Taí uma excelente ideia para ganhar dinheiro. Fazer stream na Twitch tem sido uma saída perfeita para fugir de YouTube e Facebook e olha que essa plataforma está quebrando recordes de audiência.

Durante a pandemia, esse crescimento foi ainda maior, então, vale muito a pena começar a fazer stream nessa plataforma. Agora, como fazer isso da melhor forma?

Tem um dispositivo ou sistema operacional mais apropriado? É muito difícil? Independente do caminho, a Twitch é “a plataforma” para você crescer! Então siga!

Por que a Twich é a melhor plataforma para lives de gamers?

A plataforma tem uma série de possibilidades incluindo músicas, esportes, chats e tudo mais. Porém, ficou muito conhecida por gamers que gostam da cara do software e são os maiores usuários.

Além disso, a plataforma reuniu funcionalidades e recursos muito top para gamers desenvolverem as melhores lives e com isso, ela se tornou um ótimo canal, até em maior crescimento do que outras redes como Facebook e YouTube.

Quais as principais dicas para começar a fazer stream na Twitch?

A partir de agora, vamos compartilhar as principais etapas para você começar a fazer suas lives. Se quiser, pode ir até anotando e fazendo junto. Vamos.

1. Consulte as diretrizes antes de criar a sua conta e  começar

Não vale começar o trabalho já levando strikes, concorda? Então, o ideal é você ler com atenção as diretrizes da comunidade para saber o que é considerado inapropriado ou legal. Caso contrário, é possível até que sua conta seja suspensa. Para criar a conta é só seguir esses passos simples:

  1. Acesse o site da Twitch no PC ou o App no celular;
  2. Clique em “cadastrar-se”;
  3. Preencha todos os seus dados.

2. Garanta a segurança da sua conta

A próxima dica é indispensável para sua proteção e se refere à segurança da sua conta. Por isso, logo após criá-la, ative a autenticação de fatores no sistema da Twitch.

Você precisa fazer isso antes de começar a transmitir para evitar espertinhos, entende? Então, já logado, é só navegar até as configurações de segurança e ativar o 2FA. Ah, e lembre-se de criar uma senha forte também, valeu?

3. Estude a plataforma antes de começar

O estudo e o conhecimento nunca é demais nessa área. Imagine quantos gamers podem assistir a sua live? E o pessoal sempre costuma ser muito crítico. Então vale a dica de você:

  • entrar no “Painel de Controle do Criador” e explorar ao máximo as funcionalidades da plataforma;
  • acessar a “Escola de Criadores” da plataforma que traz as melhores práticas para fazer as melhores lives.

4. Pense em uma marca forte

Outro ponto fundamental é criar uma marca que seja forte para o seu público. Para isso, você deve explorar funcionalidades e outras aplicações como:

  • mídias sociais;
  • painéis da Twitch;
  • Alertas; dentre outros.

5. Escolha e melhor software para você

Ao transmitir na Twitch de um computador desktop, o consenso é que os iniciantes devem começar com codificadores de software, a menos que tenham codificadores de hardware disponíveis. Veja algumas opções:

  • Twitch Studio — Se você está procurando um início rápido na Twitch apenas para ver se o streaming é para você, experimente o Twitch Studio, o software de streaming proprietário da Twitch;
  • OBS Studio — A melhor escolha para muitos criadores de conteúdo iniciantes, o OBS Studio é um software de streaming gratuito e de código aberto com compatibilidade entre plataformas. A curva de aprendizado pode ser um pouco alta se você nunca usou um software de transmissão ao vivo antes.
  • Streamlabs OBS — A versão Streamlabs do OBS tem alguns ótimos recursos que podem ajudar você a monetizar seu canal. Está disponível apenas no Windows, no entanto. Leia sobre a diferença entre o OBS Studio e o Streamlabs OBS para ajudá-lo a decidir;
  • XSplit — Uma solução comum para emissoras que desejam experimentar software pago, só brilha se você estiver disposto a investir na versão paga.

6. Escolha o melhor hardware para você

Você não precisa da última geração de CPUs ou do modelo mais recente de câmera DSLR para transmitir na Twitch. A plataforma não está na vanguarda da qualidade de vídeo – não suporta streaming em 4K como o YouTube – para que você possa se safar com equipamentos de qualidade inferior.

No entanto, o único obstáculo que muitos criadores de conteúdo do Twitch enfrentam é que, ao transmitir um videogame, a codificação e os jogos podem ser um fardo demais para a CPU de um computador. Então você não pode simplesmente começar a transmitir no Twitch com qualquer tipo de equipamento. Você precisa de uma CPU poderosa o suficiente para lidar com isso. Veja agora algumas das opções mais viáveis para começar:

  • PCs: representam a escolha mais popular para streaming e têm um melhor suporte, além de serem mais robustos;
  • Smartphones: apresar de serem menos potentes, já contam com funcionalidades prontas, o que facilita o trabalho de iniciantes.

Outros equipamentos importantes são microfone de boa qualidade, webcam com boa definição e compatibilidade, além de itens adicionais que forem úteis para melhorar a qualidade da live.

Como fazer carreira na área?

Se você deseja se tornar um streamer em tempo integral, é necessário muito trabalho, dedicação, longas horas e um profundo compromisso com a criação de conteúdo envolvente.

Para muitas pessoas, tornar-se um streamer em tempo integral não é necessariamente o objetivo final, no entanto, é importante saber que é uma carreira que exige bastante esforço.

Se você quiser ser um gamer de sucesso, por exemplo, e fazer suas lives na plataforma, uma boa dica é fazer cursos para se preparar e acumular o máximo de dicas, recursos e funcionalidades.

Agora é com você, ok? Neste post você encontrou o essencial para começar a fazer stream na Twitch. Além disso, viu que a carreira é ótima para seguir e ganhar grana.

Gostou do post? Então aproveite e compartilhe este conteúdo com a sua galera.

Pin It on Pinterest

Share This