Em 2021, um fenômeno aconteceu na cultura popular. O seu nome é Round 6, série coreana produzida pela Netflix e que se tornou a obra com maior visualização de todos os tempos na plataforma, superando produções ocidentais de peso como Bridgerton e La Casa de Papel.

No entanto, a revolução coreana nas mídias ocidentais não é tão recente. Em 2019, o filme Parasita foi premiado com o Oscar de melhor filme. E, além disso, há vários remakes coreanos entre filmes e séries já bem conhecidos pela gente.

Mas, afinal, quais são as produções que na verdade são remakes? Garantimos que você vai se surpreender com essa lista, que traz títulos que muitas pessoas acharam que eram completamente originais. Vamos descobrir quais são? Continue a leitura e fique por dentro!

1.    Good Doctor

Você provavelmente já ouviu falar sobre Shaun Murphy, o adorável cirurgião diagnosticado com autismo da série Good Doctor (2017). Essa obra foi um verdadeiro fenômeno de audiência, produzido pela Sony Pictures. O que poucas pessoas sabem é que, na verdade, a série é baseada em uma telenovela sul-coreana, 굿 닥터(2013).

A história foi parar nos Estados Unidos a partir do ator Daniel Dae Kim, coreano famoso pelo seu papel como Jin em Lost (2004-2010). Na trama original, acompanhamos um residente da cirurgia pediátrica, Park Shi-on que também convive com o autismo.

A novela teve apenas 20 episódios e assisti-la é, portanto, uma ótima maneira de conhecer melhor a cultura coreana e imergir na mente das pessoas que convivem com o autismo, conhecendo os seus desafios diários e aprendendo a respeitá-las com as suas incríveis particularidades.

2.    Milagre na Cela 7

Em 2019, milhares de pessoas se emocionaram ao redor do mundo com a obra Milagre da Cela 7 (7. Koğuştaki Mucize), produção turca lançada pela Netflix. E não é para menos: as performances dos atores principais são realmente comoventes e nos transportam para um mundo completamente diferente do nosso.

Na história, acompanhamos Memo, um homem com deficiência intelectual que é acusado injustamente de um crime que não cometeu. Nos apaixonamos também por sua filha, Ova, que dialoga com sensibilidade com seu pai e os demais prisioneiros da cela 7.

A trama é a mesma da obra original, a sul-coreana 7번방의 선물 (2013). Os personagens, aqui, se chamam Ryoo e Ye-sung, em uma produção premiada na Coreia do Sul e que captou os olhos da Turquia e de todo o planeta.

3.    A Casa no Lago

A obra estadunidense de 2006, estrelando Sandra Bullock e Keanu Reeves, também é baseada em uma produção coreana, chamada Siworae (2000). As duas tramas são bem parecidas e acompanham a história de um homem e uma mulher que se comunicam por meio de uma caixa de correios.

É isso mesmo! A história gira em torno de uma casa que já teve vários proprietários. Começamos a trama observando a mulher, que resolve se mudar e deixa uma carta na caixa, solicitando que o próximo morador envie as suas correspondências para o seu novo endereço.

Depois, somos apresentados ao homem, que é o primeiro proprietário da casa. Ele encontra a carta, mas com uma surpresa: ela está datada com 2 anos de diferença do ano em que ele se encontra. A partir daí, eles começam a conversar, ainda que separados pela linha temporal.

4.    Ironias do Amor

Em 2008, outro filme remake coreano foi lançado no Estados Unidos. Dessa vez, estamos falando sobre Ironias do Amor, que nos conta a história de Charlie. Ele é um rapaz tímido e interiorano que, de repente, se muda para Nova Iorque em busca de novas oportunidades. Logo ele conhece Jordan, uma bela garota.

Aos poucos, no entanto, Jordan revela uma faceta da sua personalidade que ficou escondida no começo. Ela se mostra vulnerável e instável, ocultando segredos sobre o seu passado que exigem que Charlie lide com um relacionamento atípico e, por vezes, abusivo.

A versão coreana da história se chama Yeopgijeogin geunyeo e foi lançada em 2001. Ele foi um sucesso de crítica e de bilheterias na Coreia, sendo também muito bem-sucedido em outros países da região.

5.    Os Infiltrados

Martin Scorcese é um dos maiores nomes do cinema mundial. Já ganhou diversos prêmios e foi responsável pela direção de alguns clássicos memoráveis, como Taxi Driver, Gangues de Nova Iorque e, claro, Os Infiltrados, obra que o rendeu o seu único Oscar de Melhor Diretor.

O filme traz em seu elenco verdadeiras estrelas. Dentre elas, podemos citar Jack Nicholson, Matt Damon e Leonardo DiCaprio. O que poucos sabem é que ele também é um remake coreano, dessa vez da obra Mou gaan dou (2002).

Ambos filmes falam sobre a infiltração de um policial em uma máfia, a fim de descobrir detalhes sobre a operação do grupo. No entanto, os mafiosos descobrem que há um espião entre eles e, a partir daí, se inicia uma verdadeira caçada de gato e rato em busca do verdadeiro responsável.

6.    O Mistério das Duas Irmãs

Lançado em 2008, o filme The Uninvited acompanha a história de duas irmãs. Uma delas, Anna, passa uma longa temporada internada em um hospital psiquiátrico após tentar se suicidar. A outra, Alex, permanece em casa e precisa lidar com a nova namorada do pai (Steven), que se chama Rachel.

O problema inicia quando Anna passa a afirmar que sua mãe foi morta por ninguém menos que Rachel. Ela conta que a informação foi passada a ela por fantasmas, que passam a assombrá-la.

Essa obra é uma versão remake do filme 장화, 홍련(2003). Ao longo do filme, ficamos com a dúvida: será que Anna (ou Su-mi, no original) está realmente sendo assombrada ou será que ela esconde um segredo? Assista e descubra a resposta!

Gostou de conhecer esses remakes coreanos de produções ocidentais? Com isso, fica bem claro quão ricos e vastos são os mundos do cinema e da televisão. Por isso, não se limite apenas a um tipo de obra. Confira títulos de diferentes nacionalidades e culturas, a fim de conhecer mais o mundo em que vivemos e descobrir um montão de novidades! E se você adora o universo do cinema e sonha em trabalhar com isso, por que não começar agora a sua jornada na Escola SAGA?

Será que os seus amigos já sabem quais são esses remakes coreanos? Acreditamos que não, hein? Então, que tal compartilhar o artigo com eles e surpreendê-los com essas informações? Aproveitem e se juntem para fazer uma maratona de algumas delas!

Pin It on Pinterest

Share This