Você já ouviu falar de Squid Game? Essa nova série da Netflix estreou em 17 de setembro e, desde então, tem feito cada vez mais sucesso com o público. Sendo uma produção sul coreana, conhecida como Dorama, Round 6 (nome com o qual estreou no Brasil) bateu recorde de audiência no streaming e, em pouco tempo, foi parar no primeiro lugar das 10 produções mais assistidas na plataforma.

Ainda não é possível dizer se haverá ou não uma segunda temporada. De qualquer forma, se você gostou da série, existem outros títulos que você provavelmente também irá gostar! Por isso, neste texto, além de explicarmos as principais características desse dorama de tanto sucesso, indicaremos outras produções para quem gostou de Squid Game. Acompanhe a leitura e divirta-se!

Ah! E se você sonha em trabalhar com cinema e animações no mercado audiovisual, precisa conhecer o Curso de Efeitos Visuais e Motion Graphics da nossa Escola.

O dorama

Antes de mais nada, é importante lembrar que Squid Game é considerado um dorama, ou um k-drama. Em resumo, esse é um gênero de produção audiovisual, cujas histórias são contadas em formatos de episódio, geralmente exibidos semanalmente na televisão japonesa. É possível encontrar essas produções com diversos gêneros e para os mais diferentes públicos. Alguns dos mais comuns são:

  • trendy drama: focados em acontecimentos cotidianos;
  • jidaigeki: histórias de época, geralmente ligados a guerras passadas;
  • getsuku: uma produção cujo foco costuma ser histórias de amor.

Apesar de, inicialmente, os doramas serem pautados em produções japonesas, outros países do leste asiático também têm investido nesse setor. Dentre eles, merece destaque a Corea do Sul. Graças a plataformas como a Netflix, os dramas sul-coreanos, alcançam cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Esse é o caso de Squid Game.

O sucesso de Round 6

Ainda que sejam cada vez mais populares, nenhum dorama até agora tinha feito tanto sucesso quanto Squid Game. Isso pode ser explicado por conta de certas características que marcam a série. A seguir listamos alguns dos aspectos que fizeram com que esse k-drama ficasse tão conhecido. Confira!

Trama imersiva

Toda história boa precisa ter um bom roteiro, que consiga prender a atenção do espectador. Squid Game, nesse sentido, é uma excelente demonstração de como fazer isso. Criando tramas e mistérios de maneira ao mesmo tempo violenta, surpreendente e com uma dose crítica social, Roud 6 nos envolve do primeiro ao último episódio. Ficamos presos tentando entender o que está acontecendo, querendo saber o que vem por aí. Além disso, a cena final de cada episódio é cuidadosamente pensada, sempre deixando uma curiosidade com relação ao próximo capítulo.

Personagens intrigantes

Além de uma trama envolvente, outro ponto que merece atenção em Squid Game são seus personagens. Sejam eles cativantes ou odiosos, com os quais nos identificamos ou ficamos com raiva, fato é que temos pessoas reais representadas na série, todos com uma situação de vida bastante dolorosa.

Acompanhamos desempregados, fugitivos, refugiados, ex-presidiários, idosos com problemas de saúde e as mais diversas vivências. Cada história de vida é revelada pouco a pouco. Gradativamente compreendemos e até nos aproximando, pouco a pouco, de cada um daqueles personagens com os quais, em um primeiro momento, talvez nos sentíssemos distantes.

Jogos infantis e mortais

Você se lembra das brincadeiras que jogava na infância? Todos temos lembranças alegres desses momentos com amigos. Mas, em Round 6, esses inocentes jogos se tornam mortais. Jogos como um cabo de guerra passam a ser considerados uma questão de vida ou morte, garantindo ao espectador o bom e velho frio na barriga.

Questões morais… e econômicas

Outras características também são fundamentais no desenvolvimento de uma boa trama: um vilão perturbado, reviravoltas inesperadas, uso de violência misturado com humor, etc. Mas, além desses elementos, merece destaque a questão central da série: no final dos jogos, quem sobreviver ficará extremamente rico! É com essa questão que a trama atinge os desejos de todo espectador, mexendo com nossos próprios valores. Afinal de contas, até onde você iria por dinheiro?

Outros doramas para quem gostou de Squid Game

A série Squid Game despontou e rapidamente alcançou o topo no ranking de séries da Netflix. Contudo, esse não é o único drama sul-coreano presente na plataforma que tem a capacidade de prender, emocionar e surpreender o público. Confira a seguir 4 outros doramas para quem gostou de Squid Game!

1. Manual do Presidiário

Neste k-drama policial, com uma pitada de comédia, um jogador de beisebol impede que sua irmã seja abusada sexualmente e é preso por conta disso. O episódio ocorreu pouco antes dele se juntar ao time norte-americano Boston Red Sox. Em uma espécie de Orange is the New Black coreano, Manual do Presidiário tem cenas marcantes e traz uma série de ensinamentos sobre a imprevisibilidade da vida.

2. Vincenzo

Também lançado em 2021, Vincenzo conta a história de um advogado sul coreano, mas que muito jovem se mudou para a Itália. Agora, em visita ao país natal, ele tem a oportunidade de enfrentar um grupo da máfia que lhe causou sérios problemas no passado. É uma excelente pedida para quem gosta de ação policial e conflitos com a máfia.

3. Navillera

Lançado em 2021, Navillera é um drama que conta a história de um jovem e um homem aposentado. Embora suas histórias sejam muito diferentes, ambos têm uma enorme paixão pelo ballet. O jovem é dançarino, mas passa por uma difícil situação financeira, fazendo com que pense em parar de dançar. Já o senhor, que foi carteiro durante sua vida profissional, agora quer dedicar-se ao sonho do ballet. Com leveza e profundidade, essa é uma excelente série para refletir sobre a vida.

4. Kingdom

Uma das versatilidades dos doramas é que eles cabem nos mais variados universos, Kingdom confirma isso. Em uma trama de suspense histórico sobre um reino corrupto que sofre com uma doença que transforma pessoas em zumbis, a história retrata a jornada de um príncipe herdeiro, visto como a única pessoa que pode resolver a situação. É uma série completa, com direito a samurais, zumbis e temática de época.

Se por um lado Squid Game já deixou suas marcas no público, por outro essa não é a única série sul coreana a fazer isso. Confira os doramas que indicamos para entrar no universo da produção asiática que, tudo indica, terá cada vez mais impactos no cenário da cultura pop!

Você já assistiu a Squid Game e alguma outra produção sul-coreana? Tem alguma indicação? Então conta pra gente nos comentários!

Pin It on Pinterest

Share This