A Adobe está há mais de duas décadas fazendo parte da vida da maioria dos profissionais responsáveis por criações visuais. Seja para editar, seja para alterar fotos, seja para criar vídeos e até fazer ilustrações, é fato que ela é responsável por trazer softwares completos e eficazes que proporcionam muitas facilidades para quem os usa.

Em se tratando especificamente de ilustração e desenhos vetoriais, ela dispõe de um dos programas padrões para ilustradores: o Illustrator. Esse é um software que une a praticidade do digital com a possibilidade de desenvolver desenhos, logotipos e até personagens e cenários para ser animados.

Caso você esteja se perguntando o que é Illustrator, neste texto, vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Ah! E se você também se amarra nesse universo da criatividade digital, inscreva-se em uma Oficina Gratuita da SAGA e garanta o seu primeiro certificado para começar uma carreira com tudo!

O que é o Illustrator?

Basicamente, o Adobe Illustrator é um programa para a criação de ilustrações vetoriais com versões tanto para Windows quanto para Mac. Contudo, falar desse recurso é também contar um pouco da história da própria Adobe, já que, ao contrário do Photoshop, a ideia dessa ferramenta é bem mais antiga.

O Illustrator começou a ganhar vida em 1987, para ser utilizado, especificamente, para a criação de logotipos. Ele era uma exclusividade dos computadores da Apple Macintosh e, só dez anos depois, seria liberado também para Windows.

Lógico que, conforme os anos passavam e as atualizações aconteciam, o seu uso se expandiu. Chegamos à versão atual, sendo empregada tanto por designers gráficos quanto por artistas digitais, profissionais de marketing, entre outros. Assim como todos os programas da Adobe, ele é pago, mas tem uma versão trial.

O que pode ser feito com o Illustrator?

Apesar de ser indicado para desenho vetorial, é preciso esclarecer que esse é um programa bastante versátil e que pode ser utilizado para diferentes trabalhos, assim como por diferentes profissões. Publicitários, designers gráficos, ilustradores etc., todos conseguem gerar projetos bastante interessantes com a ferramenta. Por isso, vamos ver, a seguir, algumas das principais possibilidades dela!

Design de logotipo

É bem provável que o logotipo de sua marca favorita seja gerado no Illustrator hoje em dia. Essa ferramenta proporciona flexibilidade e facilidade em criar vetores e já é um programa padrão para os designers. Além disso, a técnica de usar imagens vetoriais oferece uma vantagem bem grande se comparada com outros tipos — ela pode ser ampliada infinitamente e não perde a qualidade. Esse é um fator crucial para quem trabalha com a criação de logotipos.

Layout para sites

Quem trabalha com esse tipo de criação, sabe que a Adobe possui ferramentas específicas como o Dreamweaver, Adobe XD e Indesign. E o Photoshop e o Illustrator podem ser utilizados em complemento para a criação desses projetos web e mobile. Dessa forma, é possível enriquecer graficamente todas as suas criações para páginas de vendas, serviços e institucionais para diversas empresas.

Animação

Trabalhando em conjunto em softwares como o Animate ou o After Effects, as possibilidades de criações do Illustrator proporcionam a realização de trabalhos de animação em alto nível. Além disso, no Illustrator, também existem alguns recursos de criação de animações em flash. Com a possibilidade de gerar camadas, é possível separá-las como se fossem frames e salvá-las em SWF para que sejam executadas como um pequeno vídeo.

Conteúdo interativo

Outra possibilidade de usar o Illustrator é para o desenvolvimento de arquivos interativos. Para quem utiliza essa ferramenta para desenvolver layouts, existem mecanismos que ajudam a elaborar projetos por meio da linguagem JavaScript. O painel de interatividade SVG (um vetor para web) possibilita o desenvolvimento de imagens interativas com os mesmos fundamentos de um desenho vetorial padrão, ou seja, pode ser ampliado sem perder a qualidade. Isso é ideal para quem faz trabalhos específicos para a internet, já que será viável se adaptar a qualquer tamanho de tela.

Ilustrações

Esse talvez seja o uso mais comum desse software, até porque ele apresenta muitos recursos específicos para quem desenha. São pincéis, cores e efeitos que facilitam muito o trabalho de quem produz ilustrações.

Mesmo que alguns utilizem o Photoshop, que também tem algumas dessas ferramentas, o Illustrator, por gerar desenhos vetoriais, fornece uma qualidade muito maior para o trabalho da arte digital.

Como dar início ao uso da ferramenta?

Deu para perceber o quanto o Illustrator é uma ferramenta bastante versátil para a criação de arte digital e também para projetos de identidades visuais na web, certo? Porém, para quem está começando ou precisa aprender a utilizar esse software, o seu primeiro contato pode assustar.

De um lado, um menu cheio de símbolos; em cima, outro com mais e mais especificações; do lado direito, camadas e outras determinações voltadas para as cores. Contudo, não é preciso haver pânico, pois vamos falar, neste tópico, de uma maneira bem simplificada, como começar no Illustrator.

O primeiro passo será gerar um novo documento; é só ir à opção arquivo (file) e clicar em novo documento (new document). Na tela a seguir, você verá algumas especificações, inclusive, as orientações: retrato e paisagem. Escolha a mais interessante para você.

Depois de confirmar, você se deparará com a folha em branco. Do lado esquerdo, estão as ferramentas de criação de desenhos e de edição, em que também é possível colocar texto. Veja que se você clicar em uma, é possível ver que um menu logo acima se abrirá. Nele, estão as configurações da ferramenta.

Você vai perceber que existem muitas possibilidades, desde canetas para desenhar até a opção de colocar as cores para o preenchimento. Mexa um pouco e vá testando as alternativas.

Há muitas coisas que o Illustrator pode proporcionar e um curso pode garantir um melhor proveito da ferramenta.

Ao longo deste texto, falamos sobre o que é Illustrator e como esse software é fundamental para a criação de arte digital. Para quem tem interesse e trabalha com design e criação de web, saber como utilizar essa ferramenta é fundamental.

Caso você esteja procurando uma especialização em ilustração, conheça o nosso curso de Ilustração Vetorial e animação 2D. Nós somos especializados em arte digital e criação de games e temos uma forma de ensino bastante moderna e dinâmica.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então, siga a gente no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter!

Pin It on Pinterest

Share This