Um mercado que vem crescendo exponencialmente, é o mercado de desenvolvimento de jogos. Principalmente depois da pandemia, quando as pessoas passaram a ficar mais em casa, os games se tornaram uma alternativa de lazer e até mesmo de trabalho seguro. Afinal, principalmente os games online possibilitaram as pessoas a manter contato com seus amigos e colegas, mesmo que a distância.

Outro fator importante para o crescimento deste mercado, foi a popularização de projetos de outsourcing para jogos, onde grandes produtoras do mundo todo passaram a terceirizar etapas de criação e desenvolvimento dos seus games, contratando Studios menores no Brasil para realizar trabalhos com entregas pontuais.

Neste cenário, os Studios de desenvolvimento de games vêm crescendo no mercado e alguns já se tornaram marcas valiosas que consequentemente buscam por profissionais dedicados. Por isso, se você quer entrar nesse mercado deverá estudar sobre ele.

Continue conosco e se aprofunde para entender como entrar no universo do desenvolvimento de games!

O que é um studio de games?

São empresas formadas por profissionais das mais diversas áreas que se dedicam à criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Essas empresas tem como principal atividade desenvolver um jogo eletrônico desde seu enredo até o seu lançamento. Ou seja, eles constroem o enredo, fazem um roteiro, criam uma história, desenvolvem personagens, fazem a programação do game, ilustram, e entre outras coisas para que o game fique pronto para o seu lançamento.

Isso quer dizer que são necessários profissionais de diversas áreas dentro destes studios. Cada um com uma função específica e normalmente muito bem remunerados. Por isso, se você gosta de games, é uma ótima ideia se profissionalizar em áreas que estes studios precisam.

Quais studios vêm se destacando no mercado?

Bom, se você já conhece um pouco sobre games, com certeza você já conhece os studios que vem se destacando no mercado. Mas vamos listar 5 studios que vem se destacando em especial:

  1. Sony – fabricante dos consoles Playstation, também é um studio dono de várias franquias de sucesso. Hoje é a empresa que mais cresce no mercado de games, principalmente após o lançamento de seu último console PS5, ela promete lançar 700 jogos apenas esse ano.
  2. Tencent Games – esse studio hoje é dono de outros studios de muito sucesso como a Riot Games e responsável pelo desenvolvimento do MOBA mobile mais jogado do momento o League of Legends: Wild Rift, a versão mobile do sucesso League of Legends para PC.
  3. Xbox Game Studios – a gigante Microsoft para sua surpresa, teve a venda de games e consoles como a sua principal fonte de renda nos últimos anos. E por isso, resolveu investir pesado neste mercado, comprando vários studios de desenvolvimento de games para a produção de seus jogos exclusivos.
  4. Nintendo – Tradicional no mercado de games, essa empresa é responsável pelo desenvolvimento da maioria dos jogos para suas plataformas. Não atoa é dona do maior acervo de jogos exclusivos do mercado, além de franquias que é impossível não conhecer, como, Mario Bross e Pokémon.
  5. Eletronic Arts – Famosa pelos seus games simuladores de esportes, como as franquias, FIFA e NBA. Porém, não é só jogos de esportes que a EA desenvolve, é um dos Studios mais tradicionais no mercado e é dona de algumas franquias muito famosas no mercado, como Need for Speed, Rocket league e Star Wars.

Desenvolvimento do mercado de games no Brasil

O mercado de games no Brasil, vem crescendo a cada dia, e cada vez mais talentos brasileiros têm sido contratados por esses grandes studios de desenvolvimento. Não a toa cada vez mais estão surgindo escolas que preparam essas pessoas como a SAGA.

Principalmente depois da pandemia gerada pelo Corona vírus, o brasileiro passou a jogar mais games eletrônicos e, por isso, a demanda por profissionais que trabalham no desenvolvimento desses jogos está aumentando. Alguns studios de grande porte já até tem filiais no Brasil e outros de pequeno porte vem surgindo todos os dias pelo nosso território.

Os games mobile hoje seguem em alta e geram grande parte das movimentações financeiras no seguimento. Mas o que vem de fato em um exponencial muito alta são os games para PC, que cada dia mais cresce sem limites.

Outra coisa que ajuda no crescimento desse mercado no Brasil, é o fato do profissional conseguir trabalhar de forma remota para qualquer lugar do mundo. Hoje, grande parte dos profissionais desse ramo trabalham remotamente em qualquer lugar do mundo.

Quais são as oportunidades desse mercado?

A realidade é que principalmente depois do conceito de metaverso, as oportunidades no mercado são inúmeras, desde técnicos em eletrônica, analistas de redes, programadores, designers, profissionais de marketing a até mesmo engenheiros para produção de produtos gamers, como, cadeiras, teclados, mouses e mesa.

Seja qual for a sua formação, com certeza você tem espaço dentro da indústria dos games, basta saber aonde se encaixa. E claro, nunca deixar de se aperfeiçoar de acordo com as necessidades do mercado dentro do seu conhecimento. Mas com certeza a paixão por games e criatividade é o mais importante para entrar nesta indústria.

Se você adora jogos eletrônicos e pretende ingressar nesse mercado, saiba que essa nova era gamer deixou de ser uma brincadeira e passou a realmente ser algo para se levar realmente a sério.

Como ingressar no mercado de games?

Claro que se você chegou até aqui é porque tem o interesse por uma carreira nesta área, então vamos dar algumas dicas para você começar e se destacar.

  • Escolha o caminho que você deseja trilhar no mercado – o primeiro passo é saber o que você quer exercer e onde você quer chegar dentro da indústria de games. Então é importante avaliar todas as atividades que são exercidas dentro de um studio de desenvolvimento de games.
  • Especialize-se em uma ou mais funções – outra coisa importante é adquirir amplo conhecimento no que você quer exercer. Para isso, a SAGA oferece cursos atualizados com as necessidades do mercado.
  • Monte um portfólio atrativo – você não precisa ter experiência para entrar no ramo, mas seus experimentos podem ser um portfólio interessante para as empresas se interessarem pelos seus talentos.
  • Candidate-se à vagas no qual você tem conhecimento – existem vagas para muitas áreas no mercado de desenvolvimento de games. Então se candidate somente a aquelas vagas do qual você conhece, suas chances de entrar serão maiores.

Como dito anteriormente no decorrer do texto, o mercado de desenvolvimento de games vem crescendo a cada dia, e as oportunidades não param de aparecer. Por isso é importante se preparar para quando tais oportunidades aparecerem. A SAGA já é conhecida por revelar novos talentos neste mercado e vem abrindo portas para seus alunos em diversas empresas do ramo.

Quer fazer parte deste mercado e entrar para a maior Comunidade Criativa do Brasil? Então, clique aqui e conheça os nossos cursos.

Pin It on Pinterest

Share This