O mundo tem se tornado cada vez mais visual. A indústria criativa tem tido um crescimento exponencial e esse setor abarca uma série de profissões importantes. Entre elas, temos o design como um dos pilares importantes para a produção de produtos e serviços importantes nessa área.

Com diversas possibilidades de atuação, é uma das grandes tendências para quem quer entrar em uma área com forte potencial de sucesso e, quem sabe, atuar, inclusive, profissionalmente com algo que faz parte já da sua diversão (como games).

Mas para entender mais sobre essa área, vamos explicar o que é design e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Confira.

O que é design?

O design é uma área que tem o objetivo de resolver um determinado problema com o uso de recursos visuais. Isso vale desde, por exemplo, o formato de um item, que permita um uso ergonômico no dia a dia. Ou seja, o design pode ser responsável por você conseguir segurar uma escova de forma mais eficiente e ter maior conforto em seu uso no dia a dia. Pode parecer pequeno, mas isso faz muita diferença.

É uma área muito ligada tanto com elaboração de projeto quanto para o planejamento com o objetivo de resolução de problemas. No exemplo anterior que nós falamos, a ideia é resolver o problema de como ter uma pegada mais segura e anatômica, para que a escova não escape das mãos, por exemplo.

Mas o design atua em muitas áreas e não só no design de produtos. Por exemplo, ele está presente em jogos, no marketing digital, na composição de sites, no formato de itens, na moda, entre diversos outros pontos. Por isso, é muito importante saber quais são as possibilidades de atuação no design.

Quais são as principais possibilidades de atuação hoje em design?

Para entender como você pode trabalhar hoje na área de design, é importante conhecer quais são as possibilidades de atuação hoje. Algumas das categorias do design são:

  • design gráfico;
  • design de produto;
  • design de moda;
  • design de ambiente.

Dentro de cada uma dessas áreas você poderá encontrar diversas possibilidades de atuação. Por exemplo, para quem vai para o design gráfico, você pode atuar com:

  • elaboração de design para jogos;
  • produção de peças para redes sociais;
  • criação de embalagens;
  • produção de sites para web;
  • auxílio na concepção de design de aplicativos;
  • elaboração de projetos para melhor experiência do cliente em diversas áreas, entre outros pontos.

Ou seja, você pode ter uma série de possibilidades de atuação, até mesmo, dentro das categorias específicas. Para ver que isso não se limita apenas às questões da área gráfica, vamos a um exemplo no design de moda:

  • criação de peça única para desfiles de moda;
  • criação de peças artísticas;
  • criação de editorial temático;
  • criação de coleções sazonais;
  • criação de peças tanto para alta costura quanto para comercialização para amplo público, entre outras.

Quais são as tendências do mercado para a área de design?

Trabalhar com design é uma das grandes tendências do momento, pois cada vez mais temos demanda para produção de conteúdos visuais. Afinal, pense em tudo que você utiliza hoje: redes sociais, jogos, aplicativos, entre outros, em todas essas ferramentas, há o trabalho de um designer por trás.

E você pode fazer parte disso! Mas, para isso, é fundamental entender quais são as principais tendências no momento. Vamos conhecer mais a seguir.

Produção de conteúdo para redes sociais

Fonte: Pexels

O marketing digital é uma das áreas que mais absorve designers. Isso porque com mais empresas querendo divulgar seus produtos e serviços, bem como o crescimento no número de influenciadores digitais, temos um aumento de demanda para geração de conteúdo visualmente atrativo.

Visualização de dados

Com cada vez mais as empresas trazendo uma cultura orientada a dados, vemos a importância de que as informações fiquem visíveis de forma estratégica para os demais gestores, clientes, fornecedores, entre outros. Por isso, os designers têm sido chamados para elaboração de conteúdos para este tipo de apresentação.

O profissional deverá criar representações gráficas de fácil visualização e precisão para garantir que essas informações poderão ajudar nas tomadas de decisões. Por terem uma ação mais estratégica, cada vez mais há uma maior demanda para essa atuação.

Design de jogos

SAGA Blog o que faz um game designer

A área de jogos tem um crescimento exponencial e há a demanda de profissionais especializados para atuar nessas questões. O mercado de games deve ultrapassar US$ 200 bilhões em 2022. E você pode fazer parte disso.

Os jogos desenvolvidos no Brasil estão ganhando espaço em todo o mundo. Somos o maior mercado de games da América Latina e, ao mesmo tempo, estamos aumentando a produção, chamando atenção do mercado mundial. Por isso, especializar-se na área de jogos pode ser uma ótima oportunidade profissional.

Como começar a trabalhar com design?

Contudo, como você pode perceber, trabalhar com design envolve uma série de conhecimentos específicos importantes que ajudarão na sua atuação profissional. Mas como conseguir se especializar? Vamos apontar algumas dicas a seguir.

  • faça cursos especializados. Por exemplo, aqui na Saga temos cursos focados para quem quer entrar em uma das fortes tendências da área (design de jogos), que ajudarão você a conhecer tudo sobre a parte técnica e como atuar nessa profissão;
  • converse com outras pessoas que atuam na área que deseja investir. Isso é importante, principalmente, para que você possa identificar quais são os principais passos para conseguir maior sucesso para o primeiro emprego com design;
  • confira artigos em blogs, sites e canais especializados nessa área de atuação;
  • estimule a sua criatividade no dia a dia;
  • conheça o trabalho de grandes designers;
  • divulgue o seu trabalho;
  • sempre acompanhe quais são as novas tendências na área, para poder estar sempre atualizado com as melhores práticas do mercado atualmente. Essa é uma área que está sempre em constante transformação e, portanto, é fundamental sempre ter as melhores informações ao seu lado. Por exemplo, você não pode deixar de saber sobre o metaverso no momento;
  • cuide do networking. Quanto mais você conhece pessoas da área, maiores as chances de conseguir parcerias e oportunidades de trabalho, podendo ser indicado por amigos e colegas de área de atuação;
  • escolha lugares que ofereçam cursos de qualidade e com boa reputação no mercado, pois colocará você a frente em relação a outros concorrentes no mercado.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com design, inclusive, é poder atuar de forma remota. Se esse é o seu sonho, confira outras profissões que permitem este modelo de trabalho em nosso artigo imperdível.

Pin It on Pinterest

Share This