Era junho de 2018 quando o Instagram registrou a incrível marca de um bilhão de usuários ativos por mês. Não é de hoje que essa rede social faz sucesso entre inúmeros tipos de público, entregando recursos bastante úteis e realmente diferenciados. Afinal de contas, por meio da imagem, é possível transmitir muitas mensagens.

Qualquer marca que se preze tem uma página por lá, ou seja, um post para Instagram deve ser trabalhado com toda a atenção em busca da melhor resposta possível da audiência. E, conhecendo as principais ferramentas do Photoshop, por exemplo, fica bem mais fácil desenvolver peças criativas e atraentes.

Você nutre um interesse pelo assunto? Então, continue conosco por aqui e saiba mais sobre práticas eficientes para elaborar publicações de valor, usando desde técnicas simples até alguns métodos oferecidos pelo programa da Adobe. Boa leitura!

Utilize imagens de alta qualidade

A valorização do próprio trabalho e da própria marca no Instagram está diretamente conectada à qualidade das fotos compartilhadas. Ao publicar alguma imagem, é essencial que ela apresente a resolução e a nitidez necessárias.

Para a experiência do usuário que navega pela rede social, o impacto da qualidade chama atenção. A diferença em relação à média de publicações tende a aumentar o engajamento com o seu conteúdo, gerando um efeito dominó bastante positivo.

Imagens de alta qualidade, com boa luminosidade e cores reais, induzem o público a deixar o like, por exemplo. É importante, nesse sentido, seguir algumas dicas, como:

  • não usar a câmera frontal do celular para fotografar, já que ela tem menor qualidade;
  • jamais publicar imagens oriundas de prints da tela, pois isso também reduz a resolução;
  • quando repostar, usar aplicativos que contem com esse recurso;
  • trabalhar a imagem no Photoshop buscando a garantia de um arquivo salvo em boa resolução.

Aplique filtros do Photoshop

Os filtros disponibilizados por softwares robustos de edição de imagem, caso do Photoshop, entregam uma série de universos únicos para cada foto. Eles podem mudar por completo a percepção sobre determinada publicação, mudando o rumo da mensagem transmitida.

E o mais interessante é o poder de atração que os filtros dão às imagens. A partir da aplicação deles, o material compartilhado se diferencia bastante daqueles que, por exemplo, são postados usando filtros do próprio Instagram.

Afinal de contas, os recursos do Photoshop têm mais profundidade e causam um impacto maior nas fotos. É interessante, porém, não fugir do padrão ao usá-los, caso contrário, seu feed pode deixar transparecer que não carrega uma identidade visual bem definida.

Crie contrastes entre imagens

Entre outras coisas, fotografia é luz e contraste. Esse segundo elemento, aliás, desempenha uma função primordial a favor do sucesso de um post para Instagram. Se, antes, boa parte das imagens era elaborada de modo monocromático, ou seja, com apenas uma tonalidade, agora, a tendência mudou.

O monocromatismo faz com que todas as cores representem somente variações de claro e escuro de um mesmo tom principal. Como consequência, o contraste é baixo e objetos em primeiro plano tendem a parecer misturados ao fundo justamente devido a essa similaridade exagerada entre tons.

Uma foto de bom contraste ajuda muito na sua compreensão. É no contraste que residem os recursos para que o observador consiga distinguir limites envolvendo objetos, fundo, sombra e luz, por exemplo. E lembre-se: o mais relevante está na luminosidade das cores, aplicando dinâmicas que se combinem.

Desenvolva um estilo próprio com criatividade

Para trabalhar com qualquer tipo de produção visual, é fundamental ter criatividade e ousadia de sobra. Apenas desenvolvendo um estilo próprio, você consegue ganhar credibilidade e elaborar conteúdos realmente de valor.

Portanto, adote um estilo para chamar de seu e o siga sempre. A consistência da identidade da marca, seja ela uma marca pessoal, seja ela profissional, é o que orienta os próximos passos da sua carreira. Cada post para Instagram, então, deve andar na mesma linha desse padrão, formando um feed harmônico e, acima de tudo, autêntico.

Isso posto, a ousadia também é absolutamente primordial. E, inclusive, o padrão pode ser quebrado de vez em quando, caso a sua intuição e o seu desejo indiquem que uma determinada alteração no estilo tem capacidade de acrescentar características positivas ao trabalho.

Ao manusear o Photoshop editando imagens para Instagram, por exemplo, como é o foco do post, se permita diversificar luzes, tonalidades e cores para que o resultado final seja uma mensagem mais próxima da ideia que você pretende transmitir ao público.

Tenha referências

Sim, acabamos de falar sobre ousadia e necessidade de criar o próprio estilo na edição e produção de imagens. Mas a busca por referências, que pode parecer o oposto a isso, na verdade é um excelente complemento!

É vital estar por dentro do que há de melhor no seu ramo de atuação, identificando detalhes capazes de, pouco a pouco, qualificar a sua produção. E ainda se pode ir além, conferindo portais especializados em referências de criações de arte.

Uma boa navegada pelo Instagram, claro, também ajuda bastante nesse sentido. Você consegue absorver, a partir de uma análise bem criteriosa, algumas técnicas de edição ou geração de imagens que até então não conhecia, por exemplo.

As referências, no entanto, mudam a todo momento: o que hoje está em alta, amanhã, pode iniciar uma trajetória rumo à menor visibilidade. De qualquer maneira, essa procura constante pelo que há de melhor permite que você continue sempre fora da zona de conforto profissional, o que é muito importante no universo da arte.

Agora que você entendeu, de uma vez por todas, a importância de aplicar técnicas para cada post para Instagram, certamente o papel do Photoshop também ficou bastante claro. Profissionais da indústria criativa que pretendem aperfeiçoar habilidades de operação dos recursos desse software podem, a partir de um curso especializado, dar um salto na carreira.

Gostou do post? Foi útil para você? Que tal, então, aproveitar a visita ao blog da Escola SAGA e se inscrever em uma Oficina Gratuita e Certificada de Photoshop? Você irá aprender como dar os seus primeiros passos nesta poderosa ferramenta de edição de imagens.

Pin It on Pinterest

Share This