Geralmente, quando se pensa em usuários de jogos de vídeo game, achamos que só existem dois tipos: aqueles que jogam sem parar, 12h horas por dia e só fazem uma pausa para comer e dormir (às vezes, nem isso), ou os que jogam ocasionalmente.

De fato, essas categorias existem, mas entre eles, há uma série de tipos de gamer que representam toda a gama de apreciadores de games no mundo. Por isso, neste texto, achamos justo apresentar alguns desses tipos que vão além dos dois extremos para você saber qual é o seu tipo.

Mas antes de você continuar essa leitura: você também adora games ao ponto de sonhar com uma carreira neste mercado? Então, se liga que a SAGA tem um presente para você. Inscreva-se agora na Oficina Gratuita de Games da nossa Escola e tenha o seu primeiro certificado neste mercado!

Como surgiu o termo gamer?

Antes de conhecermos alguns dos perfis, é interessante saber de onde veio a palavra “gamer”. O termo tem uma origem bem curiosa anterior aos jogos digitais. Na verdade, era uma forma de nomear aqueles que jogavam RPG de mesa.

Conforme o tempo passou e cada vez mais consoles se popularizaram, o termo acabou sendo direcionado para os indivíduos que consumiam esses aparelhos. Agora, qualquer um que goste de videogames e jogue com uma certa regularidade é conhecido como gamer.

Quais são os principais tipos de gamer! Conheça 7!

Como explicamos no início, é muito comum que as pessoas foquem nos extremos quando falamos de jogos. Aliás, para qualquer coisa, é normal que muitos enfatizem apenas o que está mais aparente.

No entanto, há sempre variações entre os limites e, quando falamos de jogos, cada pessoa pode ter um comportamento diferente. A seguir, vamos nos aprofundar mais nos tipos de gamer. Confira!

1. Ocasional

Esses podem representar boa parte dos jogadores mais comuns, isso porque eles são aquele tipo que até joga por algumas horas, no entanto, tratam como uma distração. Geralmente, procuram jogar quando possuem um tempo livre e são bastante simples em suas escolhas.

Muitos que pertencem a esse perfil, não se importam com computadores específicos ou consoles, nem sabem os nomes. Eles querem coisas fáceis, que não exigem tanto de sua capacidade de atenção, porque realmente utilizam como uma distração. Não é incomum que jogos como Tetris, Snake e puzzles sejam os preferidos desse perfil.

2. Online

Digamos que esse é o perfil dos que querem jogar, mas evitam desembolsar para usufruir dos jogos. Dizemos isso, pois, geralmente, preferem games gratuitos que são disponibilizados na internet.

Isso não quer dizer que eles não gastem, porém, normalmente desembolsam com expansões, itens e outras coisas cobradas nesse tipo de jogo. Games que são transmitidos na nuvem com bons gráficos e até enredos complexos, mas que não dependem de um console.

3. Hardcore

Esse é o tipo de jogador que realmente leva a sério ser um gamer, já que eles aproveitam todo seu tempo e também dinheiro com isso. Não é incomum que muitos acabem se tornando gamers profissionais, pela dedicação e pelos resultados que atingem. Entre suas principais características, está passar boa parte do seu dia jogando e a escolha pelos níveis difícil ou muito difícil.

Porém, saiba que entre os hardcore existem outras subcategorias relacionadas ao estilo, à preferência de jogo e também ao tipo de hardware utilizado. Por isso, não é incomum que eles também desembolsem bastante dinheiro para ter os melhores equipamentos e estejam sempre atentos a qualquer notícia sobre o tema.

4. Retrô

MegaDrive, MasterSystem, Atari, SuperNintendo, se você nunca ouviu falar sobre esses consoles, pode ter certeza que esse perfil aqui, não só conhece, como provavelmente tem pelo menos um desses aparelhos, assim como seus jogos.

Como o nome já diz, esse é um perfil que gosta de games antigos, chega até a ser um colecionador. Inclusive, não é difícil encontrá-lo em grupos de trocas de jogos, em busca de raridades.

O interessante desse perfil é que eles não estão em busca de gráficos ou a jogabilidade avançada dos consoles atuais. Eles gostam dos gráficos pixelados, da trilha sonora mid e até das simplicidades dos enredos. Por isso, existe um apelo bastante nostálgico nas escolhas desse perfil.

5. Pipoca

Pode parecer até um nome estranho para nomear um jogador, mas acredite, os pipocas existem e serem chamados assim não é nada negativo. Se você já jogou em um grupo, seja em uma casa de jogos, seja na de um colega, sabe que existe sempre aquele jogador que tem uma característica muito particular.

Ele é o tipo de usuário que mais observa quem joga de fato. Não é que ele não conheça os jogos ou não tenha experimentado, mas ele gosta mesmo é de ver os outros jogando. Podemos dizer que são os grandes responsáveis pela popularização dos canais de YouTube e da Twitch especializados no assunto.

6. Regular

O regular não pode ser confundido com o ocasional, justamente porque, diferente do segundo, ele está no nível mais intermediário. É o gamer que conhece os jogos, acompanha os sites de notícias, está bastante atento aos últimos lançamentos e até se esforça para ter consoles mais modernos.

Também há um diferencial em relação ao tempo em que ele se dedica aos jogos se comparado com outros. Esse perfil tem uma rotina mais equilibrada, portanto, consegue administrar os aspectos da sua vida e não passa a maior parte do seu dia jogando.

7. Cyber atleta

Essa é uma subcategoria do hardcore, nós já falamos um pouco dele no início desse tópico, porém aqui seremos mais específicos. Eles são conhecidos como gamers profissionais e, inclusive, são chamados até de pro-gamers. Para esses, não é só uma diversão, eles realmente ganham dinheiro jogando, participam de campeonatos e-sports e têm patrocinadores, logo é a sua profissão.

Não é à toa que a sua dedicação é quase igual ao hardcore. Eles passam horas jogando e aprimorando suas habilidades e devem dominar todas as técnicas para conseguir ganhar os campeonatos.

Ao longo deste texto, você pôde conhecer alguns tipos de gamers, usuários que gostam de jogar e que têm relações diversas com esse universo — desde jogar durante horas por dia até apenas utilizar esse meio como uma forma de distração. É interessante conhecê-los não só para definir o seu perfil, mas também para notar com quais você se identifica.

Gostou do nosso texto? Então não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos!

Pin It on Pinterest

Share This