As animações brasileiras têm feito muito sucesso pelo mundo e, por isso, o número desse tipo de produção tem crescido demais por aqui nas últimas duas décadas.

Desde o lançamento de Cassiopeia (1996), primeiro longa-metragem 100% animado no computador, o Brasil tem ganhado destaque no mercado e conseguido importantes conquistas. Entre elas, estão vitórias no Festival de Annecy, principal evento de filmes de animação do planeta, e uma indicação ao Oscar, maior premiação do cinema mundial.

Sede do Anima Mundi, segundo maior festival de animação do mundo, o país produz desenhos, séries para a Internet e curtas e longas-metragens animados que merecem ser assistidos. Nós listamos cinco títulos que você precisa conhecer. Dê uma olhada!

1. Uma História de Amor e Fúria

Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Annecy de 2013, Uma História de Amor e Fúria é uma animação com traços de HQ, feita para jovens e adultos, dirigida por Luiz Bolognesi.

O longa-metragem usa, como pano de fundo, fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, quando haverá guerra por água, para contar a saga de um guerreiro imortal que é apaixonado há 600 anos por Janaína.

Selton Melo e Camila Pitanga dublam os protagonistas do filme. Já Rodrigo Santoro faz participação especial, emprestando sua voz a um chefe indígena e a um guerrilheiro.

2. O Menino e o Mundo

Indicado ao Oscar 2016, na categoria Melhor Filme de Animação, e vencedor do Festival de Annecy em 2014, O Menino e o Mundo é uma obra atemporal e que encanta públicos de todas as idades.

Escrito e dirigido por Alê Abreu, a obra tem enredo simples: um garotinho foge da fazenda da família para procurar o pai na cidade. Em sua busca, encontra máquinas e seres desconhecidos, e depara-se com pobreza e desigualdade.

Quase sem diálogos, o longa é construído por uma composição visual que usa diversas técnicas de animação, como aquarela, giz de cera, lápis pastel e recortes. E uma trilha sonora interessante, que inclui música do rapper Emicida.

3. Guida

Dirigido por Rosana Urbes, Guida é um curta-metragem delicado, que fala de alguns temas, como aceitação e autoestima. O filme conta a história de uma mulher comum que, depois de 30 anos trabalhando como funcionária pública, decide se candidatar a uma vaga de modelo vivo.

4. O Show da Luna

Sucesso entre as crianças, O Show da Luna é dedicado ao público infantil de 3 a 5 anos. O desenho conta as aventuras de uma garotinha, a Luna, totalmente apaixonada por ciência.

Criada e dirigida pelos brasileiros Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, a série de animação estreou primeiramente nos Estados Unidos, onde começou a ser exibida em 16 de agosto de 2014 pelo canal Sprout. No Brasil, o desenho foi lançado em 13 de outubro de 2014, pelo Discovery Kids. Any Malu é a primeira youtuber animada criada no Brasil, e seu canal, O (su)real mundo de Any Malu, já tem mais de 1,5 milhão de inscritos.

Produzida pelo Combo Estúdio, a animação para a web conta com uma equipe de 10 profissionais para dar vida à sua personagem.

Gostou da nossa seleção de animações brasileiras que valem ser assistidas? Se você quer ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho no ramo da computação gráfica e da arte digital no país, acompanhe nosso blog e conheça o curso Start, que forma artistas gráficos completos.

Pin It on Pinterest

Share This