Quando você pensa na Pixar, Lucasfilm ou até mesmo os grandes estúdios japoneses como o Ghibli. Dá para se ter uma ideia de como esse é um setor expansivo e, definitivamente, não se restringe só a cinema.

Hoje em dia, trabalhar com animação passa também pela produção de grandes games, criando e desenvolvendo histórias e mundos. Aliás, se você acompanhou a demonstração de novos consoles, como o Playstation 5, sabe do que estamos falando.

Mas a animação não se limita a apenas filmes e games (o que já é muito). Existem muitas alternativas e, atualmente, o mercado, principalmente, brasileiro, oferece diferentes oportunidades para quem quer ingressar no mundo das animações.

Neste texto, vamos apresentar para você o que o nosso país tem a oferecer nessa área. E se você tem interesse em começar uma carreira neste mercado, inscreva-se na nossa Oficina Gratuita de Animação e dê os seus primeiros passos para ter o seu primeiro certificado SAGA.

Quais as opções a seguir para trabalhar com animação?

À medida que os anos passam, o mercado de animação tende a se expandir cada vez mais. No Brasil, se antigamente a ideia de ser um animador era algo restrito, uma possibilidade que só estava relacionada a carreiras internacionais, as coisas mudaram muito e para melhor. Aqui, vamos apresentar alguns campos em que um animador pode atuar.

Estúdios de animação

Talvez, essa seja a primeira opção que vem na cabeça de muitas pessoas quando o assunto é animação. Não é para menos, poder desenvolver histórias e mundos é uma das partes mais interessantes desse trabalho.

Animes, desenhos animados, pequenos curtas, tudo isso faz parte do trabalho de quem atua nos estúdios de animação. Nesse sentido, existem diferentes domínios para trabalhar no setor, mas destacamos dois: os efeitos visuais e a edição.

A primeira é responsável por desenvolver animações que são geralmente utilizadas para compor outros projetos maiores, como filmes ou, até mesmo, para constituir animações mais amplas. A segunda, o animador será responsável por fazer edições de cenas de produção audiovisual, seja um longa-metragem ou um desenho animado.

No Brasil, há alguns estúdios que trabalham apenas com animação, como Start Anima, Copa Studio, 2Lab, Split Studio etc.

Agências de publicidade

A publicidade sempre utilizou de recursos audiovisuais para compor suas campanhas. As propagandas na TV que agora estão no YouTube, por exemplo. Porém, quando o assunto é animação, isso não é algo novo para área. Olhe algumas propagandas dos anos 60, não é difícil encontrar desenhos animados, criação de personagens que acabam virando o mascote da marca.

A evolução foi tanta que agora o mascote não é simplesmente um símbolo, ele é para ser alguém real, inclusive, com rede social (Lu Magalu, Nat Natura etc). Logo, as oportunidades são bem amplas para quem faz animação, principalmente, porque trabalhará com o setor de criação, o ajudando a desenvolver ideias e a torná-las reais.

Estúdio de Games

Playstation, Xbox, Nintendo e PC: só por esses nomes já dá para ter uma ideia do que significa trabalhar em um estúdio de games. A possibilidade de desenvolver jogos, criar mundos inimagináveis e torná-los reais. Mais do que isso, trabalhar em grandes produções, como The Last of Us, Resident Evil, League of Legends, Mortal Kombat e muitos outros.

Esse é um setor almejado por muitas pessoas, justamente por poder participar de algo que faz parte da infância, adolescência e vida adulta de muita gente. Entre as possibilidades de atuação, destacamos:

  • design de personagem: como o nome já diz, é a área focada na criação de personagens. As características são apresentadas por meio de um roteiro ou briefing, e o animador terá que desenvolver o figurino, os movimentos e tudo mais que compõe o personagem etc.;
  • modelagem 3D: nesse caso, além de ajudar a modelar os personagens, esse setor também cuida do desenvolvimento dos cenários.

Como começar?

Vamos deixar bem claro aqui que alguns conhecimentos são fundamentais para ser um animador. Se esse é seu caso, esperamos que saiba que compreender informática e os conceitos básicos de desenho é essencial. Já que é um setor que incorpora esses dois princípios, ainda mais que 3D é quase um padrão quando se trata de animação. Neste tópico, separamos três dicas de como adquirir esses conhecimentos e começar.

Faça cursos de capacitação

Não vamos mentir, a tendência é que você encontre mais cursos que tenham um conteúdo mais básico, ideal para iniciantes. Porém, existem muitas instituições que apresentam cursos complementares que são bastante avançados e que podem ajudar na capacitação. Você já conhece os Cursos da SAGA?

Nesse sentido, muitos podem acreditar que é melhor ir para o aprendizado autodidata. Mas cuidado. A animação mudou muito nas últimas décadas, não só a sua capacidade de desenvolvimento de histórias, como também, as exigências do setor.

Você pode encontrar muitas coisas procurando conhecimento sozinho, mas há muitas técnicas que realmente só são possíveis aprender com a capacitação de um curso completo e com orientação de professores qualificados.

Domine os principais softwares

Como auxílio fundamental para tornar as ideias reais, os softwares de animação são ferramentas importantes que ajudam na edição, ilustração e também na pós-produção. Nesse sentido, é muito importante que o futuro animador saiba utilizá-los e esteja atento às atualizações e tendências.

Hoje temos o Adobe After Effects que funciona muito bem para pós-produção, já que permite adicionar efeitos especiais. Além disso, há específicos para a criação de animações e ilustrações, como o Adobe Animator, Illustrator e Corel Draw.

Pesquise bastante

Para quem trabalha com qualquer tipo de arte, principalmente, que precisa desenvolver e criar é muito importante as referências. Elas ajudam como inspiração e são cruciais para a criatividade, quanto mais se sabe, mais se pode fazer.

Em um projeto, a busca por elas faz toda a diferença na hora enriquecer uma história ou um personagem. À medida que for adquirindo trabalhos, ou, até mesmo, para montar o seu portfólio, a pesquisa e referência serão fundamentais para criar projetos mais ricos.

Ao longo deste texto, explicamos algumas informações fundamentais sobre trabalhar com animação. Especialmente, no Brasil, em que pode parecer que temos poucas oportunidades. Existe uma vasta área de atuação quando o assunto é ser um animador, podendo desde trabalhar diretamente com produções audiovisuais, até agências de publicidade e elaboração de games.

Este post foi útil para você? Quer continuar acompanhando conteúdos voltados para animação? Então, nós siga no Instagram, Facebook, Twitter e veja o nosso canal no YouTube!

Pin It on Pinterest

Share This