Há um ditado, completamente inadequado, que diz que “o lugar das mulheres é na cozinha”. Além de machista, essa frase é também completamente errada. Afinal, as garotas podem ocupar o espaço que elas bem entenderem!

Um bom exemplo disso é o grande avanço do número de mulheres gamers no Brasil e no mundo. Cada vez mais, as meninas ocupam o seu lugar no universo dos jogos e mostram que são tão habilidosas quanto os rapazes.

E aí, concorda que as mulheres podem (e devem!) residir no mundo dos games? Então, continue a leitura e descubra mais sobre a história feminina nesse universo, além de descobrir alguns nomes importantes do meio e ficar por dentro de dicas interessantes para fazer parte desse grupo. Vamos lá!

Qual é a história das mulheres no games?

A história das mulheres nos jogos eletrônicos e de console é uma trajetória cheia de desafios. O motivo? Muito preconceito, que acaba evitando que muitas garotas adentrem em um espaço dominado predominantemente por homens.

Isso fez com que a primeira mulher programadora, a estadunidense Carol Shaw (1955-), levasse quase 3 décadas para aparecer no cenário. Ela enfrentou muito machismo no ambiente de trabalho, mas não deixou que isso a abalasse e criou River Raid, um dos games mais vendidos dos anos 80.

Como está o mercado para as mulheres no mundo dos games?

Do final dos anos 70 para cá, o cenário mudou bastante. Hoje, há muito mais mulheres que se consideram gamers, ou seja, atuam tanto como jogadoras quanto como programadoras e idealizadoras de jogos em todo o mundo.

Sendo assim, o mercado de games para a mulherada tem se tornado mais receptivo, especialmente com o aumento da conscientização sobre o tema. Mas não se engane: ainda há um longo caminho a ser percorrido, com desafios que só podem ser superados com a maior adesão das garotas no cenário.

Quais são as maiores personalidades dos games no Brasil?

Agora, veremos alguns exemplos de mulheres gamers para você acompanhar e se inspirar! Vamos lá?

Malena 010102

Em novembro de 2021, o canal de Malena — que está aberto desde 2009 — atingiu a importante marca de mais de 6.100.000 (6 milhões!) de inscritos. É um dos maiores portais de games do Brasil. A youtuber faz vídeos de gameplay e reacts com os principais jogos do momento, além de vlogs divertidos sobre o seu dia a dia.

Conheça o canal da Malena 010102!

Ingredy Barbi

A carioca Ingredy é um dos maiores fenômenos dos games atualmente. Ela é conhecida por ser uma das mais habilidosas jogadoras de Free Fire, um dos jogos mais populares entre os jovens brasileiros. Em 2021, ela idealizou uma competição exclusivamente feminina para o game, chamada de Copa Delas.

Conheça o canal da Ingredy Barbi!

SOS Debb

A gaúcha Débora começou a sua carreira, assim como Ingredy, com vídeos sobre beleza e estilo de vida. Com o passar do tempo, abriu o canal para os games e hoje faz gameplays de jogos que vão desde Minecraft até GTA. Vale a pena conferir!

Conheça o canal SOS Debb!

Bibi Tatto

Outro grande canal que representa as mulheres gamers é o de Bibi Tatto, que conta com mais de 1 milhão de inscritos. Jogadora de Minecraft e outros jogos, ela também faz carreira no YouTube como cantora e realiza vlogs frequentes (em um canal secundário). Há conteúdo para todos os gostos!

Conheça o canal da Bibi Tatto!

Pense Geek

A youtuber Mariana Delveccio é a idealizadora do canal Pense Geek, que conta com mais de meio milhão de inscritos. A jovem trabalha com gameplays dos mais diversos jogos, tanto de consoles quanto games feitos para o computador. Seus vídeos têm uma grande qualidade técnica e são bem divertidos de assistir!

Conheça o canal Pense Geek!

Izabella Flu

Izabella Flu ainda é jovem, mas já acumula mais de um milhão de inscritos em seu canal de YouTube. Novamente, o foco é o game Free Fire, mas o canal de Iza se destaca graças às trollagens feitas no ambiente do jogo. Ela também é uma forte defensora dos direitos das meninas no mundo dos games.

Conheça o canal da Izabella Flu!

Gostou de conhecer a história dessas mulheres fortes no mundo dos games? Agora, aproveite e faça o teste para descobrir qual tipo de gamer você é! Assim, você consegue descobrir com qual delas mais se identifica.

Como trabalhar essa paixão?

Gostaria de fazer parte da revolução feminina nos games? Que ótima notícia! Como vimos, é possível não só ganhar dinheiro sendo gamer, mas também participar da idealização e produção de jogos para as mais diversas plataformas.

Além disso ser um ótimo sinal para as mulheres, que podem entrar em mais um cenário de trabalho e serem respeitadas por isso, essa é também uma alternativa viável para reduzir problemas como a objetificação feminina e a má representação desse grupo no mundo dos games.

E então, pronta para ser uma das próximas game designers do Brasil? Saiba que você pode contar com a SAGA nesse processo estudando no curso de criação de games mais completo do Brasil.

Somos uma escola com mais de 20 anos de tradição. São, então, décadas formando profissionais qualificados e que implementam as tendências sociais e de inclusão em seus trabalhos. O nosso objetivo é ajudar na criação de um mercado igualitário, justo e agradável para todos!

Confira também outras das nossas opções de curso:

Agora que você já sabe muito sobre as mulheres gamers e tem ótimas inspirações para guiar o seu caminho, é hora de dar o pontapé inicial nessa paixão! Não deixe que nada nem ninguém permita que você desanime. Há muito lugar para as garotas no mundo dos games e você pode começar agora e ter a sua primeira experiência com criação de jogos de graça. Inscreva-se agora em nossa Oficina Gratuita de Games!

Então, fica a dica: em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a SAGA. Nós temos diferenciais que podem elevá-la ao status de uma grande profissional da área dos games. Vem fazer parte desse time!

Pin It on Pinterest

Share This