Conquistar uma data para defender o nosso direito de gostar de quadrinhos, filmes, games, tecnologia e outros assuntos relacionados à cultura pop é um grande passo para os geeks de plantão. Porém, nem todos sabem o motivo de o dia 25 de maio ser o Dia do Orgulho Nerd ou, mais precisamente, o Dia da Toalha.

Se você também não sabe os porquês dessa data ter sido escolhida e precisa de algumas ideias sobre como comemorá-lo, não entre em pânico! Continue conosco até o fim deste post. Boa leitura!

Douglas Adams. Imagem: Saraiva

Uma data muito distante

Em 1977, no dia 25 de maio, estreava o maior ícone da cultura nerd de todos os tempos e que modificaria a forma que aquele grupo de pessoas que se interessava por quadrinhos, cinema, games e jogos de tabuleiro era vista perante a sociedade: o primeiro filme da saga Star Wars — o quarto capítulo da história criada por George Lucas. Contudo, não é apenas por isso que essa data é importante.

Na verdade, o Dia do Orgulho Nerd é uma comemoração mais recente, que começou a ser reconhecida em 2006, quando os fãs perceberam a coincidência sobre o lançamento do filme. Porém, é nela que celebramos o já mencionado Dia da Toalha, em referência à obra mais famosa de Douglas Adams.

Se você não sabe do que estamos falando, pare de ler este artigo imediatamente e procure o exemplar de O Guia do Mochileiro das Galáxias mais próximo e se maravilhe com uma das melhores histórias de fantasia que o homem já viu. Uma vez que tenha terminado e que finalmente souber a resposta para a vida o universo e tudo mais, aí sim, podemos passar para o próximo tópico.

Imagem: Nerdtatuado

A celebração do Dia da Toalha

O autor do Guia faleceu em 11 de maio de 2001, deixando uma legião de fãs comovidos e decididos a prestar a ele uma homenagem. Muito se discutiu sobre o dia que seria utilizado para isso… Pensaram em fazer a data no 42° dia do ano, ou na 42ª sexta do ano e até na data 42 dias após a morte do autor, mas deu confusão aqui e confusão ali e resolveram ir mesmo com o dia 25 de maio, duas semanas após o falecimento do autor. Apenas em 2006, quando Star Wars estava fazendo 29 anos, os fãs perceberam que a data comemorada como o Dia da Toalha também era o mesmo dia que “Star Wars IV: Uma Nova Esperança” estreou no cinema!

Desde então esse dia virou algo não apenas para os fãs da série, mas também para a comunidade geek como um todo! Foi aí que surgiu o Dia do Orgulho Nerd como conhecemos hoje.

Nessa data, é bem comum ver pessoas carregando toalhas por aí para referenciar o livro e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação que ele tem com o Dia do Orgulho Nerd. Além de ser um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar: Pode ser usada como agasalho, como máscara, como vela, como bandeira, como sinal de socorro, como arma (quando molhada) e, é claro, para se secar, caso ainda esteja razoavelmente limpa.

Então, não se acanhe em sair por aí carregando a sua toalha favorita ou, até mesmo, se fantasiando dos personagens que você mais gosta. É o dia que celebraremos o fim do preconceito de quem abraçou a cultura pop como estilo de vida. Não tenha vergonha de expor a sua admiração.

Algumas das cidades mais nerds do Brasil, como Florianópolis, Curitiba e São Paulo, promovem encontros para a galera se socializar a celebrar junto esse importante marco geek. Porém, se você prefere ficar em casa, aproveite para reler algum livro que curte, ver aquele filmão clássico, jogar ou criar um game que gosta e qualquer outra atividade que remeta a esse universo. Entendeu o que é o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha? Então, aproveite para compartilhar esta publicação nas suas redes sociais e garantir que seus amigos também conheçam o significado por trás dessa data.

Pin It on Pinterest

Share This