Para qualquer carreira, desafios são trunfos para o crescimento e uma game jam funciona exatamente desta maneira para desenvolvedores de games. Mas o que seria um desafio para esse tipo de profissional?

Quem será que programa mais rápido, melhor e com mais criatividade? Já imaginou se reunir com outros jovens apaixonados por games para trocar ideias e aplicar os seus conhecimentos na prática? Bem, isso é só para citar algumas coisas boas.

Então devore este post para entender tudo e se preparar para participar de eventos assim o mais rápido possível.

O que é uma Game Jam?

Uma Game Jam é um evento de tiro curto onde os participantes têm a oportunidade de treinar e desenvolver habilidades para criar games criativos de forma rápida e totalmente do zero.

O evento também tem um caráter de competição, o que estimula a pessoa a entregar o máximo esforço para criar um excelente projeto. As disputas podem acontecer em poucos dias ou até mesmo em horas.

Entretanto, podemos afirmar que a maior conquista será sempre a sua própria criação. Em alguns eventos, há premiações simbólicas e menções honrosas, mas conseguir sucesso com o seu game e ver ele rodar o mundo também pode acontecer, ou seja, é uma oportunidade de mostrar o seu projeto e talento ao mercado. Conheça a história de alguns eventos de raiz.

Indie Game Jam

Considerada o marco inicial das Game Jams, a Indie Game Jam (IGJ)  teve 4 edições, iniciando em 2002 e terminando em 2005. A ideia era oferecer a oportunidade de criar jogos experimentais e inovadores, mas em tempo curto. Para se ter uma ideia, a duração total do evento era de 4 dias com direito a 21 participantes.

Ludum Dare

Já a primeira Ludum Dare aconteceu logo um mês depois da IGJ com duração total incrível de apenas 48 horas onde os participantes tinham o desafio de criar um game sozinho e do zero.

Algumas das curiosidades mais interessantes dessa Game Jam é que ela reuniu o maior número de competidores em uma mesma edição, totalizando 2.821 participantes e contou com a presença ilustre de Markus Persson, criador do Minecraft em 7 edições.

Nordic Game Jam

Se você achou as 48 horas da Ludum Dare um tempo curto para criar um game do zero, o que dizer das 38 horas da Nordic Game Jam? Esse evento é considerado um dos maiores do mundo na modalidade presencial.

Como é possível criar um game do zero de forma tão rápida?

Você deve estar se perguntando como é possível desenvolver um game do zero de forma tão rápida, não é mesmo? Pois é, para fazer isso, os participantes precisam compreender alguns conceitos fundamentais. Veja agora quais são eles.

Encontre um foco de desenvolvimento

Você já ouviu falar no Princípio de Paretto? Essa inteligência compartilha a ideia geral que 80% de resultados, normalmente se originam de apenas 20% de ações.

Ou seja, vemos muitos games aí que são incríveis, e apresentam uma evolução fantástica de Design e realidade virtual como o Game Fifa. No entanto, o foco principal sempre desse exemplo foi um jogo de futebol.

Então, se você desenvolve apenas algumas funcionalidades simples como passes e chutes, esse game poderia ser jogável, mesmo se os bonecos não fossem tão perfeitos, concorda?

Pense no mínimo para funcionar

O conceito chave aqui é o de MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável). A ideia é focar em funcionalidades chaves, ou seja, aquelas essenciais para o funcionamento.

E isso também se refere a uma ideia. Basicamente em um jogo temos um desafio e uma jornada até a vitória, certo? Então o macete é simplificar ao máximo essa compreensão para criação do seu projeto, caprichar na criatividade do contexto e enredo do seu jogo, entendeu?

Desenvolva uma mentalidade ágil

 

A próxima ideia é sobre a Lei de Parkinson. Com esse pensamento, o objetivo é definir tempos curtos para acelerar realizações. Para entender melhor esse conceito, veja um exemplo prático.

Mesmo que você tenha um tempo excepcionalmente grande para fazer algo como desenvolver um site em 5 anos, é bem provável que você deixe tudo para fazer no final e acabe correndo do mesmo jeito, concorda?

No entanto, se você define um espaço de um mês para esse mesmo desenvolvimento, pode estimular uma proatividade tão grande que o projeto final acaba ficando tão bom quanto o outro.

Por que a Game Jam é importante para a carreira de um novo profissional da área?

Só de saber que o criador do Minecraft participou de Game Jams, já dá para notar a importância de eventos como esses. Participar desses desafios é essencial para enriquecer seu portfólio, aprender novos recursos e habilidades para desenvolver games, além de ser um ótimo caminho para conhecer outros desenvolvedores feras.

Ou seja, se você realmente pretende entrar para a indústria de games, é fundamental que não fique preso apenas a pequenos desenvolvimentos criados por conta própria.

Sempre vá mais a fundo investindo em cursos, conhecendo os grandes desenvolvedores do mercado e participando sempre que possível de eventos como Game Jams. Alguns dos benefícios mais claros são:

  • geração de networking (rede de contatos);
  • visibilidade para gigantes como Microsoft, Unity e outras que sempre marcam presença em eventos como esse;
  • criação de métodos de aceleração de desenvolvimento;
  • oportunidade para testar o que sabemos fazer nesses eventos.

Quais são os eventos mais importantes para acompanhar?

Como citamos anteriormente, há diversas Game Jams pelo mundo. Algumas ocorrem até anualmente como a Ludum Care e a Nordic Game Jam.

Também é importante que você saiba que há Game Jams presenciais e online. Logicamente, que os eventos virtuais permitem que você participe de qualquer lugar do mundo. A modalidade é bastante interessante para desenvolver habilidades virtuais no desenvolvimento de games e trabalhar em equipe com outras pessoas remotamente, que é uma das novas tendências deste mercado.

Por outro lado, há as oportunidades presenciais, que também são interessantes, especialmente para criar networking e gerar oportunidades locais.

Aqui no Brasil temos a SP Jam e a Game Jam Plus que ocorre no Brasil e em outros países. Enfim, você pode começar acompanhando, mas procure participar assim que puder para desenvolver sua carreira.

Entendeu porque participar de game jams é um ótimo caminho para sua carreira?  Neste post, você entendeu o que são esses eventos e porque são importantíssimos para um desenvolvedor.

Vamos estimular colegas para esse desafio? Então compartilhe agora este post com amigos e nas suas redes sociais. Quem sabe você não se conecta com outras pessoas que também sonham em trabalhar com games!

Pin It on Pinterest

Share This