A variedade de softwares gráficos hoje em dia é muito grande. Mas, mesmo assim, há aqueles programas que sempre se mantêm em destaque e continuam se tornando os preferidos dos profissionais desse mercado. Quem precisa editar vídeos, geralmente gosta bastante das ferramentas da Adobe, já que elas fornecem diversas funcionalidades interessantes.

Entre as principais estão, por exemplo, o Premiere, o Illustrator e o After Effects. Este último é especialmente importante para quem deseja atuar no mercado de animação. Sendo assim, se você tem essa vontade, precisa conhecê-lo. Pensando nisso, vamos explicar o que é o After Effects e falar tudo sobre esse software gráfico para ajudar você a trilhar sua carreira. Confira!

O que é o After Effects?

O After Effects foi criado em 1993 pela Company of Science and Art (CoSA) e em 1995, antes de ser lançado para o público, já fazia parte do grupo de programas da Adobe voltados para a edição de imagens. A sua principal função é colaborar com a finalização de vídeos e imagens.

Por isso, ele oferece diversas funcionalidades para seus usuários, como a possibilidade de criar animações em vídeos e retocar cenas. O After Effects se tornou um queridinho dos profissionais da animação graças a essas oportunidades que ele disponibiliza e por não ter uma usabilidade muito complexa.

Porém, é importante ter sempre em mente que ele foi criado para ajudar na finalização dos trabalhos. Ou seja, o software não é o programa ideal para editar vídeos inteiros ou trechos muito longos. Nesse caso, o indicado é utilizar programas criados para realizar esse tipo de tarefa, como o Premiere.

Quais são suas principais funcionalidades?

O software gráfico da Adobe possui várias funcionalidades interessantes para a edição de imagens. Então, para que você conheça algumas delas e entenda melhor o que é After Effects, separamos abaixo algumas das principais funções que podem ser realizadas nesse programa. Acompanhe.

Produção de animações

Uma das maiores e mais conhecidas funcionalidades do After Effects é a produção de animações. Neste software gráfico, é possível animar personagens, cenas, caracteres, palavras e até textos. Por isso, o programa é excelente para criar conteúdo para diferentes áreas.

O profissional pode utilizar o After Effects para produzir, por exemplo, gifs, animações curtas e posts mais dinâmicos para redes sociais, sites e blogs. Como essas mídias estão em alta e são bastante usadas por empresas, esse é um trabalho que está se tornando cada vez mais comum para quem atua no mercado de animação.

Aplicação de efeitos especiais

Outro fator responsável pelo sucesso do After Effects entre seus usuários é a grande quantidade de efeitos especiais que estão disponibilizados na biblioteca do programa. Nela, as pessoas conseguem encontrar efeitos de chuva, explosões, fumaças, desfoques e muitos outros.

Além de utilizar os efeitos que já vêm com o programa, os usuários podem instalar plugins para melhorar suas bibliotecas. Estes são efeitos desenvolvidos por outras empresas, mas que podem ser baixados no After Effects e aplicados em documentos editados no programa para melhorar a qualidade do projeto.

Quando um indivíduo acessa a aba de efeitos no software, a própria ferramenta já indica certos plugins para ele. Dessa maneira, o usuário consegue conhecer boas opções de efeitos adicionais. Muitos efeitos especiais do programa ainda são personalizáveis para que se adequem perfeitamente a cada material.

Correção de defeitos nas imagens

Com o After Effects, os profissionais também podem corrigir vários defeitos em imagens. Assim, eles são capazes de melhorar bastante o resultado final do trabalho. Alguns exemplos de falhas que podem ser corrigidas são falta de foco, nitidez ou estabilidade. Só essas correções já evidenciam a importância do After Effects atualmente, não é mesmo?

Adição de transições

O software possui várias transições que conseguem tornar os vídeos e animações mais dinâmicos e interessantes para o público. Essas transições nada mais são do que efeitos criados para serem utilizados na troca de imagens em um vídeo. Aqui, as opções também são bastante diversas.

Uma pessoa pode utilizar a transição de push-out (quando a câmera se afasta da imagem), card wipe (cartas virando na tela), a em gradiente, entre outras, para trocar a figura na tela. Isso é bem bacana, porque permite que os profissionais da área abusem da criatividade e executem satisfatoriamente ideias brilhantes.

Montagem de vinhetas

Criar vinhetas nesse software é uma excelente ideia, já que ele possui diversos efeitos e permite que praticamente tudo seja animado, inclusive letras e textos. As vinhetas são partes bem rápidas de um vídeo que anunciam o início do conteúdo. Sabe quando você está no começo de um vídeo do YouTube e aparece uma tela com o nome do canal (no geral animada)? Esse é um tipo de vinheta.

Conexão com a nuvem

Por último, é importante ressaltar que o programa é conectado à nuvem graças ao Creative Cloud (CC) da Adobe. Então, compartilhar com outras pessoas os trabalhos prontos é uma tarefa bem simples. Essa conexão também permite que os usuários criem modelos de animações e os compartilhem para utilizá-los em outros softwares.

Uma animação feita no After Effects, por exemplo, pode complementar um trabalho que está sendo feito em outro programa da Adobe, como o Premiere. Fazer frações do projeto em diferentes softwares pode ser uma boa saída para aproveitar as funcionalidades de cada um e, no fim, obter um resultado incrível. Entretanto, antes de editar uma única peça em todos esses programas, é fundamental saber trabalhar com cada um deles.

Como começar um projeto e se tornar um expert?

O visual do After Effects é bem semelhante ao de outros softwares de edição de imagens da Adobe. Então, se você já usou algum deles, vai achar familiar o layout desse programa. Para começar um projeto, basta clicar em “New Composition” (nova composição, em português), definir as características do trabalho e começar a importar o que vai ser utilizado na edição do vídeo ou animação.

Com essas informações, você já consegue iniciar seu projeto e ir se habituando ao software. Mas, para se tornar um expert no After Effects, o mais indicado é fazer cursos sobre o programa e usá-lo frequentemente. A prática é essencial, porque ajuda a fixar os aprendizados, fazer com que as tarefas no software fiquem mais automáticas e até a estimular a criatividade.

Saber o que é After Effects e como utilizá-lo é muito relevante para quem deseja ingressar no mercado de animação, porque, como você pôde perceber, ele geralmente faz parte do dia a dia dos profissionais da área. Além dele, existem outros softwares gráficos que são usados por animadores diariamente.

Então, se você quer trabalhar no ramo, precisa fazer cursos para aprender a utilizá-los. Agora que você sabe o que é After Effects e a importância dos estudos para seu futuro na área, confira como escolher os melhores cursos de animação online. Dessa maneira, você vai ter uma boa formação e chegará ao mercado de trabalho mais preparado!

Pin It on Pinterest

Share This