer como profissional.

Monte um portfólio

No início da sua jornada no mercado de games, pode parecer exagero criar um portfólio, já que você não tem muita experiência. Mas isso é muito importante para mostrar o que já é capaz de fazer, quais são os seus conhecimentos — e até para deixar claro o seu interesse em crescer na área.

Você pode colocar nesse documento, por exemplo, os cursos que fez relacionados ao mercado de games, os idiomas que fala ou está aprendendo e os projetos que desenvolveu de forma independente ou nos cursos realizados. Com isso, as pessoas do campo já podem ter uma ideia melhor do seu trabalho. Depois, conforme for realizando mais atividades na área, basta atualizá-lo.

Realizando essas ações, você vai se preparar e conseguir se destacar entre tantos profissionais no mercado de trabalho. Então, comece a colocá-las em prática o mais rápido que puder. A Escola SAGA pode ajudar nessa preparação e fazer com que você se sobressaia no mercado de games, porque somos especializados no ensino de desenvolvimento de jogos e em cursos de computação gráfica.

Há 20 anos estamos transformando nossos alunos em profissionais qualificados e, desde o nosso início, nos atualizamos constantemente para oferecer as ferramentas e os métodos mais inovadores do mercado. Sendo assim, se você deseja se destacar no mercado de games, entre em contato com a gente para saber mais sobre os nossos cursos!

Pin It on Pinterest

Share This