Está em busca de plataformas para fazer live? Então, saiba que existem ótimas opções para você escolher. Tudo vai depender do público que quer alcançar, das funcionalidades que deseja ter, do conteúdo que pretende produzir, entre vários outros fatores. Sendo assim, que tal uma ajuda para decidir qual é o melhor espaço?

As lives já eram uma tendência, mas o início da pandemia aumentou ainda mais o consumo desse tipo de conteúdo. Não é à toa que o streaming tem se tornado uma profissão para diversas pessoas e pode ser uma fonte de renda para você também.

Neste post, vamos listar as melhores plataformas para fazer live, dos mais variados conteúdos, e dar dicas para fazer uma ótima entrada nesse meio. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue conosco!

Quais são as melhores plataformas para fazer live?

Seja para trabalhar ou apenas para se divertir, as lives podem ser ótimos ambientes. Além da possibilidade de criar uma comunidade com interesses em comum, ainda é possível trocar experiências, falar do que você gosta e, até mesmo, aprender mais sobre algum assunto.

A seguir, confira algumas opções de plataformas para streamar que você provavelmente vai gostar de conhecer!

YouTube Gaming

Para quem quer fazer lives de jogos eletrônicos, criar uma conta no YouTube Gaming é uma ótima oportunidade. A plataforma já é um sucesso quando o assunto é vídeos, mas também tem se destacado para o streaming profissional.

Afinal, assim como no YouTube clássico, a seção Gaming permite a monetização das lives. Além disso, a página inicial reúne os principais jogos que estão sendo transmitidos ao vivo. Desse modo, é possível que mais pessoas encontrem o seu canal com facilidade.

Sem mencionar que a plataforma é bem construída e bastante intuitiva. Essa é uma ótima vantagem para quem está começando, tendo em vista que é mais fácil para aprender a usar os recursos. Por outro lado, o espaço não é tão personalizável, sendo complicado deixar um toque só seu no canal.

Twitch

Atualmente, é praticamente impossível falar de streaming, sem citar a Twitch. Essa se tornou uma das maiores plataformas de transmissão ao vivo do mundo, reunindo milhões de streamers e usuários.

Uma das principais vantagens da Twitch é a possibilidade de produzir conteúdos dos mais variados nichos, como games, arte, educação, criatividade, entre vários outros. Ou seja, é um espaço que oferece mais liberdade na hora de planejar as suas lives.

A Twitch também conta com diferentes categorias, que ajudam a dar mais visibilidade para os streamers. Existe a comum, em que não é possível receber subscription, mais conhecida como “sub”. Essa é uma forma de monetização, na qual um usuário se inscreve no canal, colaborando com uma quantia de R$ 7,90, ou faz a assinatura por meio da Amazon Prime.

Após conquistar um público, é possível se tornar um streamer afiliado. A partir dessa etapa, você pode monetizar o canal com as subs, bits (uma espécie de moeda virtual, específica da plataforma) e anúncios nas lives.

Por fim, há a opção de se tornar um parceiro. Nesse caso, existem ainda mais oportunidades de aumentar o alcance e de ter mais destaque. Os algoritmos da plataforma melhoram a divulgação, assim como é possível participar de eventos e de vários programas que buscam streamers profissionais.

Um dos pontos negativos da Twitch é que, por ter muitos usuários, é mais difícil se destacar, sem ter muitas horas de transmissão semanais. Por esse motivo, conquistar a parceria é uma das maneiras de manter a produtividade nessa plataforma.

Facebook Live

O Facebook, que ainda é uma das redes sociais mais utilizadas por todo o mundo, também oferece a função de realizar lives para os amigos. Aqui, é possível fazer transmissões de assuntos variados ou investir no nicho gamer.

No segundo caso, é interessante se inscrever na plataforma Facebook Gaming. Assim como a Twitch, existem diversas maneiras de monetizar o canal, como por meio de cadastro no programa interno Level Up, anúncios e patrocínio.

Contudo, o Facebook para lives ainda é uma plataforma em crescimento. Desse modo, a visibilidade é bem maior, comparado às outras opções, devido à menor quantidade de usuários.

Instagram

Há ainda o Instagram, que é ótimo para quem deseja produzir conteúdo pelo celular ou tablet. Essa é uma rede social muito utilizada para a postagem de fotos e vídeos, mas também é possível fazer transmissões ao vivo.

Para quem trabalha com música, arte, educação ou deseja ser um digital influencer, o Instagram é uma ótima alternativa. Além disso, as lives podem ficar salvas no feed e existe a possibilidade de compartilhar a transmissão com até outros 3 streamers.

No entanto, vale destacar que a monetização das lives do Instagram não é tão utilizada. Embora os usuários tenham a oportunidade de comprar selos para apoiar os criadores, a partir de US$ 0,99, essa função está sendo liberada aos poucos para as contas. Sendo assim, essa plataforma se torna mais interessante para conquistar um público e divulgar o trabalho.

Como ser streamer?

Gostou de alguma dessas plataformas? Então, veja só o que você pode fazer para caprichar nos seus vídeos!

Prepare o seu equipamento

O primeiro passo é investir em um equipamento de qualidade. Apostar em câmeras, microfones, computador, celular e programas de edição alinhados à qualidade que você deseja nas lives é importante.

Experimente diferentes plataformas

Ficou em dúvida sobre qual plataforma é a melhor para o tipo de conteúdo que pretende produzir? Então, por que não experimentar mais de uma? Faça o teste com as diferentes opções e avalie o alcance, a customização, a usabilidade, entre outros pontos que são relevantes para você.

Conquiste o público

Independentemente de onde pretenda streamar, é importante contar com um público. Para isso, aproveite as suas redes sociais para divulgar o seu trabalho, os horários de live e os conteúdos que produz.

Teste temas diversos

Se o que traz dúvida é o que fazer nas lives, saiba que é possível apostar em vários temas. Além de atrair mais pessoas, essa é uma estratégia para diversificar o público. Nesse caso, experimente criar uma programação que aborda diferentes assuntos e, após um período de teste, veja qual deles foi mais compatível com o seu estilo.

Gostou de saber mais sobre as plataformas para fazer lives? Então, o que está esperando para colocar em prática todas essas dicas? Encontre o espaço que você mais gosta, aposte na sua experiência como streamer e também não deixe de seguir a Escola SAGA na Twitch. Por lá sempre rolam lives iradas sobre arte, criatividade e muita jogatina ao vivo com os seguidores!

Este post ajudou você? Aproveite e compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos também conheçam as opções de streaming!

Pin It on Pinterest

Share This